A 14ª edição do GiroRH não poderia deixar de homenagear um dos principais artistas que o Brasil já teve. Jô Soares partiu na madrugada desta sexta-feira (5), mas o seu legado é eterno. É claro que não poderíamos deixá-lo de fora do nosso conteúdo de hoje, porém não para ressaltar este momento tão triste e sim para recordar um pouco de sua marcante e característica alegria.
Respire fundo porque falta pouco para o expediente acabar e vamos ao GiroRH desta sexta:
Adeus, Jô
O Brasil perdeu um de seus mais talentosos artistas, escritores e humoristas. Aos 84 anos, Jô Soares faleceu no Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 28 de julho. A pedido da família, o hospital não revelou a causa da morte.
Ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, Jô, como escreveu Zélia Duncan, foi “um artista único, um comediante que amava seu ofício acima de tudo, um ator fora de série. Um entrevistador brilhante. Um cidadão que amava seu país e seus amigos”.
Para nos despedirmos com alegria, sua marca mais registrada, deixamos acima uma entrevista feita por ele com Malena Martelli, professora da FIA Business School e das Faculdades Einstein. Quem foi que disse que o RH não passou pelas mais de 14 mil entrevistas feitas por ele?
Desejamos muita força à família, aos amigos e aos colegas do saudoso Jô Soares.
Cabo de guerra
Na lata, sem titubear, você prefere home office ou trabalho presencial? Eu sei que muitos de vez responderam modelo híbrido, afinal, se podemos equilibrar, por que então polemizar, não é mesmo? O fato, porém, é que em alguns negócios o “cabo de guerra” está formado.
De um lado, gestores e colaboradores que acreditam que qualquer modelo fora o presencial é prejudicial à produtividade e à comunicação entre os times, do outro, por sua vez, estão aqueles que não se conformam com a ideia de precisar ir ao escritório se for possível trabalhar sem sair do conforto do lar.
Como remediar tal situação? É sobre isso que o professor Paul Ferreira, vice-diretor do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP) na Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), falou ao RH Pra Você Cast da semana. Confira no player acima ou por aqui.
Comida grátis
Ainda sobre o cabo de guerra citado acima, algumas empresas estão com a faca e o queijo na mão – quase que literalmente – para atrair pessoas de volta ao escritório. Segundo um relatório feito nos Estados Unidos pela catering empresarial ezCater, 65% dos mais de mil entrevistados disseram que iriam presencialmente à empresa com base nos almoços de cortesia que ela oferecesse.
De quebra, 20% dos respondentes manifestaram que se organizaram para comparecer ao escritório de três a quatro vezes por semana se os almoços grátis fossem, de fato, uma prática da companhia. 25%, por sua vez, deixariam o home office totalmente de lado se as iguarias chamassem sua atenção.
Cuidado com os golpes
A última PNAD Contínua, do IBGE, mostrou que a taxa de desemprego teve queda no último trimestre avaliado, cujo fim foi em maio. Anteriormente em 11,2%, o índice caiu para 9,3%, o menor patamar do período desde 2015. Ainda assim, estamos falando de mais 10,6 milhões de profissionais sem ocupação no Brasil, o que faz com que, por consequência do desespero de quem busca a recolocação, os golpes do emprego falso ganhem cada vez mais força.
Segundo um levantamento feito pela OLX, plataforma de compra e venda, de janeiro a maio foram aplicados, por mês, cerca de 29 mil golpes relacionados a oportunidades falsas de trabalho. Algumas das vagas mentirosas chegam por e-mail, aplicativos de conversa, SMS e até mesmo aparecem em anúncios de sites confiáveis.
Elas no comando
Com a missão de atingir a meta de equidade de gênero, a Sodexo Benefícios e Incentivos lançou o programa Acelera Mulheres. A ação, que é um piloto no Brasil, teve início em março deste ano. O objetivo é acelerar a carreira das mulheres de modo a prepará-las para assumirem cargos de liderança na empresa.
Atualmente, 46% das posições de chefia são ocupadas por mulheres, mas a multinacional quer mais e busca colocar em prática uma política que preza pela diversidade, equidade e inclusão, podendo a partir desta ação atingir a meta de 50/50, equiparando as lideranças.
