O final de agosto foi agitado para a equipe do Clude, plataforma criada para ser uma alternativa a quem não tem plano de saúde. No dia 31, a empresa realizou o evento ‘A Retomada’, que contou com um time de especialistas para falar de práticas saudáveis não somente sobre o retorno ao trabalho, mas também a respeito do modelo híbrido e do home ou anywhere office.

100% gratuito, o evento online abriu os trabalhos com a dupla de nutricionistas Sthefanie Venturi e Mirelle Marques, e com a Head de Pessoas Maria Cláudia Biazon. A trinca de especialistas do Clude abordou a importância das pessoas readaptarem suas rotinas em caso de volta aos escritórios, afinal, muitas delas tiveram seus horários e também hábitos alterados com o trabalho remoto. 

Além disso, elas destacaram a necessidade dos RHs e líderes compreenderem que a retomada não significa que os profissionais estarão no ritmo que estavam pré-pandemia, sendo necessários apoio e paciência para auxiliar o time de trabalho a encarar as mudanças que virão no dia a dia.

Clude - bem-estar nas empresas

As nutricionistas Sthefanie Venturi e Mirelle Marques se juntaram à Head de Pessoas Maria Cláudia Biazon (centro) para falar sobre bem-estar na retomada

Em seguida, o jornalista Bruno Piai, do Grupo TopRH, que esteve na mediação das discussões, bateu um papo com a Head de Saúde Mental, Deborah Carvalho, e com a psicóloga Gabriela Pontes, ambas do clube. Intitulada ‘Saúde emocional e mental nas empresas (e fora delas!), a conversa ainda contou a participação super especial da CMO da BIMachine, Ana Paula Thesing

O principal ponto do debate foi a discussão sobre como tecnologia e psicologia se complementam para que as lideranças possam acolher melhor os colaboradores e tornar os ambientes corporativos mais saudáveis e abertos à comunicação, o que consequentemente é fator decisivo para o engajamento se potencializar. Cada um com seu propósito, análises de dados e testes psicológicas são ferramentas poderosas que dão ao RH e aos líderes a possibilidade de tomar decisões mais assertivas no processo de gestão dos colaboradores.

Clude tecnologia e psicologia

No estúdio estiveram Deborah Carvalho e Gabriela Pontes; Ana Paula Thesing participou a distância

A terceira e penúltima atração do dia foi uma palestra do Gerente Regional da Flash Benefícios, Evandro Cardoso. Munido de uma série de dados e pesquisas recentes, o executivo falou sobre o ‘boom’ dos benefícios flexíveis no mercado. De acordo com levantamentos trazidos por ele, o processo de flexibilização traz ao colaborador a possibilidade de ter mais liberdade e autonomia no uso de seus benefícios.

Cardoso ressaltou que o investimento em benefícios flexíveis está se tornando cada vez mais um diferencial de atração e retenção de talentos, uma vez que o funcionário se empodera e pode tomar decisões que se encaixam melhor com a sua realidade. Outro ponto importante trazido pelo gerente é a economia às empresas, uma vez que a unificação dos benefícios em um só cartão garante menos custos e também maior facilidade na gestão.

Por fim, o último debate (capa) foi conduzido pelo tema ‘O que esperar no retorno das atividades presenciais’. Nele estiveram presentes a Dra. Laura Gusman, Diretora Médica do Clude, e também da plataforma de saúde o Coordenador de Enfermagem Alex Antoniazzi e o Gerente de Vendas, Helton Reis.

A dinâmica trouxe assuntos polêmicos como a questão da vacinação nas empresas e dicas importantes para empresas que estão de fato já retornando ao escritório ou se planejando para tal. Segundo os especialistas, é fundamental que tanto o RH quanto os gestores reforcem as campanhas de conscientização tanto sobre a vacina quanto a respeito dos protocolos de saúde, uma vez que ambientes saudáveis contribuem para a saúde ocupacional e também a saúde mental estarem em dia.

Por Redação