Com a rotina cada vez mais intensa, realizar boas refeições em família está cada vez mais difícil. A fadiga após um dia cheio, os modelos de trabalho e horários que colidem, o pouco tempo destinado para as refeições.

A realidade é que, muitas vezes, cada pessoa come em um horário e local distinto. E o que um dia foi uma tradição, hoje é um grande desafio.

Realizar uma refeição em grupo é uma experiência que vai além dos alimentos. É estar próximo de familiares e pessoas queridas, dedicar-se ao momento, ter um tempo destinado ao lazer, sem distrações externas.

Por mais que não seja uma dinâmica inovadora, é uma prática do dia a dia, que com o tempo, perdeu um pouco o seu valor, mas que promove resultados benéficos e proporcionam prazer e bem-estar.


Baixe gratuitamente o eBook “Como aumentar o bem-estar de seus colaboradores” – Por que agir para melhorar o bem-estar? Consequências positivas para a equipe; Medidas que podem ser tomadas e aplicadas; O patrimônio mais importante de uma empresa são os trabalhadores. Portanto, se você ocupa um cargo na área de Recursos Humanos ou é o CEO do seu negócio, é essencial que você defina como objetivo gerar uma cultura de bem-estar na organização. Produzido pela BetterFly com apoio do RHPraVocê. Clique AQUI.


É um momento de descanso da agitação cotidiana, que na pressa diária, acaba sendo substituído.

Quando passamos a incorporar ou retomar esse hábito, conseguimos fortalecer as relações familiares, melhorar a convivência, assim como auxiliar na construção de melhores hábitos e qualidade de vida.

Há um número crescente de pesquisas que confirmam a redução do estresse e a troca de experiência benéfica, não só para crianças como para os adultos também.

RH-TopTalks2023

De acordo com o estudo da Universidade Harvard, através do Projeto Jantar em Família, refeições em grupo auxiliam a aderir hábitos alimentares mais saudáveis, como o consumo de frutas e vegetais, e impulsionar habilidades acadêmicas e emocionais.

Estudos atuais da nossa empresa, em parceria com o Instituto Locomotiva, apontam que os trabalhadores têm buscado uma mudança: grande parte deles gostariam de dedicar menos tempo ao trabalho (64%), e obter um período para o lazer e cultura (75%). Isso nos mostra como os trabalhadores passaram a repensar seus hábitos e eleger prioridades.

Frente aos diferentes obstáculos, o dilema é harmonizar as dimensões. Nem sempre encontramos instruções para customizarmos o equilíbrio que seja o ideal. A questão é identificar qual obstáculo que mais dificulta a interação significativa na hora das refeições

O primeiro passo não precisa ser grande. Se for possível se reunir para uma ou outra refeição e aproveitar o momento em conjunto, já estará no caminho.

O segredo está em desfrutarmos de cada um desses instantes ao máximo. Afinal, são esses momentos que abastecem nossa energia e motivação.

O impacto das refeições em grupo

Por Priscila Abondanza, Diretora-executiva de Experiência do Cliente da VR.

 

 

Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos