Por Robson Campos, diretor de produtos de RH da TOTVS; e Bruno Soares, CEO da Feedz by TOTVS
Já faz alguns bons anos que o mercado de RH vem passando por profundas transformações, impulsionadas pelas grandes mudanças nas relações entre empresas e profissionais e, claro, pela (r)evolução tecnológica. Nesse sentido, cada vez mais companhias buscam integrar tecnologias de ponta a diferentes processos do dia a dia do RH, incluindo a consolidação de culturas organizacionais mais inovativas e integradas. Mas, o que nos espera em 2024?
Quando o assunto é tecnologia aplicada, assim como em vários setores, o uso de Inteligência Artificial (IA), sem dúvida, deve ganhar ainda mais protagonismo no RH, sendo usada em diferentes pontos da jornada do colaborador, além de aperfeiçoar as análises e otimizar processos internos, como atração e seleção – tudo isso sem deixar de lado a humanização, claro.
Existe uma transformação a ser feita em termos tecnológicos mas, acima de tudo, precisamos mudar a mentalidade de pessoas e empresas, entendendo de uma vez por todas que os profissionais não serão substituídos pela IA ou por robôs, porque a essência humana é fundamental e indispensável. Por outro lado, não podemos nos tornar apáticos ao tema. O RH é agente importante para estimular e fomentar a capacitação para que os times estejam aptos a lidar com a IA e extrair dela o melhor para o negócio, construindo inclusive uma cultura mais moderna e condizente com a realidade do mercado.
Com o uso de ferramentas tecnológicas desenvolvidas especialmente para atender as mais variadas demandas e processos de RH, a área consegue dedicar sua atenção e tempo para funções mais estratégicas e voltadas para o negócio.
Um RH estratégico é composto por um time que saiba transmitir as informações e tomadas de decisão do negócio para toda a organização, a fim de alinhar todas as áreas e pessoas em prol de um objetivo concreto, servindo como agente facilitador da mudança e da inovação. É preciso que o CEO enxergue o RH como um aliado e um ponto fundamental para o bom andamento do negócio.
Para isso, é importante que o RH faça uma leitura do perfil comportamental do CEO, entendendo se o executivo é mais analítico, enxerga padrões e possui um raciocínio mais lógico; se é um perfil realizador, que busca por desafios e tem a necessidade de entregar algo concreto, uma ação, um objetivo; ou ainda tenha um perfil de contexto, que se baseia nas ações passadas para estruturar as ações do presente e do futuro. A partir desse entendimento, o time de RH consegue estruturar projetos e processos alinhados ao perfil do CEO, destacando seu papel estratégico e obtendo melhores resultados.
A gestão estratégica de RH também pode incluir abordagens ágeis, flexíveis e colaborativas, a partir da ampliação da comunicação, do feedback contínuo e, consequentemente, de uma escuta eficaz, do trabalho em conjunto e propondo também mais inovações. Esse cenário promove o aumento da motivação e colaboração dos times, alinhando os objetivos individuais dos colaboradores aos objetivos globais da organização.
Em 2024, o RH também segue desempenhando seu papel de mediador, estando atento às pautas que estão sendo levantadas em rodas de conversas, pesquisas de clima, feedbacks, etc. Uma das que está mais em evidência nos últimos tempos, inclusive, é sobre modelos de trabalho.
Muitas empresas têm decidido voltar para o modelo totalmente presencial, o que tem causado conflitos com os colaboradores, que querem a manutenção da flexibilidade. Como resolver essa questão? Qual o papel do RH junto à alta liderança da empresa e aos profissionais? Como reter e engajar esses talentos? Essa discussão precisa ser acompanhada de diálogo, e o RH precisa estar preparado.
Outro tema totalmente relacionado ao anterior e fundamental para uma relação harmônica entre colaborador e empresa, é a construção de uma cultura sólida e forte, que seja facilmente transmitida e acreditada. A cultura reúne ritos e tradições que contam a história, a missão, os valores e a identidade da empresa. Ao mesmo tempo, é ingrediente essencial na equação de garantir boa dinâmica operacional e resultados. Uma cultura organizacional bem pensada e, de fato, praticada promove o engajamento dos times, atrai profissionais que se identificam com o propósito e posiciona a empresa de forma competitiva.
Alinhada à construção da cultura e de um ambiente saudável, está uma pauta urgente, indispensável e que precisa sair do discurso e ir para a prática: diversidade e inclusão. Equipes diversas e inclusivas são fundamentais para o sucesso do negócio, afinal, pessoas diversas contribuem com visões diversas, opiniões diversas e soluções diversas. E o negócio só tem a ganhar com isso. O RH é e precisa continuar sendo o embaixador do tema, com a compreensão de que é responsável por promover a diversidade em processos de recrutamento, sensibilizando os colaboradores e promover um ambiente realmente diverso e inclusivo.
Todos esses são temas relevantes e que precisam estar na agenda do RH em 2024. E para organizar isso tudo isso e não deixar nada para trás, um planejamento anual consistente é essencial. Esse plano é fundamental para a definição de orçamento, cumprimento de encargos e obrigatoriedades trabalhistas, ações complementares para fortalecimento de cultura, e por aí vai. Para apoiar o RH nessa missão, inclusive, a Feedz by TOTVS em parceria com a Swile lançaram o Planner RH e DP 2024 – fica a dica para quem quer se organizar! Você pode fazer o download clicando aqui.
Em 2024, o RH estratégico traduz direcionamentos, objetivos, métricas, vontades e anseios em ações práticas. As tendências de RH estão moldando um ambiente mais eficiente, centrado no colaborador e estrategicamente alinhado aos objetivos organizacionais.
A combinação de tecnologia de ponta + jornada digital envolvente + gestão estratégica está redefinindo a maneira como as organizações atraem, desenvolvem e retêm talentos em um mundo em constante evolução. E o RH pode criar a ponte essencial entre a inovação tecnológica, a resiliência humana e o sucesso estratégico. Que venha 2024!