Como fazer a gestão de pessoas em uma agência de comunicação

Administrar pessoas de forma híbrida e/ou 100% remota é um desafio que precisa de planejamento para ser feito com sucesso.

Os processos de inovação e comunicação dentro das empresas passaram por transformações e aceleraram devido aos impactos da pandemia. Adaptar os modelos de gestão também foi necessário, principalmente quando falamos de negócios ligados à agências de publicidade e marketing.

Nas agências é comum as ideias de troca de experiências entre os colaboradores, seja no cafezinho ou no almoço.

A flexibilidade de horário pelo modo híbrido fez com que a empresa e o cliente se adaptassem a esse formato. Mesmo com a carga horária estipulada em horário comercial, uma agência consegue agendar uma reunião de acordo com o melhor horário do cliente.

Outro ponto positivo foi que a comunicação se fortaleceu ainda mais entre empresa e colaborador, tornando-se mais acessível uma conversa conversa fora do horário de trabalho, servindo também para o apoio emocional.

Mas como trazer a cultura organizacional da agência de comunicação de forma remota?!

Mantendo os colaboradores produtivos e com qualidade de vida de forma online?!

A primeira ação é ter a consciência e a prática da escuta ativa! É necessário criar um calendário de feedback, e escutar esses colaboradores. Para que a empresa possa traçar os objetivos do time alinhado com os objetivos da agência.

Além do feedback, é importante fazer com que os colaboradores saiam um pouco da rotina para promover integração entre todos!

Além da gestão de pessoas, é primordial que uma Agência de Comunicação e/ou de Marketing adotem novos processos e trabalhem com o sistema digital, a fim de melhorar a comunicação e produtividade das equipes. Em pouco tempo, o formato de gestão padrão, dentro das empresas, transformou-se em novas práticas e concepções.

Novos conceitos de relacionamento social surgiram, e as redes sociais e as tecnologias se transformaram em meios de comunicação imprescindíveis para manter o controle da gestão, e a interatividade entre chefe, líderes e colaboradores.

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Twilio (plataforma líder de comunicação em nuvem) com mais de 2.500 executivos, mostrou que a transformação digital e os processos de inovação das empresas apresentaram uma aceleração da tecnologia. A era da comunicação virtual se faz presente no mundo dos negócios, como também nas Agências de Comunicação.

O trabalho home office ganhou espaço e está se tornando padrão na maioria das empresas, onde os escritórios passaram a ter menos atividades presenciais. A maioria das agências adotarão o modelo híbrido (Parte da semana as atividades serão feitas de forma presencial, na agência, e outra parte o colaborador poderá exercer a sua função no local que for melhor para ele).

A produtividade ficou mais realçada à medida que, um profissional reconhece o seu melhor horário para as realizações das tarefas. Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral mostrou que mais de 58% dos 1.075 respondentes afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos em home office. Uma modalidade que permitiu dar um intervalo durante o trabalho, onde no presencial era mais difícil de acontecer.

Dos desafios encontrados neste formato home office, surgiram dúvidas aos gestores:

  • como liderar uma equipe à distância?
  • como será o rendimento do funcionário?
  • como manter a produtividade?
  • como inspirar a motivação à equipe?
  • como saber se os funcionários estão satisfeitos com o ritmo e funções do trabalho?

São esses pontos que levam o gestor de uma agência de comunicação a criar uma relação mais presente e interativa com os seus colaboradores, por meio das redes sociais, seja pelas chamadas de vídeo (plataformas Zoom, Meet, Skype) e/ou manter contato em grupos de WhatsApp e no Linkedin.

Para uma melhor avaliação sob os aspectos de clima e cultura organizacional, o gestor de uma agência de comunicação deve observar as determinadas razões pelas quais dão vida e lucro a empresa, e um dos principais motivos é uma equipe engajada com a visão, valores e missão da Agência.

É muito importante que uma agência invista na qualificação da equipe, em novos materiais tecnológicos, que produza reuniões semanalmente para definições de metas e para a construção de um planejamento para as novas atividades.

O papel do gestor é a direção para transformar o trabalho em resultados positivos e lucrativos através da sua liderança, possuir uma visão macro da empresa para estimular seus funcionários a possuírem a mesma paixão pelo negócio, mesmo sendo um trabalho remoto. Manter a veracidade e a transparência dos objetivos são fundamentais para trabalhar com o mesmo entusiasmo e união.

Uma entrevista feita com 627 colaboradores de várias agências de comunicação realizada pela Resultados Digitais em parceria com a Studio mostrou que dentre 65% dos gestores (gerentes, CEOs, diretores) a grande maioria exerce mais de uma função dentro da agência e apenas 18% revelou fazer uma gestão de tempo estratégica.

O distanciamento social trouxe novos mecanismos de trabalho para a uma agência de comunicação, relacionados aos formatos estruturais, tecnológicos, virtuais e de relacionamento entre líderes e funcionários.

As empresas estão se moldando ao modelo híbrido de trabalho (online e parte da equipe presencial). E conforme o gestor é mais flexível às mudanças e adequações que o mundo oferece e/ou exige, as práticas e as novas modalidades de atuação no mercado se tornam mais favoráveis para manter a qualidade profissional de toda uma organização.

A gestão de pessoas em uma agência de comunicação

Por Leandro Rampazzo, especialista em Marketing e diretor da Godiva Propaganda há 6 anos.

 

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

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