Pelo visto, o “novo normal” nos Estados Unidos nada mais é do que ver empresas voltando ao ritmo “velho”. No ritmo de companhias gigantescas que resolveram retomar o trabalho presencial, como a Amazon, a Starbucks é a bola da vez na “luta” contra o trabalho remoto. A intenção não empolgou em nada os colaboradores, mas a marca provou que não está para brincadeira.
O GiroRH está de volta! Bora girar:
Convite aos RHs protagonistas
Na próxima quinta-feira (7), ocorrerá em São Paulo, na Avenida Paulista, a 5ª edição do RH Top Talks. Com o tema “Transformação impulsionada pelo RH”, o evento mergulhará em alguns dos assuntos mais importantes do segmento na atualidade, como propósito corporativo, futuro dos benefícios corporativos, tendências para 2025, entre vários outros.
Gratuito, o evento, que também será transmitido a distância, receberá grandes nomes do RH, como o palestrante JP Coutinho, o CEO da Profissas, Victor Lambertucci, a Gerente de Desenvolvimento e Comunicação Interna da Odontoprev, Ana Patrícia Pietri, e mais um time estrelado de referências do segmento. Para mais informações e para garantir sua inscrição, acesse agora mesmo este link.
Fim do home office?
Segundo informações da Bloomberg, a Starbucks é mais uma das marcas que está diminuindo o ritmo do home office nos Estados Unidos. Semanas após a Amazon comunicar que, a partir de 2025, os funcionários devem se apresentar aos escritórios 5 dias por semana, a cafeteria, que é conhecida pela sua política de flexibilidade, anunciou que se os funcionários não voltarem ao trabalho presencial, poderão perder os seus empregos.
Atualmente, cerca de 3,5 mil colaboradores do Starbucks no país atuam de forma remota – destacando, é claro, que a regra não inclui os atendentes das unidades da marca. A empresa “subiu o tom” de sua abordagem após encontrar forte resistência dos profissionais à sugestão de um modelo híbrido com 3 dias presenciais e 2 remotos. Veremos como o caso se desenrolará.
No RH, pelo menos, não
Bom, embora o assunto seja o “freio” no trabalho remoto, é melhor que a questão siga como um problema dos RHs estadunidenses e não dos brasileiros. Isso porque, segundo estudo da Evermonte Executive Search, que analisou o trabalho de mais de 18 mil executivos, os diretores de RH são os profissionais que mais utilizam o modelo híbrido no Brasil.
Os dados mostram que 51,9% dos executivos de Recursos Humanos atuam de forma híbrida, enquanto 36,5% conduzem suas atividades presencialmente. Somente 11,6% se mantêm totalmente remotos. A área de Marketing aparece na segunda colocação da alta gestão dividindo-se entre escritório e rotina remota – 46,9% dos profissionais.
Recolhimento do FGTS
Empregadores de municípios do Rio Grande do Sul, afetados pela calamidade que atingiu o estado no primeiro semestre de 2024 e que fizeram a adesão ao parcelamento especial do FGTS, poderão fazer o primeiro pagamento até 19 de novembro. O recolhimento de abril a julho foi temporariamente suspenso por decisão do Governo Federal e, agora, essas empresas poderão parcelar o montante desse período em seis pagamentos. A guia da parcela inicial está disponível na plataforma FGTS Digital, desenvolvida pelo Serpro para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Cerca de três mil empresas do Rio Grande do Sul aderiram ao parcelamento especial, somando um montante de R$ 146 milhões a serem regularizados, o que beneficiará aproximadamente 135 mil empregados no estado.
Reparação histórica
Doze anos após reconhecer que se beneficiou de um sistema de trabalho escravo nos tempos da antiga Alemanha Oriental, a Ikea, multinacional sueca de móveis, divulgou que destinará 6 milhões de euros para um fundo que será criado pelo Parlamento alemão.
Segundo Evelyn Zupke, Encarregada Federal para as Vítimas da Ditadura do Partido Socialista Unitário (SED), ao menos 2 mil pessoas serão beneficiadas pela indenização paga pela Ikea, até então a única marca que anunciou contribuição.
Queda no desemprego
Divulgada nesta quinta-feira (31), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, feita pelo IBGE, revelou que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,4% no trimestre encerrado no mês de setembro. O índice é o segundo menor da série histórica da PNAD, atrás somente do registro de 6,3% do trimestre finalizado em dezembro do ano passado.
Nos dados gerais, o desemprego ainda é a realidade de 7 milhões de pessoas no país, enquanto 103 milhões de profissionais estão ocupados, recorde da série histórica.
Vem o engajamento, sai a rotatividade
Uma situação muito comum entre grande parte das organizações é o descompasso entre o que é comunicado nos canais internos, as preferências de conteúdos consumidos pelos colaboradores e a forma como as mensagens se conectam aos resultados do negócio. O primeiro sintoma dessa inconsistência no fluxo da Comunicação Interna é o desengajamento.
Esse indicador impacta diretamente a retenção de talentos. Diante desse cenário, um estudo inédito, conduzido pela HR Tech Dialog, mostra como funciona essa relação: um aumento de 10% no tempo de engajamento dos colaboradores reduz em até 5,72% o nível de turnover. Graças ao uso de Inteligência Artificial foi possível fazer uma análise preditiva de turnover, dando condições aos gestores de avaliar os talentos que apresentam uma tendência de desligamento.
“O engajamento dos colaboradores só sofrerá alterações positivas se as empresas investirem em estratégias e plataformas de Comunicação Interna. Afinal, é por meio da comunicação inteligente que as companhias conseguem se conectar às pessoas – e é essa conexão que estimula uma participação cada vez mais ativa dos profissionais envolvidos”, diz o CEO da Dialog, Hugo Godinho.
GiroRH
O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.
E você já conhece os nossos conteúdos?
Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade
RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts
Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos
Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br
Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:
Capa: Via Depositphotos
Por Bruno Piai