Endomarketing e ambiente de trabalho: Ferramenta essencial para engajar, motivar e promover felicidade para os colaboradores. De acordo com a pesquisa “The Happyness Dividend”, divulgada pela Harvard Business Review, a felicidade aumenta quase todos os resultados empresariais, como as vendas em 37%, a produtividade em 31% e a precisão nas tarefas em 19%, além de propiciar inúmeras melhorias na saúde e na qualidade de vida.

Por outro lado, um estudo da Gallup mostra que o nível de preocupação e estresse nas corporações bateu um recorde em 2021: 44% dos funcionários entrevistados disseram estar estressados no trabalho.

O tema está cada vez mais relevante por estar ligado não só a saúde mental, mas por estar diretamente ligado à produtividade e também como forma de diminuir o turnover das empresas.

Com isso, diversas companhias estão criando funções específicas para isso, mas também reforçando ações de extrema importância interna como forma de melhorar o nível de felicidade, engajamento e qualidade do ambiente de trabalho, entre elas – o endomarketing.


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Esse setor tem ganhado destaque como uma poderosa ferramenta, promovendo ações e iniciativas voltadas para o público interno, desempenhando um papel fundamental na criação de um ambiente de trabalho saudável, motivador.

Por meio dele também promove um clima organizacional positivo, fortalece vínculos entre os funcionários e a empresa, fortalece a cultura organizacional e consequentemente aumenta a produtividade e qualidade do trabalho. Até porque quando os colaboradores se sentem valorizados e envolvidos, eles tendem a ser mais felizes e engajados em suas atividades.

RH TopTalks cobertura

Além disso, o endomarketing contribui para o alinhamento dos colaboradores com os valores e objetivos da organização. Quando os funcionários entendem e se identificam com a cultura da empresa, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca, transmitindo uma imagem positiva para clientes e stakeholders.

Nos últimos meses, as empresas têm reforçado o número de ativações internas, com um aumento significativo nas solicitações de ações de endomarketing. Só internamente, já registramos um crescimento considerável na demanda por essas iniciativas com eventos que vão desde convenção, festa junina a um lançamento de um novo produto em primeira mão para colaboradores, com cada vez mais receita sendo investida e também uma demanda por mais criatividade nas ações desenvolvidas como forma de serem mais impactantes, com resultados positivos e de motivação dos colaboradores.

Ao propor uma ativação de endomarketing, é essencial considerar alguns pontos-chave. Em primeiro lugar, é fundamental alinhar a estratégia às necessidades e valores da organização. Compreender a cultura e os objetivos da empresa é crucial para criar ações que sejam relevantes e impactantes. Além disso, é importante envolver os colaboradores no processo, permitindo que eles participem e contribuam com ideias. Dessa forma, eles se sentirão valorizados e engajados com a iniciativa.

Um dos resultados, além dos mencionados, também é o reconhecimento do setor de marketing, com projetos de endomarketing concorrendo a prêmios em diversas categorias e trazendo formatos inovadores. No entanto, não importa quão pioneiro seja, ainda é essencial como qualquer outro projeto, medir os resultados, avaliar o impacto das ações e também buscar o feedback não só de funcionários mas também da empresa como um todo, como forma de continuamente aprimorar e adaptar as estratégias conforme necessário.

Endomarketing como ferramenta no ambiente de trabalho

Por Ti Bernardes, diretor-geral da Agência MAK

 

 

 

Ouça o episódio 151 do RH Pra Você Cast, “Chegou o momento de você ser egoísta com a sua carreira“. Ao que a palavra egoísmo te remete? Orgulho? Presunção? Falta de altruísmo? Por mais que seja habitual entendê-la como algo negativo, para o mentor de carreiras e autor do livro “Seja Egoísta com a sua Carreira”, Luciano Santos, a palavra pode não apenas ser ressignificada, como também pode ser a condutora para uma carreira feliz e de sucesso.

Nesse episódio do RH Pra Você Cast, Santos aborda fatores-chave para o desenvolvimento de uma carreira saudável, na qual o olhar para si próprio se manifesta como um diferencial para superar obstáculos que nos travam no dia a dia corporativo. Confira:

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Capa: Depositphotos