No embalo da Meta e do Twitter, quem também planeja um “passaralho” em sua força de trabalho é a Amazon. As demissões já começaram e rumores indicam que ao menos 3% do total de colaboradores da companhia devem perder o emprego. A porcentagem parece pequena, mas representa uma parcela extremamente significativa de pessoas. Mas não é só de demissões que vivem as empresas (ainda bem!) e as prioridades para 2023 já começam a ser desenhadas, sendo a cibersegurança uma das maiores.
Entenda isso e muito mais no GiroRH de hoje. Vamos lá:
Caminho incerto
A Adobe Document Cloud divulgou o estudo “The Future of Time: Redefinindo Produtividade durante a Incerteza”, sobre a evolução do trabalho, que entrevistou mais de 9.700 funcionários, gerentes de empresas e líderes de pequenas empresas em oito mercados globais, oferecendo uma visão abrangente de como a incerteza impactou a produtividade da força de trabalho, colaboração e inovação.
Em razão da incerteza contínua, 70% dos gerentes e funcionários relataram passar mais tempo no trabalho absorvendo ou discutindo a cobertura de notícias em comparação ao ano passado e 76% dos outros colaboradores disseram que um evento de última hora poderia afetar seu dia por algumas horas. Essa incerteza diminuiu a eficiência e a produtividade de todos eles, com a geração Z (93%) e a geração do milênio (87%) sentindo impactos mais fortes em comparação com as gerações mais antigas, incluindo 79% dos funcionários da geração X e 71% dos boomers e seus pares mais velhos.
Chave de ouro
Para terminar 2023 com estilo, o último EncontRHo do ano já está com as inscrições abertas para tratar de um assunto crucial para o RH moderno: gestão de pessoas na era dos indicadores.
Com mais de 30 anos de experiência na área de Administração de Pessoal, Claudia Bonacelli trará as tecnologias mais poderosas para processos seletivos, os indicadores que deixam o RH ainda mais estratégico, dados de Power BI que melhoram os processos de gestão de pessoas e muito mais. 100% online e gratuito, o evento está marcado para o dia 15 de dezembro, às 17h. Marque na agenda e faça sua inscrição agora mesmo neste link.
De olho na cibersegurança
44% das lideranças corporativas de todo o mundo apontam a segurança digital como a principal preocupação para 2023. É o que revela a nova pesquisa Red Hat Global Tech Outlook, relatório que reúne as principais tendências para o mercado de Tecnologia da Informação (TI). Na edição deste ano, o estudo ouviu 1.703 lideranças de pequenas, médias e grandes corporações.
Segundo quase metade dos líderes de TI ouvidos, episódios recentes envolvendo o sequestro e vazamento de dados em todo o mundo destacaram a vulnerabilidade de ambientes de tecnologia corporativos e a necessidade de estruturas mais robustas na área. Tanto é assim que cerca três quartos de todas as lideranças entrevistadas (78%), “aumentaram um pouco” ou “aumentaram bastante” os investimentos com cibersegurança durante 2022 para proteger o acesso de aplicações e resguardar dados sensíveis de possíveis ataques digitais.
Demissões de A a Z
Na última quarta-feira (16), a Amazon, já conhecida pelo alto turnover de colaboradores, confirmou o início de um robusto processo de demissões em massa. A expectativa é que mais de 10 mil profissionais sejam desligados da companhia, embora o número não tenha sido divulgado oficialmente.
Se os rumores forem verdadeiros, os desligamentos afetarão 3% de toda a força de trabalho da gigante do comércio eletrônico. Dave Limp, executivo da divisão de dispositivos, alegou que as demissões são fruto de “um ambiente macroeconômico incomum e incerto”.
Diversidade em destaque
Às vésperas do Dia da Consciência Negra (20), a Ambev segue com a sua série de compromissos para promover a equidade racial na companhia. Após contratar mais de 500 profissionais negros, a empresa avança nessa jornada e acelera o desenvolvimento de líderes para ocuparem posições seniores e de lideranças, com o programa Dàgbá – Líderes do Futuro.
