É “chover no molhado” bater na tecla do quanto o TikTok caiu nas graças do público. Gostem ou não da ferramenta, o fato é que nenhum outro aplicativo foi tão baixado em 2020, o que evidencia bem sua popularidade. E do mesmo modo que o uso pessoal “explodiu”, com os chamados ‘reels’ se tornando uma verdadeira febre mundial, naturalmente empresas e profissionais também foram para cima da plataforma e de seu potencial para dar um upgrade de respeito em suas carreiras e negócios.

Há alguns meses, publicamos uma matéria falando sobre a chegada do TikTok ao RH. Nela, além de traçar um panorama sobre o uso corporativo da ferramenta, também trouxemos cases como o da rede de restaurantes Chipotle, uma das primeiras a emergir na onda do aplicativo. Contudo, apesar de toda a empolgação, será mesmo que o TikTok pode ser mesmo útil para profissionais se promoverem ou para qualquer marca ‘engatar uma nova marcha’’? O que fazer para aproveitá-lo de forma eficaz?

Crescimento de marcas

De acordo com Diego Arruda, especialista em segurança de dados e consultor de negócios, “o fascínio do TikTok para empresas se dá pela quantidade de pessoas ativas na plataforma, e isso vai desde influenciadores, celebridades, políticos, pessoas comuns e principalmente seus clientes que provavelmente estão lá”. Contudo, ao criar uma conta na plataforma para interagir com os consumidores, as organizações não podem se esquecer que a rede tem natureza divertida, lúdica e casual. Portanto, é preciso reflexão e criatividade para produzir conteúdos que atendam a premissa e que sejam atrativos, mas sem deixar que a essência do negócio se perca – médicos dançando enquanto fazem uma cirurgia, talvez, não pegue muito bem.

Diego Arruda, especialista em segurança de dados e consultor de negócios

Diego Arruda, especialista em segurança de dados e consultor de negócios


Arruda deixa claro que as marcas precisam planejar seu conteúdo para obter o melhor retorno de seus esforços e a respeito do tráfico orgânico. “A Nike fez uma abordagem interessante no TikTok. Em vez da empresa postar conteúdo de vídeo público próprio, eles lucram com o conteúdo gerado pelo usuário. Se você pesquisar a
hashtag ‘nike’, poderá ver a magia do negócio. Centenas de milhões de usuários visualizaram a tag e, além disso, ao rolar a tela do celular, ainda dentro da tag, pode-se encontrar vídeos e GIFs de usuários utilizando produtos Nike de maneiras muito criativas”.

Para o Diretor Executivo da Agência Ecco, Gláucio Amaral, antes das empresas adorem ou não a entrada na rede, é importante ter a compreensão de que a ferramenta terá um uso positivo “quando a empresa tiver algo relevante e interessante para mostrar ou contar”. Amaral esclarece que não se deve entrar por entrar em uma nova moda e que o gasto de energia – e de dinheiro, se for o caso – deve ocorrer se existir um planejamento que o justifique. “Pense também na possibilidade de entrar no TikTok com anúncios, caso sua empresa não tenha um perfil que bata com o da plataforma.

Já segundo a especialista em marketing digital, Priscila Alves, é importante que as empresas, especialmente as pequenas e médias, não tentem “fazer tudo sozinhas” e busquem a expertise de quem tem o domínio das redes sociais para aproveitar ao máximo o potencial da ferramenta.

“Cada rede social tem uma linguagem. Você pode dominar o LinkedIn, mas não ter ideia do que fazer no Instagram. E vice-versa. O TikTok, por ser a febre que é e não dar sinais de fraqueza, é uma rede com potencial absoluto para empresas fortalecerem sua marca, atraírem talentos, cultivarem projetos e ações sociais e, também, mostrarem que são muito mais do que um CNPJ em busca do seu dinheiro. É válido participar dos challenges – aqueles desafios de hashtags -, pesquisar muito a respeito do que o seu público consome e do que marcas concorrentes levam a ele”, diz.

Priscila pontua, ainda, que a ferramenta é uma oportunidade para que os negócios conheçam os diferentes perfis geracionais, trabalhem melhor a linguagem para cada um deles e revelem que “podem ser descoladas”. 

“Vamos pensar no RH. Ainda há, por parte do mercado, aquela imagem do RH que assusta, impõe, intimida. Por mais que tenha mudado muito, o setor ainda transmite essa aura. Seria muito bacana, por exemplo, profissionais da área realizarem vídeos com os ‘bastidores’ do RH e da empresa, mostrando como é o clima organizacional, compartilhando conquistas e projetos, realizando um ‘tour’, de modo informal, que explica como é seu trabalho no negócio e como é o ambiente da empresa”, destaca.

