O Global Sentiment Survey, uma das pesquisas mais importantes destinadas ao público de treinamento & desenvolvimento, trouxe uma nova atualização sobre as tendências e preocupações globais dos profissionais do setor. A edição de 2023 do estudo, realizada com 3.996 respondentes de 100 países, trouxe diversas mudanças no rankeamento dos tópicos em relação a 2022. O que não mudou, porém, foi a primeira colocação entre os temas que a comunidade de T&D enxerga como os de maior atenção para a área. O topo segue com Reskilling/Upskilling (12% – 0,5% menos do que no ano passado).
Na sequência do ranking, a Inteligência Artificial, tópico que ocupou a 12ª posição em 2022, assumiu a vice-liderança do relatório atual com 9,2% dos votos dos participantes. O crescimento é justificado por novas tecnologias que prometem remodelar conceitos de desenvolvimento de pessoas, sendo o ChatGPT uma delas.
Completando o pódio do levantamento está a gestão de talentos baseada em habilidades, uma estratégia adotada por organizações que visam potencializar as skills dos colaboradores e que têm nelas as referências para construir equipes mais engajadas e produtivas. O tema contou com 9% dos votos totais e saiu da sexta colocação no ano passado para o atual 3º lugar.
Veja mais: O importante papel do RH e do T&D na inovação das empresas
“Nós voltamos para onde acreditávamos que estaríamos em 2019, quando a Inteligência Artificial esteve em 2º lugar, ou em 2020, quando o Learning Analytics terminou em 1º. O poder da IA e a capacidade de lidar com dados tornaram-se extremamente mais sofisticados. O ChatGPT é apenas a mais recente expressão pública de décadas de trabalho”, salienta Donald H. Taylor, responsável pela pesquisa e especialista em aprendizagem, skills e capital humano.
Outros pontos que chamam atenção no report são as quedas de tópicos como coaching/mentoria e microlearning. O primeiro saiu da 4ª posição em 2022 para a 7ª em 2023 (7,6% para 7,4%), enquanto a outra temática ressaltada caiu da 7ª para a 10ª posição (6,9% para 6,1%). Vice-líder em 2022, a aprendizagem social/colaborativa também teve declínio. A queda para o 5º lugar veio acompanhada de uma baixa de 2,1% (9,6% para 7,5%).
Por Bruno Piai