A iniciativa tem como meta continuar estimulando a evolução cultural da companhia ao promover a diversidade e a inclusão étnico-racial de profissionais em cargos de liderança, acelerando suas carreiras.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas mudar essa realidade é um desafio assumido pela companhia. Se queremos mais diversidade em nossos cargos de lideranças, precisamos continuar investindo nessa jornada de acelerar, construir e entregar um novo futuro aos talentos negros da companhia, criando oportunidades reais de termos pessoas que ocupem esses cargos e espaços. Por isso, desenhamos esse programa de desenvolvimento, centrado na pessoa negra, fortalecendo nosso potencial e negritude, gerando visibilidade, estruturando conhecimento e construindo um futuro realmente de mais razões para brindar”, afirma a Diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev, Michele Salles Villa Franca.
Expediente reduzido
14 capitais brasileiras já anunciaram que os dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo terão jornada reduzida ou ponto facultativo para servidores públicos municipais. A informação é da CNN Brasil, que acrescenta que os serviços essenciais não terão mudanças no funcionamento nas datas das partidas.
As capitais são: Belo Horizonte (MG); Boa Vista (RR); Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Goiânia (GO); Manaus (AM); Porto Velho (RO); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São Paulo (SP); e Vitória (ES).
LGPD bilionária
De acordo com um levantamento recente da Bravo Research, braço de Insights e Inteligência da Bravo, consultoria especializada na implementação e oferta de soluções de Governança, Riscos, Compliance e ESG, até 2025 o mercado global de soluções para LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) pode superar os US$ 4 bilhões. O motivo muito se deve ao custo alto de soluções não-compliance que as companhias estão enfrentando.
Embora esse número esteja elevado, ainda segundo o levantamento, há questões em relação à maturidade da organização. Cerca de 40% das organizações relataram que existe uma ausência de definição e liderança de proteção de dados. A falta de orçamento vem logo abaixo com 38,1%, seguida da falta da definição clara dos aspectos diante da lei com 36,1%.
Mulheres com propósito
Para celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, em 19 de novembro, a PepsiCo – em parceria com a FUNDES, organização internacional focada no desenvolvimento social – anuncia o atingimento das metas do “Mulheres com Propósito”, programa que nasceu com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e a prosperidade econômica de 12 mil mulheres na América Latina, promovendo o empreendedorismo e a empregabilidade feminina. A meta foi superada e a iniciativa atingiu a marca de 13 mil mulheres capacitadas, 2.200 apenas no Brasil.
Por meio do programa essas mulheres tiveram a oportunidade de serem reinseridas no mercado de trabalho e de impulsionarem seus negócios:
- Desenvolvimento de negócios: 90% das mulheres certificadas (2021), que têm seu próprio negócio registraram um aumento mensal em suas vendas entre 11 e 30% (entre 220 e 600 dólares).
- Networking: 92% das participantes expandiram sua rede empresarial.
- Empoderamento: 90% das participantes alcançaram maior independência econômica.
- Repercussão socioeconômica em famílias e comunidades: Mais de 28 mil pessoas foram indiretamente beneficiadas pelo programa.
Pegar ou largar
Em meio a tantas polêmicas recentes, não seria nada difícil criar um GiroRH semanal só com notícias que envolvem o empresário Elon Musk. Desta vez, o poderoso chefão do Twitter mandou uma mensagem em tom de ultimato para os colaboradores que sobreviveram à onda de demissões.
No texto, Musk deixou bem claro: ou aceita trabalhar em ritmo intenso por longas horas diárias ou pede para sair. Quem estivesse disposto a encarar o trabalho pesado deveria clicar em um link que confirmaria o desejo de fazer parte do “novo Twitter”. Aos que ignoraram o link ou optaram por não clicar, é hora de procurar um outro emprego.
Trabalho temporário
Com as datas sazonais de final de ano se aproximando, muitas empresas começam a se planejar para a contratação de trabalhadores temporários, um modelo de trabalho que segue forte no Brasil mesmo com a crescente informalidade e com a flexibilização de outras estruturas trabalhistas por conta da Reforma de 2017.
Todavia, o que muitas pessoas não têm em mente é que as contratações temporárias podem ter um potencial estratégico ainda maior do que habitualmente se vê no mercado nacional, e ele não se resume às datas festivas. Para isso, o parceiro certo faz toda a diferença. No RH Pra Você Cast da semana, Daniel Consani, CEO do Grupo TopRH, e o jornalista Bruno Piai falam com Poliana Pereira, Gerente Comercial da WE CAN BR, que traz todos os segredos para fazer do trabalho temporário um diferencial poderoso. Confira no player acima ou pelos streamings.
GiroRH
O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.
E você já conhece os nossos conteúdos?
Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade
RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts
Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos
Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br
Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:
Capa: Via Depositphotos
Por Redação