O Profissional da Comunicação Interna 4.0 como protagonista estratégico

Por muito tempo, a figura do profissional de Comunicação Interna e Endomarketing ficou associada apenas à pessoa responsável por repassar comunicados, organizar as festas da empresa e lembrar dos aniversariantes do mês. Mas, essa concepção vem evoluindo e seu papel tem se tornando cada vez mais estratégico, influenciando os mais diversos departamentos e níveis de gestão.

O surgimento do profissional de comunicação 4.0, aquele que inova no setor e entende as tendências, trouxe um olhar mais atento para as necessidades internas. Abaixo, listo os principais comportamentos do profissional da Comunicação Interna 4.0. Características estas que são capazes de tornar o comunicador uma figura estratégica na gestão corporativa e parte integrante dos processos da empresa.

Compreenda a potência da Comunicação Interna
Uma das principais características desse profissional, seja ele de formação de RP, Comunicação Social, Marketing, Jornalismo, é estar ciente do valor que a comunicação interna pode criar para a empresa: mudanças mais rápidas, mais flexibilidade e inovação, decisões com mais qualidade, melhor compartilhamento do conhecimento e até mesmo uma força de trabalho mais motivada.

Portanto, não tem como não falar de estratégia, sem antes compreender o potencial de mudança que esse profissional pode exercer.

Esteja Alinhado com os Objetivos da Empresa
De nada adianta ter em mente ações super criativas, se elas não estiverem alinhadas com os objetivos da empresa. A Comunicação Interna é estratégica, justamente por tornar real e promover, de modo natural, os valores e propósitos da companhia.

Se tornar um profissional de destaque nesse departamento requer competências que vão além de emitir informações e promover eventos. O segredo está em ressignificar a comunicação para que ela seja vista pelos gestores como essencial para desenvolvimento de todas as áreas da corporação.

Esteja Presente nas Reuniões Estratégicas dos Gestores
A Comunicação Interna é um guia para que a empresa, gestores e funcionários caminhem todos para a mesma direção. Mas, para isso, o profissional responsável precisa estar por dentro do que acontece nos departamentos, compreender os relacionamentos entre líderes e liderados, conhecer os projetos que ocorrem na empresa e a visão que a alta cúpula está tendo do cenário atual da empresa.

Estimule e treine a liderança para serem Agentes Comunicadores
Segundo estudos realizados por Thomas J. Larkin, expert em comunicação interna e autor de livros da área, os empregados lembram 9 vezes mais daquilo que é dito pelo chefe do que por meio dos veículos impressos. E, para estimular um líder a se tornar comunicativo, é preciso que os responsáveis pela área sejam uma espécie de coaches, capazes de estimular o comportamento da liderança não só para metas financeiras, mas também para performance pessoal, mostrando a importância do relacionamento dele com os empregados.

Não veja o líder como figura imponente e dona da verdade. Apesar do nível hierárquico alto na corporação, todos possuem suas habilidades e características e podem aprender um pouco mais todos os dias.

Conheça o perfil dos colaboradores
Um requisito básico é saber com quem está falando. Em um ambiente que reúne diversas pessoas com as mais diversas bagagens de conhecimento, conhecer e personalizar a comunicação interna faz todo sentido para quem quer impactar e para os que são impactados.

Faça dos Canais de Comunicação meios de escuta e de fala
Sem dúvida, os canais de comunicação são aliados importantíssimos para disseminar informações e campanhas. Entre as várias estratégias para potencializar uma das mais eficientes é a participação dos próprios colaboradores na construção dos conteúdos.

Boa parte do sucesso dos canais é proveniente da colaboração.

Mensure e comprove resultados das campanhas internas
O segredo para o profissional que quer alavancar os investimentos dos gestores na comunicação interna é mensurar e compartilhar resultados para cativar a alta cúpula, representando em números e dados o sentimento de lugar apaixonante para se trabalhar!

Compartilhe os estudos de casos e pesquisas com os resultados positivos do engajamento, tudo que mostre a importância de uma boa comunicação na vida dos colaboradores e nos resultados da companhia

Ser um profissional 4.0 de comunicação vai muito além de ser competente, significa entender as necessidades de todos na companhia, traduzindo as demandas vindas dos líderes e repassando as necessidades dos colaboradores. Esse profissional é 360° e deixou de ser figurante nas companhias há tempos, hoje ele é protagonista.

Um profissional 4.0 de comunicação interna

Por Igor Gavazzi Vazzoler, fundador e CEO da Progic. Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2007).

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

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