CANAL

blank

Colab

Espaço de conteúdo colaborativo: feito por quem deseja contribuir com o RH. O texto não reflete, necessariamente, a opinião do RH Pra Você.

As mães e os desafios enfrentados na pandemia: mas quais os desafios enfrentados pelas mulheres que têm filhos? Há mais de um ano vivendo sob as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as mulheres que possuem filhos passam por situações de sobrecarga. De acordo com dados do relatório “Mulheres na Pandemia”, 50% das brasileiras passaram a cuidar de alguém neste período e, entre as mulheres responsáveis pelo cuidado de crianças, idosos ou pessoas com deficiência, 72% afirmaram que aumentou a necessidade de monitoramento e companhia.

Muitas mulheres precisaram se adaptar à ser mãe 24h por dia, terem se tornado o centro das atenções e serem solicitadas o dia todo. Nós queremos ser a ‘Mulher Maravilha’, aquela que dá conta e idealiza que tudo sairá perfeito, mas não é bem assim que funciona, e quando algo sai errado, a culpa vem e nos inunda de auto cobranças.

Daniela Pereira de Jesus da Silva

Amanda Brainer e família

Dividir as tarefas pode facilitar a rotina. Delegar funções de acordo com a idade, dia da semana e disponibilidade e, enquanto as tarefas são distribuídas, é possível cumprir com meus compromissos profissionais.

Administrar o sentimento de culpa tendo a consciência de que não temos o controle de tudo e, que para a nossa evolução pessoal e profissional, precisamos enxergar o lado positivo de toda e qualquer situação, mas sempre respeitando os nossos limites. Além da necessidade de reformular a organização para conciliar as demandas do trabalho com os afazeres domésticos, as mães se preocupam também com a adaptação dos filhos na separação pós-pandemia após tanto tempo juntos.

Amanda Brainer

Ana Carolina Soares e filho Joaquim Soares

Assumir os cuidados com os filhos, como servir as refeições, dar banho e ajudar na lição de casa sem precisar abrir mão da carreira foi a maior novidade que a pandemia nos trouxe. Claro que nem tudo são flores e que a sobrecarga é inevitável.

No segundo Dia das Mães seguido sob as restrições da pandemia, mulheres continuam tendo a tarefa de equilibrar a rotina entre os papéis de mãe em tempo integral e os compromissos profissionais. Para aproveitar melhor a companhia das crianças, o conselho é unânime: tempo de qualidade. Perguntar sobre o dia, escutar, acolher e criar lembranças positivas e momentos felizes é a maneira que encontramos de lidar com esse período.

Mães e os desafios enfrentados na pandemia

Daniela Pereira de Jesus da Silva e filha

Por Daniela Pereira de Jesus da Silva, Coordenadora de Compras & Facilities; Amanda Brainer, Gerente de Contas Locais e Carolina Soares. gerente regional, todas da Gi Group Brasil.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

0 Comentários
Athomus Tecnologia da Informação