Um CEO de sucesso sempre busca ajustar as estratégias para impulsionar seus negócios e isso inclui estar alinhado com o RH. O perfil pode ser bastante diversificado, afinal, não existe um curso superior específico ou um plano de carreira único para quem deseja ocupar esta posição.

Além disso, a jornada de trabalho é totalmente diferente quando comparamos, por exemplo, com a de um CEO em uma startup.

Entretanto, é evidente que algumas características e habilidades são comuns nos mais diferentes ambientes corporativos. Coisas como formação internacional, domínio da área financeira e visão sistêmica além do alcance.


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No entanto, quais são os fatores que podem contribuir para que um CEO tenha uma alta taxa de performance em qualquer situação? Indo além, o que pode fazer com que seja considerado de sucesso?

Qual o papel de um CEO de sucesso?

O CEO terá uma preocupação de pensar no futuro estratégico da empresa. Para isso, ele deverá antecipar cenários e tendências econômicas e fazer a gestão de objetivos para atingir os resultados esperados. Para isso, ele precisará desdobrar a estratégia para todos os públicos de relacionamento da empresa: mercado, clientes e, claro, colaboradores.

E no que se refere ao público interno, colocar “todos no mesmo barco” é o grande desafio de uma liderança. Dessa forma, podemos perceber que houve uma evolução nas qualidades dos CEOs e na maneira como os líderes pensam sobre suas empresas, funcionários, comunidades e até sobre si mesmos.

Por isso, as funções para se tornar um CEO de sucesso:

1. O CEO de sucesso representa a empresa em todas as situações

Como um bom estrategista, o executivo fará o gerenciamento das operações e recursos. Por vezes, dependendo do tamanho da empresa, ocupará funções nas quais precisará colocar a mão na massa, se ocupando um pouco mais de tarefas operacionais.

Mas, tudo bem que isto aconteça, pois no caso de uma startup, muitas vezes, o CEO é o próprio founder, ou seja, alguém que concebeu uma ideia de produto ou serviço, se apropriando desta imagem se mantendo, assim, como um grande referencial no mercado.

2. O CEO de sucesso é inovador

A inovação correrá nas veias de um CEO. E para se manter em cadência revolucionária, esse líder será sempre um guardião da cultura da empresa. Este é um dos pontos indiscutíveis para um CEO seja incrível.

Uma pesquisa da Harvard Business Review, que ouviu mais de mil executivos, identificou que muitas das organizações mais inovadoras do mundo compartilham cinco características principais:

  • Velocidade (para a inovação);
  • Tomada de decisão baseada em dados;
  • Comprometimento em estar sempre no topo do mercado;
  • Cultura empreendedora;
  • Foco incansável no cliente.

Para esses CEOs, “a cultura supera a estratégia” quando o assunto é evitar o último lugar no mercado. Eles citam que ter uma “cultura que abraça a mudança, preserva a diversidade de opiniões, e que assume riscos” é, portanto, o caminho para facilitar a inovação.

Porém, disseminar esses pilares não é uma tarefa que o CEO fará sozinho, pois ele sabe que será preciso criar um mindset único, que envolva toda a empresa e seus públicos de relacionamento. Mas que isso é possível apenas quando a cultura organizacional está bem alinhada.

3. O CEO de sucesso é um guardião do caixa da empresa, mas não só isso

É claro que um CEO deve se comprometer fortemente com o futuro financeiro de sua organização. Afinal, alocar eficientemente os recursos financeiros é uma de suas prioridades.

Por mais que ao seu lado esteja a figura de um CFO (Chief Financial Officer) ou de uma equipe especialista, a saúde financeira sempre será uma premissa para qualquer empresa, de todo porte. Para atrair investidores, um CEO precisará se comunicar bem para vender a sua empresa e produto e mostrar que sabe contratar as melhores pessoas, montando um time que, verdadeiramente, irá performar.

4. O CEO deve ter acesso a dados analíticos

Não apenas um guardião da cultura da empresa. Um CEO será o responsável por moldá-la, definindo valores e comportamento organizacional.

