A diferença entre distintas gerações pode trazer muitos benefícios para sua empresa, mas como lidar com as diferenças entre elas? Saiba mais neste post!

Junte um grupo de estranhos, peça que trabalhem lado a lado no mesmo prédio ou escritório por oito horas por dia, e você certamente terá algum conflito. Agora imagine aquele grupo contendo pessoas de diferentes gerações, todas com diferentes valores e visões de mundo, a quantidade de conflitos pode se multiplicar muito. Nisso, você tem um grande desafio. Entretanto, gerenciar e motivar uma força de trabalho diversificada não precisa necessariamente ser uma situação difícil. Com as habilidades, mentalidade e ferramentas certas, seus gerentes podem se tornar a cola que mantém o time unido. Veja as dicas que vão grudar na sua mente!

  1. Elimine seu preconceito

Pense em todos os estereótipos que você ouviu sobre uma geração específica. OK. Agora, esqueça-os. Porque são essas expectativas que a sociedade criou para as diferentes gerações, que nos impedem de gerenciar cada colaborador de forma justa. Independentemente da idade, cada funcionário é um indivíduo único com seus próprios talentos, experiências e conhecimentos. E todos eles têm algo de bom para agregar à equipe.

Somente depois de remover o véu do preconceito, limpando sua mente para se concentrar mais nos resultados, em vez de em coisas como anos de emprego, idade, nível de educação etc., você descobrirá quais funcionários prosperam em determinados projetos e quais deles ficam estagnados. Isso dá a você, como gestor, as pistas que você precisa para sugerir treinamentos específicos ou para criar um programa de mentoria (algo que falaremos daqui a pouco!) em que os mais experientes podem ensinar os novatos. Porque não são apenas 5 gerações (veteranos, baby boomers, geração X, millennials e geração Z) de pessoas trabalhando juntas. Também podem ser 5 gerações de pessoas aprendendo, inspirando umas às outras, e por último, mas não menos importante, se beneficiando dos pontos fortes um do outro.

  1. Crie uma cultura de feedback contínuo

Uma cultura empresarial mais forte, maior produtividade e melhores relacionamentos entre todas as gerações. Não é isso que todos desejamos em nossas equipes? Acontece que para conquistar isso, primeiro você precisa criar uma cultura de feedback aberta e transparente. Em geral, 85% de todos os colaboradores querem se desenvolver. Eles estão abertos a aprender novas habilidades para se tornarem uma versão melhor de si mesmos. Mas para que eles realmente comecem a trabalhar em seu desenvolvimento pessoal, é preciso que haja uma motivação, um empurrãozinho para começar. E o feedback certo, no momento certo, pode ser exatamente esse incentivo.

Ao criar uma cultura de feedback contínuo em sua equipe, em vez de revisões anuais tradicionais, você cria um estímulo constante para a melhoria. Você não apenas incentiva o feedback contínuo em seus processos atuais, mas também incentiva os funcionários a darem feedback uns aos outros e fazerem do desenvolvimento pessoal uma prioridade dentro da organização.

  1. Trabalho em equipe para tapar todos os buracos!

Uma equipe formada por funcionários de diferentes gerações significa que você deve considerar todos os diferentes pontos fortes, competências e experiências ao planejar determinados projetos ou tarefas. Cada idade possui algumas características distintas e atributos profissionais positivos que podem ser compartilhados com a equipe. Portanto, equipes intergeracionais são uma ótima maneira de permitir que os pontos fortes de cada geração e indivíduo se destaquem. Além disso, uma colaboração como essa pode gerar novas ideias e formas de pensar. O que acaba por fomentar o espírito de inovação.

Para garantir que uma equipe intergeracional se torne bem-sucedida, as soft skills relacionadas à comunicação de todos os membros da equipe devem estar no mesmo nível, uma vez que uma boa comunicação e uma mente aberta são requisitos básicos para reconhecer os valiosos insights, experiências e pontos de vista que cada membro da equipe tem a oferecer.

Outra ótima maneira de aproximar e integrar as gerações, são os programas de mentoria. Junte funcionários mais jovens com executivos experientes para trabalharem juntos em objetivos de negócios específicos. O que você provavelmente notará é que ambas as gerações compartilharão seus pontos fortes entre si. Mais uma vez, confiança e inteligência emocional são pontos fundamentais para fazer esse tipo de cooperação funcionar. Contudo, se um programa de mentoria for bem-sucedido, pode ser a cola que mantém todas as gerações unidas. Estes programas permitem transferir conhecimento, insights e gerar ideias inovadoras de maneira excepcional.

  1. Envolva-os

Não há melhor maneira de integrar sua equipe do que colocá-los na mesma página com um propósito em comum. O verdadeiro trabalho em equipe acontece quando um grupo de funcionários se reúne para se concentrar em um objetivo comum. Um ponto claro definido, compartilhado e específico no horizonte para trabalhar. Dessa forma, seus funcionários, independentemente da geração, terão uma experiência compartilhada que eles só podem conquistar trabalhando juntos, usando os pontos fortes, qualidades e conhecimentos uns dos outros. 

Aqui na Goodhabitz temos recursos que podem ajudar você a organizar esses pontos abordados no texto. Nossos cursos sobre “Como pedir Feedback”, “Todos a bordo” e “Equipe unida” podem te dar aquela força pra ajudar na integração entre as gerações.