Em um mundo hiperconectado, gerenciar a comunicação e o engajamento dos times nas organizações nunca foi tão complexo. Com o surgimento de novas tecnologias, a área de Recursos Humanos deve inovar para trazer ainda mais valor frente ao público interno. Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com recorte para América Latina corrobora essa realidade, na qual 61% das empresas que usam a inteligência artificial em seus processos acreditam que a confiança das equipes aumentou.
“Isso é um fator que tende a ganhar ainda mais relevância e força nos próximos anos: o uso de novas tecnologias para gerenciar o relacionamento entre RH e outros departamentos, entre lideranças e liderados. Não conseguimos mais fugir da realidade que é: as pessoas optam pelo uso de inteligência artificial e outros recursos para otimizar tempo, padronizar conteúdos, mas também gerar novas ideias a partir do que eles podem oferecer”, comenta Jan Krutzinna, CEO e fundador da ChatClass, startup com a missão de democratizar o acesso à educação de qualidade via IA e chat.
Levando essa nova realidade em consideração, Krutzinna cita quatro insights para que a liderança inove no relacionamento com seu time. São eles:
Conheça a empresa na qual você está inserido
A cultura organizacional é um elemento que permite que novas tecnologias e propostas sejam ou não implementadas. “Tudo começa a partir das normas, dos processos e da rotina da empresa. Se ela não é aberta para receber novas formas de gerenciamento, é importante argumentar o porquê a implementação de novos processos e métodos são importantes para garantir vantagem competitiva a longo prazo”, informa Jan.
Envolva a diretoria
“Determinado processo pode ser considerado uma boa prática para outros núcleos e departamentos da empresa. Dessa forma, envolver a diretoria em novas formas de gerenciamento e disseminação de informações pode ser relevante para expandir esse conhecimento para outras partes da organização”, conta o executivo.
Teste novas tecnologias e processos
Consultar cases e buscar formas de gerar valor por meio de novas ferramentas são passos importantes para otimizar o relacionamento com os times. “Às vezes, determinada mensagem pode ser padronizada e agendada para um horário específico, no qual todas as pessoas do time estarão conectadas e com tempo para se aprofundar em determinado conteúdo. Esse pode ser um caminho”, pondera Krutzinna.
Mensure para gerar valor
“Qual método foi considerado o mais eficaz de acordo com os dados apresentados? É importante prestar atenção nisso para garantir que as práticas de relacionamento sejam realizadas de forma eficaz”, informa Jan. Criar métricas específicas pode ser uma forma de gerar ainda mais valor para as estratégias.
Por Redaçaõ