Líderes sonham, tropeçam e recomeçam de novo e de novo”. O verdadeiro líder nunca deixa de aprender. Liderança é um processo de aprendizagem ao longo da vida. Embora tivessem que estar no lugar certo, na hora certa e tivessem um pouco de sorte, nenhum deles ficou sentado esperando que as coisas acontecessem: foram ao encontro do seu destino.

O perfil dos aprendizes, na Idade Média, respondia fundamentalmente a ter lealdade, obedecer, não faltar e demonstrar compromisso com o trabalho, formação e a aprendizagem ao longo da vida. Quem não teve a capacidade de obedecer não pode comandar. É fundamental ter sentido que outra pessoa tem o poder, para depois poder exercê-lo adequadamente.

Se as pessoas reconhecerem estes atributos nos líderes, então responderão da mesma forma. Quem lidera os outros busca desafios e tem ambição de crescerO aprendiz sabe que está no primeiro degrau da carreira e se esforça no que faz. O bom resultado lhe dará apossibilidade de alcançar a próxima etapa (oficial) para finalmente ser coroado professor.

RH TopTalks cobertura

Os líderes, para ganharem prestígio como tal, devem demonstrar um comportamento que responda aos valores dos indivíduos que os rodeiam. O ciclo se nutre, pois os valores do líder serão replicados em cada um dos integrantes de sua equipe. O que é realmente surpreendente é que os líderes, necessariamente, devem primeiro demonstrar que fazem o que exigem, e depois exigi-lo com sucesso.

O líder e o erro

A principal contribuição do líder está no reconhecimento de boas ideias, no apoio a essas ideias e no desejo de desafiar o sistema, mesmo que essas ações possam significar erros.

O erro é a base do crescimento. Neste sentido, Bennis e Burt Nanus dizem-nos que “cada passo em falso é uma oportunidade de aprendizagem e não o fim do mundo ” . Você aprende tanto com os erros quanto com os acertos.

Os líderes respiram as esperanças e os sonhos dos outros e permitem-lhes ver as possibilidades emocionantes que o futuro promete. Há um propósito comum: tornar esse sonho realidade.

Os líderes não alcançam o sucesso sozinhos e sabem disso mais do que ninguém. Líderes exemplares ganham o apoio de quem faz um projeto acontecer. Envolvem, de alguma forma, aqueles que devem alcançar os resultados e possibilitam que eles façam as coisas acontecerem.

Os líderes são diligentes, incentivam a colaboração, formam equipes e capacitam outros, porque sabem, tal como os alunos, como é quando o poder é exercido por outra pessoa. Eles permitem que outros ajam. O efeito de permitir que outros ajam é fazê-los sentir-se fortes, capazes e comprometidos, como demonstram sempre.

O Líder que cresce é aquele que nunca deixa de aprender

Por Roberto Vola-Luhrs, Diretor da Voyer – Penrhyn International. Conselheiro AZIERTA – Espanha. Combina sua experiência com a docência como professor titular de RH na UADE, USAL, UBA e na Pós-Graduação UB, UTN, MBA UNGRM SCS. Bolívia. Palestrante internacional. Dr. Ciência Política e Lic. RH. Publicou livros sobre RH, Cs. Políticas e romances. Artigo publicado em 2023, originalmente na Talent Magazine,  plataforma digital com sede em Maputo/Moçambique, com foco na partilha de boas práticas de gestão de pessoas e de RH. 

Ouça o episódio 174 do podcast RH Pra Você Cast, “A era dos “Quiet” – Chegou a vez do Quiet Thriving“. Quem está mais atento às novidades do mercado deve ter ouvido falar, nos últimos meses, no quiet quitting e no quiet firing, dois fenômenos que vêm causando muita dor de cabeça tanto às empresas quanto a vários profissionais. Mas agora o momento é de mais um quiet no mercado, o “Quiet Thriving“.

Em poucas palavras, a novidade remete a uma espécie de “crescimento silencioso” dentro das organizações. Em um primeiro momento, ele pode até parecer menos impactante que seus irmãos de silêncio, mas será que ele é mesmo? O que o quiet thriving pode trazer de bom, mas também de negativo a profissionais e organizações? É isso que a Profª Ms. Andrea Deis, Gestora de carreira, palestrante, autora e neurocientista, nos ajuda a entender nesse episódio. Confira!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphoto