Se você teve a sorte de nunca ter sido vítima de um golpe ou de uma fraude, tenho certeza que, ao menos, conhece alguém que já passou por isso. Segundo uma pesquisa do Serasa Experian, 57% dos brasileiros já viveram tal situação. O que mais chama atenção no estudo, no entanto, é o tamanho do prejuízo médio.
Saiba mais sobre isso e muito mais na nova edição do GiroRH – contagem regressiva para a 100ª, hein?!
Partiu:
Ambientes inclusivos
Pouco mais de três em cada dez profissionais brasileiros (32%) consideram inclusivo o ambiente de trabalho em que estão inseridos. É o que aponta o estudo global Talent Trends, da Michael Page. O registro coloca o país à frente das médias global (26%) e da América Latina (28%). Os entrevistados brasileiros lideram o ranking dos profissionais que sentem que podem ser autênticos no trabalho: 42% ante 35% e 40%, respectivamente, dos índices global e latino-americano.
“Tanto os profissionais como os empregadores têm de lidar diariamente com expectativas cada vez mais variadas para evitarem conflitos entre grupos que necessitam e esperam um olhar mais atento das companhias. Sabemos que o número de profissionais que se sentem incluídos ainda é baixo, então ainda temos um grande caminho para percorrer não só no Brasil, mas regionalmente e globalmente”, explica Isabel Pires, gerente executiva da Michael Page.
Custando caro
De acordo com um novo estudo realizado pelo Serasa Experian, os brasileiros vítimas de fraudes e golpes financeiros têm um prejuízo médio anual de quase R$ 2,3 mil.
O ataque mais comum, segundo os consumidores, é o do uso de cartões de crédito por terceiros ou cartão falsificado. O levantamento revela que a cada dez pessoas, quatro já sofreram algum tipo de golpe no Brasil, com mais da metade (57%) tendo sofrido alguma perda financeira.
Impulsionando a nova geração
O Infojobs apresenta a 2ª edição do Infojobs Impulsiona Estudantes, evento voltado para jovens talentos de todas as áreas. Marcado para o dia 2 de julho, às 14h, o encontro será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da empresa. Para participar, é necessário fazer a inscrição previamente.
Destinado a estudantes do ensino médio e graduação, a ação contará com a participação de grandes empresas como Mobly, além de convidados especiais. Os especialistas oferecerão dicas valiosas sobre carreira, processos seletivos e planejamento para o futuro, ajudando os participantes a desenvolver habilidades cruciais para suas jornadas no universo corporativo.
Jovens aprendizes
A Companhia de Estágios acaba de lançar uma ferramenta gratuita em seu portal: a calculadora de cota de jovens aprendizes. Desenvolvida para auxiliar empreendedores e profissionais de recursos humanos, a novidade permite calcular, de forma simples e rápida, a quantidade de jovens aprendizes que empresas devem contratar, conforme estipulado pela legislação vigente.
De acordo com a Lei n° 10.097, empresas que possuem pelo menos sete colaboradores em funções que demandam formação profissional são obrigadas a reservar de 5% a 15% de suas vagas para jovens aprendizes, mas a cota depende de trabalhadores terceirizados, temporários e outras características.
Nova diretora
A Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, anuncia Amanda Pimenta Carlos como sua nova diretora financeira. Com mais de 15 anos de carreira no setor, liderando grandes projetos de algumas das maiores instituições financeiras do País, a profissional chega à Ticket para agregar sua expertise à gestão financeira da marca.
“Estou muito feliz em assumir a gestão de uma área tão essencial para assegurar a rentabilidade e boa performance dentro da agenda estratégica dos negócios, ainda mais em uma marca que é referência em seu mercado. A boa gestão financeira é fundamental para que ela continue ocupando essa posição e encontre ainda mais segurança para expandir e inovar o negócio. Meu objetivo será conduzir a atuação da área como um verdadeiro alicerce para esse crescimento”, comenta a executiva.
O desafio em torno das IAs
Por mais que a Inteligência Artificial esteja em alta, suas camadas ainda são um grande desafio até mesmo para quem compreende melhor seu papel e funcionalidades.
Um estudo divulgado pelo Google, feito em parceria com a agência Box1824 e a Abria (Associação Brasileira de IA), identificou que 63% das startups de inteligência artificial no Brasil ainda não contam com estratégias de curto e longo prazo para o uso de IA generativa. Além disso, 22% das empresas entrevistadas alegaram que ainda não há como mensurar os resultados do uso da tecnologia.
Saúde LGBTQIA+
Em meio às celebrações do mês e do dia do orgulho LGBTQIAP+ (comemorado hoje), o Zenklub, uma empresa Conexa, especialista em saúde emocional, avaliou a saúde mental das pessoas desta comunidade que fazem terapia online com psicólogos da plataforma. Foram coletados dados anônimos em 12.697 sessões de janeiro de 2023 a maio de 2024 que incluem somente este público. Os principais motivos das sessões foram: ansiedade (16%), autoconhecimento (15%), relacionamento ou conflitos amorosos (8%), relacionamento ou conflitos familiares (7%) e sobre identidade de gênero (4%).
De acordo com Karen Silva, psicóloga coordenadora da Conexa, pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAP+ podem vir a sofrer preconceito pela não aceitação da sociedade, fator que costuma contribuir para o desenvolvimento de uma ansiedade disfuncional, além de outros sintomas. “Falta, em muitas situações, o apoio social ou familiar para dar o suporte necessário, o que pode contribuir negativamente para a saúde emocional, deixando as pessoas mais ansiosas no dia a dia”, diz.
GiroRH
O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.
E você já conhece os nossos conteúdos?
Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade
RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts
Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos
Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br
Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:
Por Bruno Piai