“Eu não preciso disso, meu marido tem dois empregos.” A famosa frase da personagem Rochelle, interpretada pela atriz e comediante norte-americana Tichina Arnold, no seriado ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, nunca fez tanto sentido dentro do mercado de trabalho brasileiro. Por aqui, contudo, não são só os maridos que têm mais de um trabalho e a dupla jornada é uma realidade de muitos e de muitas profissionais. Segundo pesquisa realizada pela Hostinger, empresa especializada em hospedagem de sites e suporte a empreendedores, 60% dos brasileiros têm mais de um emprego.
Para explicar o porquê da jornada extra de trabalho, os motivos, segundo o levantamento, são diversos. O principal deles é a busca por segurança financeira, motivação de 31% dos respondentes. Complemento de renda (26%), realização de um sonho pessoal (25%) e foco em quitar dívidas (6%) aparecem em seguida.
As motivações, inclusive, determinam o tempo dedicado à jornada extra. Se o objetivo é complementar a renda mensal, o segundo trabalho leva, em média, de 6 a 10 horas por semana. A busca por um sonho pessoal flexibiliza o ritmo, com média horária semanal de 3 a 5 horas. Já para quem busca segurança financeira, a dedicação de tempo é maior, com mais de 15 horas semanais.
Dentre os entrevistados, 43% possuem graduação completa, 27% são pós-graduados e 22% concluíram apenas o Ensino Médio. Entre aqueles com pós-graduação, 19% já se dedicam exclusivamente ao seu próprio empreendimento. Entre os graduados, 19% atuam como desenvolvedores de software, enquanto 38% se identificam como pequenos empreendedores.
Os respondentes que desejam complementar a renda mensal trabalham como freelancer ou autônomos (15%). Já quem deseja trabalhar para alcançar objetivos futuros foca em venda de produtos ou serviços online (12%). Realizar um sonho ou projeto pessoal também movimenta os profissionais brasileiros a focar em vender produtos online.
Renda extra
Embora a atuação como motorista de aplicativo seja, hoje, uma das principais fontes de renda extra para muitas pessoas, o estudo revela que ela não é a mais procurada. O dinheiro a mais na renda mensal vem, principalmente, das vendas online.
“O cenário é promissor e é preciso foco para aumentar as vendas. Por isso é importante buscar plataformas de sites que ofereçam boa performance, mas que não pesem no bolso do empreendedor. É possível transformar um trabalho de renda extra em uma empresa rentável e em constante evolução”, ressalta Rafael Hertel, diretor de marketing da Hostinger.”
Além disso, 23% dos respondentes têm dificuldade em divulgar o negócio e encontrar novos clientes. Como uma tentativa de fazer o negócio crescer, 65% dos entrevistados apostam em investir no site próprio usando ferramentas de marketing digital para a divulgação, como redes sociais e o Google Ads.
“O marketing digital é uma ótima oportunidade para aumentar vendas e ganhar visibilidade. Contudo, é preciso planejamento a curto, médio e longo prazo para que os resultados apareçam. É super possível transformar um negócio secundário em uma empresa promissora, mas também é preciso cuidado para não errar”, afirma Carolina Peres, CEO da Search One Digital.
Por Redação