A Udemy, plataforma de aceleração de habilidades com tecnologia de IA, acaba de divulgar o "Relatório de tendências de habilidades e aprendizado global 2026". Com base em dados de aprendizado de mais de 17.000 clientes corporativos da Udemy, o relatório explora os principais temas e habilidades que estão em alta e moldando o futuro do trabalho.
A adoção da IA está cada vez mais rápida. No Brasil, entre 2022 e 2024, o número de empresas do setor industrial que usam IA mais que dobrou, com um salto de 163% no período, segundo o IBGE. Os dados da Udemy mostram que empresas líderes estão investindo tanto em fluência em IA quanto em habilidades flexíveis (também chamadas de soft skills ou power skills), como liderança e comunicação, para requalificar colaboradores, redefinir funções e capacitar líderes a conduzirem as suas equipes pelas transformações impulsionadas pela IA.
"A IA pode automatizar tarefas antes consideradas impossíveis nos fluxos de trabalho tradicionais das empresas da região”, diz André Almeida, vice-presidente da Udemy para a América Latina. “Isso gera um senso de urgência para que as organizações da América Latina desenvolvam fluência em IA de modo a se manterem competitivas no mercado global. Além disso, as empresas na região que estão de fato prosperando são aquelas que tratam a adoção da IA como uma transformação técnica e também humana. A IA impulsiona eficiência, mas os humanos, por meio de habilidades como liderança e adaptabilidade, fazem com que máquinas não os substituam.”
Leia também:
- Inteligência Artificial e carreira: risco ou oportunidade?
- Chegando agora: por que jovens profissionais devem priorizar as soft skills?
Panorama das habilidades no Brasil para 2026
Os dados da Udemy revelam que o Brasil vive uma das mudanças mais dinâmicas na demanda por aprendizado em relação ao mundo todo. Em 2025, a IA foi o tipo de habilidade que mais cresceu entre os clientes brasileiros, com o consumo de cursos aumentando 170% em relação ao ano anterior. Esse salto mostra como as empresas estão correndo para preparar as suas equipes para as oportunidades e desafios da adoção da tecnologia.
Ao mesmo tempo, cresce a busca por habilidades flexíveis, como gestão de projetos, gestão do tempo e liderança, que ajudam times a navegarem pelas mudanças trazidas pela IA. Já as habilidades técnicas, como ciência de dados, Docker e Microsoft Power BI, seguem fundamentais para viabilizar a inovação e a eficiência.
As dez habilidades que mais cresceram em 2025 no Brasil, classificadas pelo aumento de consumo na Udemy, são:
- IA (+170%)
- Gestão de projetos (+19%)
- Gestão do tempo (+18%)
- Liderança (+13%)
- Scrum (+9%)
- Ciência de dados (+9%)
- Microsoft Power BI (+6%)
- Microsoft Excel (+6%)
- Docker (+4%)
- Agile (+2%)
Além disso, ao analisar o consumo total, classificando do primeiro ao décimo lugar, Python e Java lideram como as habilidades mais demandadas, reforçando o papel essencial da programação na força de trabalho brasileira. Microsoft Excel e Power BI também aparecem em destaque, evidenciando a importância contínua da análise de dados e da inteligência de negócios, enquanto IA, habilidades de comunicação e aprendizado da língua inglesa refletem a crescente necessidade tanto da fluência tecnológica quanto da colaboração global (pensando na comunicação e no inglês).
As dez habilidades mais procuradas no Brasil, com base no consumo total, são:
- Python
- Java
- AWS Certified Cloud Practitioner
- Microsoft Excel
- Microsoft Power BI
- JavaScript
- IA
- Comunicação
- Docker
- Inglês
“Os nossos clientes em toda a América Latina estão provando que, quando o aprendizado está diretamente conectado aos resultados de negócio, esses resultados são poderosos”, diz Almeida. “Exemplos como Prodapt e NTT DATA TS Brasil mostram como o aprimoramento em IA e o desenvolvimento de lideranças podem reduzir a rotatividade, acelerar a inovação e fortalecer o relacionamento com os clientes. Isso mostra como organizações da nossa região estão transformando o aprendizado numa verdadeira vantagem competitiva", acrescenta.
Insights globais
O relatório da Udemy identificou quatro áreas-chave de oportunidades para empresas que buscam acelerar habilidades em 2026:
- A fluência em IA deve ser requisito básico
Os profissionais que utilizam a IA de forma fluida, pensando criticamente sobre os seus riscos, resultados e impactos, serão os responsáveis pelos maiores ganhos de negócios. As habilidades de fluência em IA estão em alta demanda: a Udemy já registrou 11 milhões de matrículas em cursos de IA generativa até hoje.
- As habilidades flexíveis são essenciais para uma transformação bem-sucedida
As habilidades desenvolvidas com esforço, como pensamento crítico, comunicação e criatividade, permanecem indispensáveis, com os profissionais enfrentando disrupções impulsionadas pela IA e por outras inovações. O aprendizado de habilidades flexíveis cresceu 25% no último ano na Udemy Business, com o consumo de cursos de pensamento crítico tendo aumentado 37% e o de cursos de tomada de decisão tendo subido 38%.
- O novo normal: O aprendizado no fluxo de trabalho
Incorporar o aprendizado ao dia a dia transforma treinamentos por precaução em capacitação no momento certo. Ferramentas como o Role play da Udemy exemplificam isso, oferecendo cenários específicos com feedback imediato de IA.
- Escalar liderança e ética potencializa a adoção da IA
A liderança capacita colaboradores a reimaginar os seus papéis e os fluxos de trabalho usando a IA de forma responsável. Liderança é hoje a sexta habilidade de negócios mais consumida na Udemy Business,
