O currículo técnico é importante, mas as habilidades interpessoais dos candidatos também estão no radar dos recrutadores. É o que mostra o levantamento do Infojobs, empresa de soluções de tecnologia para RH, sobre soft skills no mercado de trabalho brasileiro. Para 77,2% dos profissionais de RH que participaram da pesquisa, hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos. Enquanto, para 20,3%, as habilidades comportamentais já são mais importantes

Avaliar as soft skills e os aspectos comportamentais dos candidatos tomou proporções ainda maiores nos últimos anos devido às transformações no mercado de trabalho. O estudo reforça essa percepção mostrando que 51% dos profissionais de RH passaram a avaliar as soft skills nos últimos 5 anos. Além disso, a maioria dos recrutadores (75,2%) afirmam que possuem o costume de detalhar as soft skills no momento de divulgar a vaga. 

Para avaliar as habilidades interpessoais, 61,4% dos recrutadores dizem utilizar testes pré-definidos, enquanto 31,2% contam com o apoio das dinâmicas em grupo. Entre eles, 97% acreditam que a necessidade crescente de lidar com situações emocionais faz as soft skills ganharem destaque no ambiente de trabalho.

Soft skills estão em alta no mercado

Entre oito skills pré estabelecidas pelo levantamento, 37,10% dos recrutadores destacam em primeiro lugar “saber trabalhar em equipe” como a habilidade mais importante e em segundo lugar “inteligência emocional” (32,20%). Já entre as habilidades que consideram menos importantes estão “senso de liderança” (1%)  e “resolução de conflitos” (5,40%).

As habilidades comportamentais também estão em destaque entre os profissionais que fazem parte de outras áreas, onde 97,8% acreditam que elas são importantes para o desenvolvimento profissional. Além disso, 64,5% dizem que já tiveram suas soft skills avaliadas nos processos seletivos.

Veja mais: Você sabe o que são as soft skills, mas como desenvolvê-las

As soft skills são importantes para o RH porque consistem em aptidões que as empresas necessitam e que fazem a diferença no tratamento com clientes e internamente. “São habilidades que você não encontra facilmente em um currículo. Nesse cenário, os candidatos precisam de autoconhecimento para saber enaltecer seus pontos fortes”, comenta Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

O RH também se pauta por essas habilidades quando avalia profissionais não habituais daquela área. Esses profissionais podem, por exemplo, estar em fase de transição de carreira, mudança de segmento, posição ou podem ainda não possuir a competência técnica para o cargo, mas têm uma experiência diferenciada e se destacam por competências que vão além do currículo.

Confira a lista das soft skills mais buscadas pelos profissionais de RH:

  • Saber trabalhar em equipe (37,1%);
  • Inteligência emocional (32,2%);
  • Boa comunicação (8,9%);
  • Resiliência (6,9%);
  • Resolução de conflitos (5,4%);
  • Boa organização de tempo (4,5%);
  • Criatividade (4%);
  • Senso de liderança (1%).

Por Redação