Práticas para gestão de pessoas e pesquisa de clima auxilia colaboradores a ficarem mais felizes no ambiente corporativo. Cada vez mais, jovens e adultos em posição de liderança têm colocado sua qualidade de vida e bem-estar em primeiro lugar. O Mckinsey, revelou no fim de 2022, em pesquisa, que 31% dos jovens entre 18 e 34 anos tendem a abandonar seus cargos. Os profissionais com mais de 35 anos representam 14% dessa parcela.

Profissionais passaram a ter uma visão mais ampla da valorização da saúde física e psicológica após a pandemia, que provocou um certo recesso de muitas empresas como demissões em massa. E também ao fato de perceberem adversidades na trajetória profissional, como a falta de oportunidades no que diz respeito ao desenvolvimento de carreira, insegurança psicológica e falta de propósito. 

A pesquisa, mostra a insatisfação de colaboradores sobre a liderança, apresentando um ambiente de trabalho muitas vezes insalubres. Concordo que as pessoas buscam cada vez mais empresas humanizadas e, hoje, o maior erro das empresas é não ter um líder com olhar humanizado para sua equipe e que entenda os diferentes perfis para conseguir gerenciá-los da melhor forma possível. 

Pesquisa Infojobs

Um bom exemplo para desenvolvimento da saúde mental dos colaboradores, são empresas que implementam uma agenda corporativa positiva, onde é possível criar ações que possam agregar a equipe como um todo.

Em nossa companhia, realizamos jornadas de trabalho com palestras sobre saúde mental, ações mensais com os colaboradores para interação, projetos que estimulam a prática de exercícios e aplicação de pesquisa de clima com planos de ações anualmente para sempre estar buscando melhorar a empresa em um todo.

Nossos programas de formação de líderes contemplam tanto nossos coordenadores e diretores, que participam anualmente de workshop e acompanhamento continuado, voltados para o desenvolvimento de suas aptidões de gestão, autoconhecimento, recapitulação de temas técnicos e desenvolvimento da estratégia da empresa.

Em paralelo a isso, temos o projeto de formação de novos líderes, a qual é uma iniciativa nova, cujo objetivo é treinar colaboradores internos para assumirem cargos de liderança na empresa e preparar o time para planos de sucessão, uma vez que nos encontramos em constante crescimento.

Como sempre tivemos foco no recrutamento interno como meio de valorização de nossos profissionais, o programa visa reforçar procedimentos e incluir nossos novos líderes em processos que até então não estavam em sua rotina.

Itens como, que acontece presencial e anualmente, seguindo de maneira remota com acompanhamento ao longo do ano, tanto com o RH quanto com seus gestores nas unidades.

Acredito que as empresas necessitam planejar treinamentos de liderança para uma boa realização de feedback sobre os diferentes tipos de perfis. Seus programas contemplam tanto coordenadores como diretores, que participam anualmente de workshops e acompanhamentos continuado, voltado para o desenvolvimento de suas aptidões de gestão, autoconhecimento, recapitulação de temas técnicos e desenvolvimento da estratégia da empresa. 

Como criar uma cultura de feedback na sua empresa?

Mesmo que nos últimos dois anos a busca por profissionais tenha aumentado ainda há muito no que trabalhar para mudar a realidade de muitas empresas no Brasil.

O começo para essa transformação nos recursos humanos e para o crescimento de uma organização está no  recrutamento interno como meio de valorização dos profissionais, autorresponsabilidade, conhecimento amplo dos processos da empresa, treinamento de novas aptidões e análises de perfil.

Essas soluções são relevantes para a criação para possíveis oportunidades e ampliação de uma liderança mais humanizada no ambiente corporativo.

Práticas que levam a uma boa Gestão de Pessoas

Por Eduardo Ghelere, diretor-executivo da Ghelere Transportes. Atuante há mais de quatro décadas no setor de transporte rodoviário de cargas, a Ghelere Transportes é original de Medianeira – PR e, atualmente, possui a matriz em Cascavel – PR. Opera nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste sendo referência no transporte de manufaturados no mercado.

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos