A sétima edição do MaturiFest, o maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil, apresenta a pesquisa “Transição de Carreira na Maturidade“, realizada pela pela Maturi e pela NOZ Inteligência. A pesquisa traz dados inéditos sobre a realidade dos profissionais maduros e suas motivações para mudanças de carreira.

A coleta de dados ocorreu entre 3 e 24 de junho de 2024, envolvendo 2.019 pessoas de 43 a 82 anos que estão no mercado de trabalho ou buscando recolocação profissional. Esse estudo revela importantes insights sobre a longevidade das carreiras e as transições profissionais após os 50 anos.

Insights e Descobertas da Pesquisa

Prolongamento da Vida Profissional:

  • 54% consideram prolongar suas vidas profissionais, mas ainda não tomaram medidas concretas;
  • 36% estão planejando e já tomaram medidas concretas para prolongar suas carreiras;
  • 10% não veem necessidade de estender suas carreiras.

Transição de Carreira:

  • 68% dos participantes estão buscando ou realizando mudanças de carreira;
  • 25% estão ativamente procurando novas oportunidades;
  • Não há diferença significativa entre aposentados (69%) e não aposentados (67%) nesse processo. 
  • As mulheres também se destacam na pesquisa, com 70% considerando ou já realizando uma transição de carreira, um número ligeiramente superior ao dos homens (65,3%).

Motivações para a Transição de Carreira:

  • 50% buscam melhores rendimentos e condições financeiras;
  • 47% procuram um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.;
  • 39% desejam novos desafios profissionais;
  • Uma maior proporção de aposentados (48%) do que não aposentados (36%) cita a busca por novos desafios como motivação.

Planejamento Financeiro:

  • 15% dos respondentes afirmaram ter um planejamento financeiro abrangente; 
  • 42% possuem um planejamento que pode não ser suficiente;
  • 43% não conseguem atualmente se planejar financeiramente para mudanças profissionais;
  • Mesmo entre aqueles sem reservas financeiras, 59% ainda consideram a transição de carreira.

Formas de Atuação:

  • 56% preferem atuar como consultores, autônomos ou freelancers.
  • 38% demonstram interesse em empreender.

“A pesquisa proporciona um olhar inédito sobre os profissionais maduros, revelando que a maioria dos entrevistados busca prolongar suas carreiras, melhorar rendimentos e alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. A transição de carreira aos 50, 60 anos ou mais é uma realidade. Compreender as necessidades e motivações desses profissionais ao realizarem uma transição profissional fornece dados valiosos para a formulação de  estratégias empresariais e políticas públicas”, afirma Juliana Vanin, coordenadora da pesquisa, economista e fundadora da NOZ Inteligência.

“O cenário atual mostra grandes exemplos de transição de carreira, como apresentadora de TV Eliana, que mudou de emissora como ir para a principal emissora do país no auge de seus 50 anos, e o jornalista Carlos Tramontina, que começou no empreendedorismo depois de construir uma carreira sólida como âncora de telejornal. Esses movimentos refletem a busca por novos desafios e melhores condições de trabalho, reforçando a importância de se adaptar e inovar na maturidade”, destaca Mórris Litvak, CEO da Maturi.  A pesquisa na íntegra pode ser acessada aqui.

Conexão com os talentos 50+

O MaturiFest, maior festival de emprego e empreendedorismo para o público 50+ da América Latina, também conta com a participação da TeleHelp, empresa líder no serviço de teleassistência para idosos. No embalo das jornadas de carreira e de transição profissional para a marca, a conexão entre talentos geracionais é um dos principais impactos para a construção de um mercado mais inclusivo.

“Na TeleHelp, acreditamos no potencial e na riqueza que a diversidade etária oferece ao mercado de trabalho. Participar do MaturiFest 2024 é uma oportunidade incrível para nos conectarmos com talentos maduros, que possuem não apenas a experiência, mas também a paixão e a dedicação necessárias para contribuir significativamente com nossa missão de oferecer segurança e tranquilidade para a terceira idade”, destaca José Carlos Vasconcellos, fundador e presidente da TeleHelp.

A empresa adotará um processo de captação de currículos, disponibilizando três opções para os participantes: um formulário acessível via QR Code, para preenchimento pelo celular; tablets disponibilizados pela TeleHelp para uso dos candidatos, garantindo que todos tenham a chance de participar.

“Empresas como a TeleHelp, que se engajam ativamente na inclusão de profissionais maduros, estão não apenas contribuindo para uma sociedade mais justa, mas também se beneficiando da vasta experiência e do comprometimento que esses profissionais trazem para o ambiente de trabalho”, comenta Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi.

O MaturiFest será realizado até amanhã, 16, com muitas atrações ainda a caminho. Ainda dá tempo de se inscrever. Faça parte desta grande troca clicando neste link – e garanta um desconto utilizando o cupom Telehelp10.

Por Redação