A saúde mental é um tema sério demais para ser tratado como acessório. É hora de colocá-lo no centro da estratégia de atração e retenção de talentos da sua empresa.

Fazer uma boa gestão de pessoas vai muito além de cuidar de obrigações e processos burocráticos. Para criar uma marca empregadora e se tornar um lugar desejado pelos colaboradores, as empresas precisam dedicar tempo e estratégia a aspectos que não eram sequer mencionados há alguns anos.

É o caso das questões relacionadas à saúde mental das equipes.


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A saúde mental é de extrema importância para o desempenho dos colaboradores, já que afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos ao enfrentarmos os desafios do dia a dia. É inevitável que nosso estado de saúde mental impacte a performance, a qualidade de nossas entregas, nossa tomada de decisão e até mesmo a maneira como abordamos as rotinas diárias.

Quando a saúde mental está equilibrada, o colaborador pode atingir seu nível mais alto de desempenho, com mais criatividade e agilidade na solução de problemas.

Em um nível mais profundo, cuidar da saúde mental das equipes evita problemas mais graves. Depressão e ansiedade são alguns dos grandes males do século 21 — e eles já causam prejuízos da ordem de US$ 1 trilhão em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dessa forma, toda empresa precisa expandir o que entende como benefícios a seus colaboradores e passar a incluir os cuidados psicológicos nesse portfólio.

Como cada empresa pode se posicionar:

Discuta o tema abertamente

Saúde mental não é “bobagem”, “frescura” ou “coisa de pessoas fracas”. É uma questão essencial para nossas vidas. O ambiente de trabalho precisa ser um lugar em que cada um de nós pode ser a melhor versão de nós mesmos — e isso não ocorre em alto estresse, baixo nível de reconhecimento ou ignorando os sinais que cada colaborador apresenta.

O primeiro passo para falar de saúde mental é justamente esse: falar. O tema precisa ser discutido abertamente, sem reservas. Todo mundo pode estar sujeito a problemas — do faxineiro ao CEO. E buscar ajuda não é somente normal: é necessário.

Ofereça recursos e encoraje os colaboradores

Mas não basta apenas falar sobre saúde mental — é preciso praticar. A área de Recursos Humanos precisa oferecer recursos que ajudem os colaboradores, como ter psicólogos à disposição.

Aqui na PinePR, o seguro-saúde dos colaboradores permite que os colaboradores realizem quantas sessões de terapia forem necessárias. Além disso, internamente estimulamos cada profissional a buscar ajuda sempre que considerar necessário. Procurar apoio não é motivo de constrangimento, muito pelo contrário.

Outras práticas precisam fazer parte do dia a dia, como ter horários flexíveis, bloquear a agenda das equipes no intervalo para o almoço, ter um acompanhamento periódico da carga de trabalho de cada um para evitar excessos e criar grupos presenciais ou online para realizar práticas terapêuticas.

Entenda que o ser humano não é uma máquina

Nenhum ser humano é uma máquina que pode executar uma atividade infinitamente — ou que possa ser trocada em caso de defeito. Uma visão menos “industrial” e mais empática é cada vez mais importante.

A pandemia deixou muito claro para muitos que o modelo de trabalho comum até então já não faz sentido. Trabalhar a ponto de não ter tempo para si mesmo ou para a família? Viver em um eterno desequilíbrio, correndo atrás de dinheiro e realização profissional, já não é visto como projeto de vida pelas gerações mais novas.

Crie oportunidades para que cada colaborador harmonize sua vida como um todo: trabalhe, estude, esteja com a família, se divirta, amplie seu repertório e viva em paz consigo mesmo. Somente assim o time poderá levar para o trabalho sua melhor versão e ser mais produtivo.

Mude a cultura corporativa

Empresas com modelos culturais fortemente baseados em pressão e metas continuam existindo, mas é cada vez maior o número de negócios que criam conexões baseadas em propósito e valores.

É um nível mais elevado de engajamento das equipes — e as pessoas gostam disso.

Empresas que cuidam do equilíbrio emocional das equipes têm melhor desempenho. Afinal de contas, é preciso descansar para renovar o gás. Colaboradores mais felizes têm mais engajamento e melhor desempenho.

E as pessoas querem trabalhar em lugares onde sintam que são valorizadas pelo que elas são — e não somente pelo volume de vendas ou pelas horas que passam no escritório.

Cuidar da saúde mental dos colaboradores aumenta a retenção das equipes e evita ausências. O time trabalha mais unido e satisfeito, em um espírito de conquistar mais — e não de correr atrás de uma meta inalcançável ou para fugir da possibilidade de ser demitido.

A saúde mental também tem uma relação direta com o desenvolvimento das equipes, pois pessoas saudáveis conseguem encontrar soluções para os desafios do dia a dia.

Também estamos trilhando esse caminho em nossa empresa: o bem-estar físico e emocional da equipe tem uma relevância fundamental para a visibilidade de nossos clientes e para o sucesso do negócio.

Cuidar da saúde mental dos colaboradores não é um projeto de curto prazo, e sim um caminho a ser percorrido para todo o sempre.

E quem demorar para perceber isso vai perder seus melhores profissionais.

Desenvolva o time cuidando da saúde mental de cada colaborador

Por Rosângela Maldonado, Diretora de Recursos Humanos da PinePR.

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 57, “Saúde mental da boca pra fora?” com Rosalina Moura, colunista do RHPraVocê e Dr. Lucas Bifano, Psiquiatra. Clique diretamente no app abaixo:

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