O que você faz para tornar o planeta um lugar melhor? Que atitudes você desenvolve para isso?  Os desafios e as transformações do mundo moderno têm exigido equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente. Por isso, sustentabilidade está longe de ser modismo. É responsabilidade social e empresarial!

Mas então Leila, como eu posso ser uma pessoa mais sustentável? É uma mudança de hábito através da consciência, não tem outro caminho!

E como ser uma empresa sustentável? A empresa pode adotar ações da Agenda 2030, começar a fazer uso de produtos recicláveis ou reciclar as próprias embalagens, utilizar fontes alternativas de energia etc. Por fim, ter toda a empresa alinhada as 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e responsável mediante os impactos que seu negócio faz ou possa fazer ao meio ambiente.

Não dá mais para sermos omissos e esperar ver o que acontece, temos que investir em processos e tecnologias que garantam a sustentabilidade do planeta.

Meio ambiente, social e governança, essas três palavras englobam o novo conceito de sustentabilidade no universo corporativo (ESG – é assim que se compõe a sigla em inglês para o movimento Environmental, Social and Governance).

Desde quando eu me dei conta da seriedade e amplitude da preservação do meio, radicalizei! Abracei uma causa e estou comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos anos, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É através de ações importantes e inteligentes que fazemos a diferença para toda a sociedade. Muita coisa pode compactuar com a agenda 2030 proposta pela ONU. A soma dessas ações multiplica resultados para todos nós e para o planeta. Vamos juntos nessa?

Por Leila Navarro, palestrante Internacional com foco em comportamento e motivação, empresária, startuper, mentora e conferencista. Autora de 16 livros. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Site institucional. Foto: Divulgação.