A inteligência artificial tem revolucionado a forma como as empresas e profissionais de diversas áreas se comunicam e interagem com seu público-alvo. Uma das ferramentas mais poderosas no campo da inteligência artificial são os prompts, que ajudam a construir narrativas envolventes e eficazes.
A interação eficaz com os modelos de linguagem baseados em IA é fundamental para maximizar a produtividade e garantir conteúdos consistentes. Pensando nisso, a especialista em Inteligência Artificial e CEO da Niara, Lisane Andrade listou uma série de dicas que auxiliam profissionais a potencializarem seus resultados e alcançarem melhores resultados com o auxílio dessa ferramenta. Confira:
- Seja específico: Quanto mais específico e direto for o seu prompt, melhores serão os resultados. Em vez de perguntar “Como escrever um bom artigo?”, experimente: “Quais são os elementos-chave para escrever um artigo sobre mudanças climáticas que tenha chances de ficar bem posicionado no Google?”
- Peça por fontes: Se desejar informações baseadas em evidências ou referências, inclua isso no seu prompt. Por exemplo: “Liste estudos científicos ou pesquisas sobre os benefícios da economia circular para o meio ambiente.
- Defina o formato: Quer um resumo? Uma lista? Uma resposta detalhada? Especifique o formato para direcionar a resposta da IA. Por exemplo, “explique, no formato de lista, os pontos principais do funcionamento de um e-commerce”.
- Reformule quando necessário: Se a resposta não atender às suas expectativas na primeira tentativa, reformule o prompt. Fazer perguntas de diferentes maneiras pode resultar em respostas mais alinhadas ao que você procura.
- Feedback contínuo: Após receber uma resposta, use-a como base para perguntas subsequentes. Esse tipo de diálogo interativo ajuda a IA a entender todos os detalhes de solicitações e por consequência entregar melhores sugestões de respostas, que vão de encontro com a necessidade individual de cada um.
- Estabeleça limites de tempo ou espaço: Se você deseja uma resposta concisa, estabeleça um limite. Por exemplo, “explique o conceito de gravidade em 100 palavras”.
- Combinação de dados: com as IAs, você tem acesso a diversos dados. Pense em como combiná-los. Por exemplo, para entender a audiência que se interessa por um determinado produto: “Quais os dados demográficos e de interesse do público que se interessa por velas aromáticas?”
- Pratique: Assim como qualquer habilidade, quanto mais você interage com a IA, mais eficiente se torna na formulação de prompts.
- Colaboração Humana-IA: Não se esqueça de que a IA é uma ferramenta. Use-a em conjunto com sua expertise, intuição e julgamento humano para resultados mais robustos e ricos. E sempre revise e personalize o conteúdo gerado pela IA, de acordo com sua marca”.
Veja mais: 5 erros comuns que atrapalham a utilização do ChatGPT
A especialista explica que dentro da Niara existe uma solução que contempla vários prompts que auxiliam na experiência dos usuários, com vários assuntos que podem ser usados e explorados ao máximo.
“No ChatSEO há uma Biblioteca de Prompts com vários comandos prontos que facilitam os usuários em obter melhores resultados. Você não precisa escrever o seu prompt do zero. Basta utilizar os nossos modelos”, explica.
Em relação aos prompts, Lisane reforça a importância de se refinar as abordagens e alcançar resultados mais assertivos com o auxílio das ferramentas artificiais.
“Os prompts de inteligência artificial são uma ferramenta poderosa para aprimorar a comunicação e interação com o público. O domínio da arte de criar prompts eficazes pode significar a diferença entre obter informações gerais e soluções personalizadas e valiosas. Convidamos profissionais de todas as áreas a experimentar e refinar suas abordagens, explorando o vasto potencial que os modelos de linguagem oferecem”, finaliza.
Por Redação