Um líder sabe que por mais que possua um instinto aguçado para o mercado e seja capaz de antecipar tendências e criar novas oportunidades de negócio, a formatação de uma cultura não é um processo que será desenvolvido baseado em seu “feeling”. Para isso, o CEO deve contar com os dados de seu RH.

5. Um CEO de sucesso tem as prioridades estreitamente alinhadas com o RH

A modelagem de uma cultura corporativa sólida é o que irá sustentar a estratégia de uma empresa de diversas formas. E é evidente que para se manter dentro deste objetivo, será necessário contratar, treinar e reter pessoas para representar essa cultura.

E este alinhamento perfeito é visto em empresas nas quais o RH se reporta diretamente ao CEO. Um CEO de sucesso manterá ao seu lado o gestor de RH para que a tomada de decisões não se baseie puramente em números e informações financeiras e tendências mercadológicas.

Assim, permitirá entender quais departamentos são mais produtivos e quais os talentos a empresa precisará para o futuro.

6. O CEO de sucesso enxerga o desenvolvimento interno

Assim como a crescente ideia de que o desenvolvimento local de uma empresa deve ser prioridade antes de um olhar global, os CEOs precisam enxergar que o desenvolvimento interno de um negócio deve vir antes de uma expansão.

De acordo com a Glassdoor, 81% dos colaboradores se sentem mais motivados para trabalhar quando seus chefes dão atenção ao seu trabalho. Pode parecer batido, mas o principal ativo de um negócio são as pessoas que o compõe, sendo assim, criar e apoiar um time engajado que tenha alta performance é o segredo para enfrentar os desafios do mercado.

Junto com a área de recursos humanos, o corpo diretor de uma empresa precisa olhar para os ativos que têm, traçar estratégias para melhorar o engajamento e desempenho, a fim de poder evoluir o negócio de acordo com as demandas de mercado.

7. Um CEO de sucesso inspira os colaboradores

No papel de líder, o CEO deve ser como uma inspiração para os colaboradores a fim de motivá-los. Mas isso só acontece se este realmente entender e estiver preocupado com a saúde interna da empresa.

Por isso, pesquisas de clima e engajamento e de avaliação de desempenho 360º são essenciais para que os executivos possam, junto com um planejamento de RH estratégico, olhar para como os colaboradores se sentem e estão evoluindo no negócio, a fim de traçar planos de aumento do engajamento.

À medida que o líder entende quais as motivações e capacidades internas, ele pode ir para o mercado com um olhar mais realista e seguro.

8. O CEO de sucesso dá e recebe feedbacks

O feedback é benéfico a todos, principalmente aos CEOs. Segundo a Universidade de Harvard e da Wharton, um agradecimento do CEO pode aumentar em 50% a produtividade do colaborador.

Ao mesmo tempo, a figura do CEO deve passar segurança aos colaboradores, mostrar que entende do negócio, da estratégia e que está alinhado à cultura. No entanto, às vezes fica difícil para o líder parar e analisar seu comportamento e entender se os colaboradores se sentem à vontade para dar ideias, sugestões ou fazer críticas.

É aí que entra o feedback. Se o CEO tem a visão geral, os colaboradores têm a específica. Eles sentem a operação do dia a dia e podem melhor contribuir para otimizá-la. Além disso, os profissionais podem também apontar comportamentos do CEO a serem aprimorados para melhorar a cultura do negócio.

Você é um CEO de sucesso?

O que o transforma em um CEO de sucesso é sua predisposição para se cercar das pessoas certas. Afinal, manter uma empresa competitiva no mercado não é tarefa para uma única pessoa.

Para isso, deve perseguir, os talentos que irão difundir a cultura e valores que ele mesmo possui. Em sua mesa estará o RH analítico, que lhe trará todas as análises e informações para qualificar e quantificar o valor dos colaboradores para impulsionar os resultados da organização.

8 dicas para se tornar um CEO de sucesso

Por Bruno Soares, CEO da Feedz, plataforma completa para engajamento e desempenho de colaboradores. Com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de produtos e operações, atuando em empresas em fase startup com zero em faturamento até multinacionais com valor superior a 1 bilhão de dólares, Bruno é certificado Dale Carnegie, Management 3.0, e em Disruptive Strategy pela Harvard Business School.

 

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