Inteligência emocional: as estratégias mais assertivas para desenvolvê-la no mercado corporativo. A inteligência emocional é um conceito, em psicologia, que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. No entanto, os impactos da presença ou ausência da inteligência emocional nas relações é algo que tem ganhado cada vez mais relevância nos dias de hoje.

Olhando para este cenário, resolvi compartilhar aqui algumas estratégias assertivas  a fim de desenvolvê-la no ambiente corporativo.

O ambiente empresarial é, antes de mais nada, um ambiente de convivência entre pessoas, e consequentemente, permeado por diversos conflitos. Partindo deste princípio, precisamos assumir que conflitos podem ser ótimos ou péssimos.

E quando os conflitos são bons? Quando são administrados!

Neste cenário eles geram benefícios como:

– Melhor desempenho dos grupos;

– Surgimento de inovação;

– Otimização do diálogo;

– Geração de oportunidades;

– Fortalecimento das relações de confiança.

O contrário, por sua vez, é verdadeiro e impactante na mesma medida. O que pode ocorrer quando os conflitos não são administrados?

Neste cenário eles geram impactos como:

– Desconforto;

– Desgastes nas relações;

– Redução de desempenho;

– Distrações;

– Redução do engajamento.

E já que a base dos problemas são os conflitos, voltamos para o início da discussão, que é a base da solução dos conflitos. Ou seja, a maneira como os “atores” lidam com eles, o que, basicamente, significa desenvolver inteligência emocional.

E, como uma empresa pode ajudar seus colaboradores a desenvolver inteligência emocional, promovendo um ambiente mais engajado, com pessoas mais saudáveis e consequentemente, melhores resultados?

Basicamente, investindo no desenvolvimento individual, auto conhecimento e capacitação para atuação diante de problemas.

Existem muitos métodos que possibilitam o desenvolvimento da inteligência emocional em uma equipe de trabalho, e separei alguns aqui para inspirar sua empresa: 

  1.     Treinamentos especializados em inteligência emocional para profissionais;
  2.     Team Building focados na resolução de problemas de um grupo ou na melhoria do funcionamento de equipes;
  3.     Feedbacks recorrentes, preferencialmente com uma política, clara e bem estruturada;
  4.     Investir em programas de autoconhecimento;
  5.     Fomentar um ambiente de segurança, para que as pessoas possam expressar suas emoções de maneira adequada.

Estas são práticas que se aplicadas com consistência, certamente contribuirá para um círculo virtuoso no ambiente organizacional.

Inteligência emocional: estratégias assertivas para o corporativo

Por Dani Verdugo, empresária e headhunter, atua com executive search na THE Consulting.

 

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

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Capa: Depositphotos