Autoconhecimento: conheça uma das habilidades mais buscadas pelo RH. Soft e hard skills caminham lado a lado na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. 

Entrar no mercado de trabalho e se manter estável pode ser um desafio por conta das grandes mudanças sociais e tecnológicas que estamos passando nos últimos anos. O surgimento de inteligências artificiais e ferramentas eletrônicas se tornou uma ameaça a muitas profissões e milhares de pessoas se enxergam sem um caminho em sua jornada profissional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,5 milhões de brasileiros estão em busca de oportunidades de trabalho

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Uma das coisas mais importantes dentro desse cenário é conhecer suas próprias capacidades e competências, pontos que podem ser úteis para sua carreira profissional. Possuir esse conhecimento me ajudou a desenvolver meus pontos positivos para exercer minha profissão como gerente de Recursos Humanos no Cebrac.

Entretanto, o mundo corporativo valoriza algumas habilidades e características específicas em cada indivíduo. Essas aptidões são chamadas de soft skills, acompanhadas pelas hard skills

As soft skills são habilidades emocionais e comportamentais de uma pessoa em seu ambiente de trabalho. Elas se enquadram como inteligência emocional, resiliência, empatia e comunicação assertiva. Referem-se a como um colaborador trabalha suas próprias emoções, e como ele consegue lidar com outras pessoas em suas interações. Segundo o estudo do CareerBuilder, site de carreiras, 77% das companhias acreditam que as habilidades sociais possuem o mesmo nível de importância que as técnicas.

Já as hard skills são definidas pelo conhecimento técnico. Essas aptidões podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas por meio de treinamentos e estudos, e costumam ser bem especificadas em vagas de empregos. Inglês proficiente, Excel intermediário e gestão de projetos são alguns exemplos de hard skills requisitadas. 

Pesquisa Infojobs

Esses dois tipos de talentos andam lado a lado no mercado de trabalho. Porém, elas se diferem em alguns aspectos. As soft skills só podem ser verdadeiramente avaliadas no dia-a-dia de um colaborador na empresa, sendo parte de sua personalidade e características pessoais. Por outro lado, as hard skills são adquiridas com experiências, estudos e treinamentos, e podem ser ensinadas ou absorvidas muito mais rapidamente. 

De acordo com um levantamento feito pelo InfoJobs, 20,3% dos profissionais de RH acreditam que capacidades comportamentais são mais importantes do que conhecimentos técnicos. Entretanto, um equilíbrio entre esses dois tipos de aptidões é o que torna um profissional mais capacitado para uma rotina de trabalho em uma empresa bem estabelecida. 

Assim, desenvolver tais aptidões pode ser um diferencial na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. O autoconhecimento facilita reconhecer esses pontos positivos em si. Características como criatividade, talentos motores e cognitivos, adaptabilidade, comunicação e perfil analítico são atributos bem percebidos no mercado de trabalho.

Além disso, eles ainda podem ser aperfeiçoados por meio do desenvolvimento pessoal. Conhecer a si próprio e saber quais talentos podem ser melhorados são os primeiros passos para uma ter uma carreira bem sucedida!  

Férias? Veja 5 dicas para se desconectar do trabalho!

Por Jéssica Giustino, Gerente de RH no Cebrac.

 

 

Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 146, “Upskilling e Reskilling: os caminhos para a autoaprendizagem“. O “Global Sentiment Survey”, uma das pesquisas mais importantes destinadas ao público de treinamento & desenvolvimento, trouxe uma nova atualização sobre as tendências e preocupações globais dos profissionais do setor. O que não mudou em relação a 2022, porém, foi a primeira colocação entre os temas que a comunidade de T&D enxerga como os de maior atenção para a área – e o topo segue com Reskilling/Upskilling. Apesar de serem palavras já disseminadas, quais suas particularidades? Como as empresas estão enxergando (e aplicando) os conceitos? Qual o caminho para a autoaprendizagem? Falamos sobre tudo isso nesse episódio do RH Pra Você Cast, e quem nos guiou foi Mari Achutti, fundadora e CEO da Sputnik. Acompanhe clicando no app abaixo:

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Capa: Depositphotos