ESG em pauta
Uma das principais tendências atuais de mercado, o ESG (environmental, social, and corporate governance – ambiental, social e governança, em tradução livre) só tende a crescer.
De acordo com um levantamento feito pela consultoria Grant Thornton, 54% das 255 companhias entrevistadas planejam investir em projetos de ESG nos próximos 12 meses. E não para por aí! Quase 40% já deram início a um plano estratégico para abordar da melhor maneira cada uma das temáticas do conceito.
Gestores confusos
Ter precisão e assertividade no trabalho com dados está entre as principais metas das empresas que querem continuar fortes e competitivas no mercado. Contudo, quando os dados chegam em massa, identificar como utilizá-los da melhor maneira nem sempre é tarefa fácil.
Pesquisa da consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) feita com 586 executivos das Américas do Norte e Latina, Europa, Ásia e do Pacífico comprovou que nem mesmo as maiores empresas do mundo conseguem controlar bem o crescente volume de dados digitais e aproveitá-los para melhorar seus negócios. Outro dado do levantamento aponta que 53% das organizações usam apenas metade das informações que colhem em benefício dos negócios. O restante fica perdido ou é subutilizado.
Google improdutivo
Quantas vezes você já culpou o Google por achar que suas distrações afetam a sua produtividade? Pois bem, embora a culpa, na verdade, não seja dele, ainda assim você pode ter o seu troco, pois a corporação está com problemas de… produtividade! A empresa criou a “Simplicity Sprint”, uma iniciativa que visa coletar ideias para o desenvolvimento de produtos e para eliminar distrações que estejam atrapalhando o rendimento de seus colaboradores.
Vale ressaltar que o Google vive um momento econômico instável para seus padrões, o que fez a companhia anunciar que até 2023 as novas contratações estão em ritmo reduzido. Além disso, o medo de cortes paira no ambiente da organização.
Mais do que inscrição, capacitação
Nesta quinta-feira (4), a Nestlé lançou uma plataforma que oferece capacitação gratuita a todas as pessoas que se inscreverem para uma vaga de emprego na companhia. Candidatos já cadastrados em vagas anteriores, também podem contar com o benefício, mesmo não tendo evoluído no processo seletivo.
O objetivo é beneficiar mais de 190 mil profissionais ainda este ano e a expectativa é que, anualmente, cerca de 80 mil novas pessoas sejam impactadas com os treinamentos online.
“A Nestlé está comprometida em contribuir com a educação e com o aumento da empregabilidade no país e lançar uma plataforma como essa, com cursos de capacitação para preparar os candidatos para os desafios que o mundo profissional impõe, é transformador”, explica Enrique Rueda, VP de Gestão de Pessoas e Compliance da Nestlé no Brasil. Os interessados podem acessar a página por aqui.
Saúde mental, por favor
O cuidado com o funcionário não é mais algo que uma empresa possa deixar de lado. De acordo com uma pesquisa da Global Learner Survey, realizada em abril deste ano, para 71% dos brasileiros, as companhias deveriam oferecer serviços de bem-estar e saúde mental aos colaboradores.
O mesmo documento revela que 92% dizem priorizar, na hora de procurar um novo emprego, as empresas que oferecem algum tipo de serviço ou programa voltado a essas questões. Porém, se esse é um dos principais pontos levados em conta pelos profissionais que buscam uma nova oportunidade, a maioria deles – 82% – disse que nas empresas em que trabalham não há nenhum benefício relacionado ao tema.
“Ações mais concretas e diretas em prol dos colaboradores são tão estratégicas quanto pensar em um plano de crescimento para a empresa ou desenvolver um novo serviço. Promover a saúde física, mental e emocional de quem atua dentro da companhia traz diversos benefícios, para ambos os lados”, diz Sandra Cristina Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM, prestadora de serviços financeiros com sede em São José dos Campos.
GiroRH
O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.
E você já conhece os nossos conteúdos?
Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade
RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts
Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos
Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br
Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:
Capa: Via Instagram @josoaresoficial
Por Redação