O mercado de TI, ao mesmo tempo que possui muitas oportunidades, enfrenta um obstáculo de retenção de talentos. Principalmente com a oportunidade dos brasileiros ganharem em dólar ou euro e a facilidade do trabalho remoto. Mas como as empresas de tecnologia do país podem reverter esse cenário e manter seus principais colaboradores?

Ações de retenção de funcionários devem ser feitas logo no início de um processo seletivo. Acredito que não precisam de muitas etapas, mas necessitam ser bem estruturados. Isso ajuda tanto o candidato como a empresa a escolher a melhor pessoa para a posição desejada. E sempre dando respostas ao final de cada processo, compartilhando feedbacks positivos ou negativos.

Ao contratar um novo funcionário é muito importante mostrar um senso de pertencimento e de colaboração com a equipe. Isso é fundamental para que no futuro ele esteja imerso na cultura da empresa.

Além disso, é necessário pensar no plano de carreira de seus colaboradores. Em nossa empresa realizamos avaliações de desempenho a cada 3 meses. Também temos o PDI (plano de desenvolvimento individual), para que o colaborador entenda quais são os próximos passos para alavancar a sua carreira. Por fim, contamos com uma gestão próxima e assertiva em sua comunicação, preparados para dar todo o suporte para evolução dos nossos times.

Outro ponto importante ganhando destaque nas empresas são as soft skills dos colaboradores. Elas são tão importantes quanto as hard skills e quando esse conjunto de habilidades estão alinhadas compõem um profissional de sucesso. Apostar nesse desenvolvimento num todo com certeza mantém esse profissional engajado em seu crescimento, gerando valor não somente monetário, mas também valor emocional.

Também quero destacar que o mercado de tecnologia internacional é um grande concorrente das empresas brasileiras. Mas devemos ressaltar o nosso grande diferencial que é o aconchego, à felicidade e encantamento que só nós brasileiros trazemos em nossa cultura.

Outra medida para a retenção de talentos é as empresas brasileiras estarem adaptadas às novas tendências de trabalho que estão surgindo em outros países como a adoção do trabalho remoto e sistema híbrido. Além disso, é importante investir em uma comunicação interna, treinamento de lideranças e contar com o apoio do RH com estratégias de desenvolvimento e melhorias de processos internos.

Acredito que realizar o match cultural é fundamental para os profissionais ficarem felizes com seu trabalho. Além das análises de desempenho é importante ouvir seus colaboradores com inovações que possam ser aplicadas na instituição, criando um ambiente de trabalho positivo e diminuindo o turnover.

Retenção de talentos em TI: mais ações e menos promessas

Por Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, empresa provedora de serviços TI e business consulting.

 

 

 

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 109, “Habilidade-chave e queridinha do mercado: como se comunicar bem?” com Fabiana Teixeira, jornalista formada pela PUC-SP e tem experiência como repórter em emissoras como Record TV, TV Bandeirantes, Rede TV e TV Cultura. Também é especialista em Comunicação Empresarial, Branding e posicionamento de marcas pela ESPM, e Marketing Digital pela Universidade de Columbia, em Nova York.

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Capa: Depositphotos