Racismo e Desigualdade – Como as empresas estão enfrentando essa questão” é tema de webinar promovido pelo PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais). A convidada para o debate é a assistente social Jorgete Lemos, precursora no segmento da dimensão social da sustentabilidade corporativa. O evento está marcado para o dia 21 de setembro, das 18h às 19h30, com inscrições gratuitas.

“Preconceito e racismo são fatos. No Brasil, não são praticados veladamente, mas sim, escancarados. Isso é um entrave que gera atrasos em cadeia em toda a sociedade. A escola, a empresa e todo tipo de organização da sociedade civil são ambientes onde o tema deve ser enfrentado com ações potentes, porque os desafios são enormes”, pontua o 1º coordenador geral do PNBE, Fabio Mortara.

Para Jorgete Lemos, é difícil falar sobre avanços no Brasil nesse campo. “Para dar um exemplo, das 343 empresas listadas no grupo B3 da Comissão de Valores Mobiliários, 304 declararam não ter nenhuma pessoa parda na diretoria. O GPTW [Great Place to Work], edição de 2021, premiou apenas 15 das 96 empresas inscritas, que somam 395 mil funcionários, e não detalha questões relativas à raça. Além disso, as empresas premiadas são praticamente as mesmas. Este assunto não tem tido avanços. Num país em que quase 57% da população é da raça negra, é preciso haver uma proporcionalidade de pessoas pardas e pretas nos postos de decisão se quisermos avançar”, diz.

Jorgete Lemos é uma das principais referências do Brasil em diversidade racial

Jorgete alerta, ainda, para outro problema: “As organizações mais propensas a aderirem a essa causa, estão temerosas de terem sua postura tomada por ação político-partidária num país altamente polarizado”. 

Segundo o recorte brasileiro do Barômetro da Confiança, edição 2022, 63% das pessoas – um aumento de 4% em relação ao ano anterior – tinham medo de vivenciar preconceito ou racismo. O estudo ouviu 36 mil pessoas em 28 países, sendo cerca de 1.150 entrevistados em média em cada país. O trabalho é assinado pela Edelman, empresa global de comunicações, desde o ano 2000.

Este é o 38º webinar do PNBE. A série começou em 2020 e já apresentou nomes como Antonio Corrêa de Lacerda, Eduardo Capobianco, Eduardo Mufarej/RenovaBr, Emerson Kapaz, Fabio Feldmann, Guilherme Leal/Natura, Horácio Lafer Piva, José Pastore, José Vicente/Universidade Zumbi dos Palmares, Luiza Trajano, Michel Temer, Oded Grajew e outros para falarem sobre democracia, empreendorismo, meio ambiente, desigualdade, desenvolvimento, educação etc. As edições podem ser acessadas no canal.

Serviço

Webinar Racismo e Desigualdade – Como as empresas estão enfrentando essa questão

Data: 21/9

Horário: 18h às 19h30

Inscrições gratuitas: link