O quanto uma liderança entusiasmada pode contagiar colaboradores ao redor? Todos sabemos que lideranças são personalidades de extrema importância no ambiente corporativo. Sem dúvidas, elas movimentam nossas emoções e podem inspirar o que há de melhor em nós.

Quem já teve a oportunidade de trabalhar com uma liderança deste tipo, certamente terá o nome desta pessoa vindo à mente ao ler este trecho. Ou seja, é claro que possuem a capacidade de entusiasmar os colaboradores ao seu redor, envolvendo-os em um propósito, influenciando na produtividade e motivação da equipe.

Pesquisa Infojobs

A consultoria Right Management realizou um levantamento em 15 países sobre produtividade e o resultado foi que a motivação aumenta o rendimento dos colaboradores em 50%. Quando se realiza projetos de diagnóstico de RH a fim de identificar quais são as melhorias necessárias para as empresas, as lideranças devem sempre ser um ponto neste levantamento.

Sendo assim, reafirmo que liderar é realmente se autoconhecer para ter a sabedoria sobre o que motiva e conduz os outros membros da equipe e, consequentemente, conquistar uma liderança positiva e inspiradora dentro da organização. Se você está se perguntando como, trago aqui alguns questionamentos que pode se fazer para iniciar reflexões sobre o assunto:

● A liderança está cedendo espaço para contribuição de ideias?

● Naturaliza conversas sobre sentimentos e expectativas?

● Demonstra entusiasmo com as novidades e projetos?

● Demonstra satisfação em estar naquele ambiente?

● Evita expor pequenas insatisfações?

● Comemora as pequenas e grandes conquistas do time?

● Compreende e fortalece a cultura da empresa?

Quero destacar que uma liderança não deve ser reconhecida somente pelos diplomas, conhecimentos teóricos e bagagens, mas, sobretudo, pelas habilidades comportamentais.

Como especialista, tenho a opinião de que liderar é averiguar o melhor de cada colaborador, e isso não é uma tarefa simples, mas uma necessidade de se basear na construção de consciência e exercício de escuta para conhecer o outro sem armaduras e pré-conceitos, sempre valorizando a equipe, influenciando as pessoas a conquistarem um objetivo próprio e estar pronto para decisões.

Quando a liderança se torna uma inspiração, sem dúvidas, ela faz com que os propósitos estejam alinhados e a equipe fortaleça cada vez mais a vontade de crescer.

Além disso, entre as características pessoais que realçam a identidade de uma boa liderança estão a empatia, a confiança, a responsabilidade e o carisma. No ambiente corporativo, uma liderança entusiasmada provoca mais harmonia e felicidade e isso é comprovado cientificamente. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, um colaborador feliz é 31% mais criativo e produtivo, o que pode influenciar até mesmo no trabalho dos colegas.

Finalizo dizendo que uma liderança entusiasmada pode contagiar e muito o time ao seu redor, trazendo a segurança necessária para que lidem da melhor forma possível com os desafios e pressões do dia a dia que são inerentes a qualquer trabalho.

Mas originalidade e naturalidade são elementos fundamentais para essa fórmula funcionar e, quem sabe, esta liderança possa continuar inspirando pessoas para que sigam os mesmos passos, repliquem este comportamento e se tornem uma inspiração para outros.

Uma liderança entusiasmada pode contagiar colaboradores

Por Maria Eduarda Silveira, CEO da Bold HR, consultoria de recrutamento especializado e desenvolvimento organizacional.

 

 

Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 78, “Quando é o momento de mudar de carreira (e como fazer isso)?” com Dani Verdugo, empresária, headhunter e CEO da THE Consulting e Hugo Capobianco, especialista de carreira da Consultoria Global LHH. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos