Investir num benefício corporativo que reúne cuidados com a saúde física e mental é muito importante para que todos os colaboradores possam promover o autocuidado em todos os momentos da vida, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho.
A TotalPass é um benefício corporativo de saúde integrada que tem como objetivo promover a mudança de hábitos na rotina dos colaboradores. Atualmente, são mais de três mil empresas parceiras e 2,5 milhões de pessoas que podem usar o benefício.
Com o benefício TotalPass, as empresas e os colaboradores têm acesso a mais de 15 mil academias e estúdios fitness espalhados em todo o Brasil, incluindo as redes Smart Fit e Bio Ritmo, e mais de 250 opções de modalidades, como musculação, beach tennis, natação, yoga, pilates e muito mais!
Além de frequentar as academias físicas, a TotalPass oferece a possibilidade de treinar on-line com a Queima Diária e o Total Play. E não podemos esquecer do serviço de saúde mental: o Total Mind.
Visando o cuidado com a saúde mental e emocional, o Total Mind conta com mais de cinco mil psicólogos on-line pela Psicologia Viva para consulta. Já para aliviar os sintomas de problemas mentais e promover o autocontrole em todas as fases da vida, são mais de 400 áudios de meditação guiada pelo Zen App.
Em novembro, empresas acima de 100 colaboradores poderão contratar o benefício da TotalPass sem custo algum, pagando somente após o Carnaval de 2024. Assim, mais empresas poderão levar mais saúde e bem-estar com condições especiais durante a campanha “Tá Pago”, que durará até o dia 30 de novembro de 2023.
Contrate ainda este ano um benefício novo para os seus colaboradores e pague só no ano que vem. E o melhor de tudo: com o orçamento de 2024!
Aproveite agora mesmo e promova saúde integrada para todos os colaboradores da sua empresa com a TotalPass.
A seguir, veja como o benefício de saúde integrada pode ajudar o RH da sua empresa a promover mais qualidade de vida na rotina de todos os colaboradores.
Qual a importância das empresas investirem em saúde integrada?
Muito se fala sobre investir em programas de benefícios na rotina dos colaboradores, mas será que as empresas estão investindo corretamente? Ao falar de saúde, é possível dividi-la em três aspectos importantes: físicos, mentais e comportamentais.
Quando os três são trabalhados juntos, é oferecido ao time a saúde integrada, cujo intuito é promover todos os cuidados necessários para prevenir problemas que afetam a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários dentro da empresa.
No que diz respeito à saúde física, alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 47% dos brasileiros sofrem com o sedentarismo, ou seja, pouco menos da metade da população não pratica atividade física, impactando na qualidade de vida e, consequentemente, na rotina de trabalho.
Vale lembrar que muitos profissionais passam mais tempo trabalhando do que em casa ou fazendo qualquer outra atividade que ajude a manter o corpo em movimento, fator prejudicial à saúde, uma vez que pode trazer à tona alguns problemas como obesidade, colesterol alto e complicações psicológicas. Por isso, é essencial investir no incentivo à atividade física.
Já em relação à saúde mental, uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que o Brasil assumiu o ranking do país mais ansioso, com 18,6 milhões de pessoas.
Conforme o relatório “Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho”, divulgado pela OMS, estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho acabam sendo perdidos, uma vez que muitos profissionais possuem algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão, impactando no rendimento das atividades.
Além de impactar a rotina no trabalho, muitas empresas acabam sendo impactadas com o aumento do pedido de afastamentos, visto que esses profissionais precisam se ausentar para cuidar da saúde mental.
Um estudo levantado em 2022 pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 209.124 mil pessoas precisaram ser afastadas de suas obrigações laborais devido aos transtornos mentais.
O terceiro aspecto da saúde integrada é a saúde comportamental, afinal, assim como a saúde física e mental, ela visa conscientizar os colaboradores e construir um ambiente de trabalho mais seguro, preservando o bem-estar individual de cada pessoa por meio de ações internas de conscientização.
Ao pensar em cada um deles, a empresa estará promovendo um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor e saudável, mostrando que se preocupa com o cuidado de todos que fazem parte do seu time. Além disso, é uma maneira de melhorar o desempenho, as entregas e os resultados.
Quais os benefícios da atividade física na empresa?
A prática regular da atividade física traz muitos benefícios para a saúde física e mental dos colaboradores. Por isso, ao incentivar que todos tenham uma vida mais ativa por meio de esportes ou modalidades que atendam às suas necessidades, é possível melhorar a produtividade, o engajamento e o comprometimento de todos com a empresa.
Muitos outros podem ser adquiridos, principalmente para a empresa, uma vez que colaboradores felizes e satisfeitos tendem a melhorar as suas entregas. A seguir, separamos alguns outros benefícios para te ajudar a entender a importância da atividade física para o seu negócio:
1 – Diminui a taxa de absentismo
Falta de pontualidade, atrasos e afastamentos das obrigações por questões pessoais são mais recorrentes do que muitos gestores pensam em suas empresas. Geralmente, o absenteísmo acontece por muitos motivos, como, por exemplo, problemas de saúde, falta de motivação ou carga excessiva de trabalho.
Com a atividade física inserida na rotina, a empresa consegue contornar esses problemas, visto que é uma maneira de incluir o cuidado com a saúde dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho. Além disso, é uma ótima estratégia para diminuir os problemas de saúde e, consequentemente, prevenir o número de afastamentos.
2 – Reduz os gastos em saúde
Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), com participação de 668 empresas, as organizações brasileiras gastam 12% do orçamento do time de Gente e Gestão, em alguns casos, podendo chegar até 20%, ficando atrás apenas para os custos com o salário.
Sendo assim, quando a empresa dá a possibilidade do time escolher um esporte para se exercitar com frequência, reduz-se a incidência de doenças, sendo ótimo para a saúde de cada um dos colaboradores e, também, para a empresa, que diminui os gastos com exames, clínicas e qualquer outro tipo de assistência médica.
3 – Aumenta a produtividade
Além de prevenir os problemas de saúde, como doenças cardíacas e AVCs, manter o corpo em movimento ajuda a aumentar a produtividade na empresa. Conforme um estudo feito com 200 pessoas na Universidade de Bristol, no Reino Unido, foi possível perceber alguns benefícios, como aumento da concentração (21%) e mais motivação para trabalhar (41%).
Além disso, a atividade física ajuda a reduzir o estresse, melhora a criatividade e aumenta a motivação, fatores essenciais para quem deseja ter mais produtividade no trabalho.
4 – Reduz a taxa de turnover
Se antes os brasileiros tinham receio de pedir demissão, atualmente, este cenário mudou, sabia? O levantamento feito pela Robert Half, com alguns dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apontou o Brasil com a maior taxa de turnover do mundo, registrando 56%.
Com isso, os pedidos voluntários de demissão ultrapassaram os de desligamentos de 33% para 48%. Por isso, investir no cuidado com a saúde integrada é uma maneira de contornar o turnover, visto que esforços voltados à mente e ao físico aumentam a retenção e a atração de talentos.