Tiktok ganha força entre empresas e profissionais

TikTok ganha força entre empresas e profissionais


Mesmo que sua marca não seja conhecida, é possível utilizar o TikTok de forma agregadora. Tudo começa com o planejamento. Diego Arruda recomenda que os seguintes passos sejam seguidos.

  1. Crie seu próprio conteúdo de vídeo no TikTok: tente ser original, pois na internet já existem muitos conteúdos iguais. Seja criativo, explore a sua mente e saia na frente de muitos.
  2. Compartilhe seu vídeo usando palavras-chave: depois de escolher a música e os efeitos e gravar seu vídeo, antes de publicar elabore uma descrição para o seu conteúdo usando termos e hashtags que tenham a ver com sua marca.
  3. Adicione links: no perfil da sua empresa, adicione links de outras redes sociais para expandir a visita do seu futuro cliente em outras plataformas.
  4. Faça parcerias com influenciadores: como o Instagram, Facebook e YouTube, sua marca pode usar o marketing de influência para expandir seu alcance. Os influenciadores do TikTok têm vários números de seguidores e, portanto, vários graus de influência. Geralmente, quanto mais seguidores um influenciador tiver, mais caro será para trabalhar com ele. No entanto, o ROI tem potencial para ser enorme.

“A todo momento surgem novas ferramentas e oportunidades nas redes sociais. Quem percebe a novidade primeiro, costuma ter resultados mais rápidos e melhores. A comunicação nas redes sociais está muito saturada e as pessoas têm cada vez menos paciência para ver merchans ou propagandas. Então, o grande potencial não explorado do momento é a criatividade. Vejo muitos casos nos quais as empresas acreditam que seus produtos e serviços são as coisas mais interessantes do mundo. A má notícia é que nem sempre são”, acrescenta Gláucio como uma dica importante.

Veja mais: Vídeos curtos e descontraídos, o “estilo” TikTok chegou ao RH?

Foco na carreira

Embora o TikTok não seja como o LinkedIn, cada vez mais a rede social abre suas portas para empresas divulgarem vagas e até mesmo realizarem etapas de processos seletivos. Por consequência, a plataforma é um espaço para profissionais se promoverem.

A professora dos cursos de psicologia e administração da Faculdade Pitágoras e especialista em carreira, Juliana Marjorie, ressalta que a rede social pode ser usada para auxiliar na carreira de um profissional, mas é preciso adotar alguns cuidados. “Quando pensamos em redes sociais, estamos falando sobre imagem, e a imagem profissional é um resultado de aparência, comunicação e comportamento. Caso o intuito seja utilizar as redes como forma de potencializar a carreira, é necessário manter atenção a esses pilares, como nos apresentamos, como nos comunicamos e como nos comportamos”, explica.

Gláucio Amaral acrescenta que um profissional que tenha a criatividade como parte de suas “obrigações”, terá no TikTok uma canal poderoso para se vender. O raciocínio também vale para empresas que buscam candidatos. Nós mesmos aqui na agência já divulgamos uma vaga no TikTok, exatamente porque buscávamos um profissional que cuidasse dos nossos clientes na plataforma. Fazia sentido. Se a empresa já tiver um perfil popular no TikTok, com bastante seguidores, vale a pena divulgar as vagas por lá. 

O Diretor Executivo da Ecco, Gláucio Amaral, fala sobre o TikTok

O Diretor Executivo da Ecco, Gláucio Amaral


Juliana, que também é especialista em Negócios e Competências Digitais, defende que os profissionais devem usar as redes com atenção. “Sem a menor dúvida as redes sociais podem e devem ser usadas para auxiliar no desenvolvimento da carreira. A melhor maneira de usá-la é manter um posicionamento alinhado com o profissional e com o percurso de carreira desejado. As redes sociais hoje são a melhor forma de encontrar produtos e serviços. Sendo assim, existe um vasto universo de possibilidades a ser explorado para consolidação profissional”.

Veja mais: Como “vender” mais o seu trabalho e alavancar a carreira

Para a professora universitária, além da personalidade no vídeo e o discurso alinhado com a profissão, é fundamental evitar conteúdos que não são coerentes com a área e com os seus valores. Segundo ela, deve-se entender que cada indivíduo está sujeito a avaliações e interpretações diversas e que, portanto, determinados conteúdos podem arranhar a imagem.

Àqueles que desejam ou precisam elaborar um vídeo currículo, a especialista elenca quais informações devem conter e as principais características do currículo em vídeo. “Faça uma breve apresentação. Mencione as suas experiências profissionais mais relevantes, a sua trajetória educacional e suas conquistas profissionais e acadêmicas. Conte como pretende contribuir com a sua experiência para o desenvolvimento do seu trabalho e, por fim, compartilhe com entusiasmo e convicção os motivos pelos quais pretende ocupar essa posição”, conclui a educadora.

Por Bruno Piai