O PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) pode passar por algumas alterações, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As mudanças propostas, no entanto, causam divergência entre entidades favoráveis e contrárias às medidas.
Venha saber mais sobre isso e outros assuntos da semana no GiroRH de hoje:
Mudança a caminho?
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que está nos planos do Governo Federal um pacote de mudanças no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).
O objetivo, segundo ele, é baratear o preço dos alimentos, promovendo maior concorrência entre as bandeiras de vale-alimentação e refeição. Para isso, a legislação determinaria que as máquinas não tivessem nenhuma restrição na aceitação das bandeiras, não se limitando a estabelecimentos credenciados.
Entidades que representam redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais defendem a medida, sob a justificativa, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), de que o benefício sem intermediação geraria economia de R$ 10 bilhões anuais, além de flexibilizar as possibilidades de uso dos trabalhadores.
Já a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) acredita que o impacto pode ser prejudicial aos estabelecimentos comerciais. A entidade manifesta que a portabilidade vai incentivar operadoras a oferecerem incentivos para o trabalhador migrar de bandeira. A prática, de acordo com a ABBT, fará com que os supermercados arquem com os custos, tornando produtos e serviços mais caros.
Além disso, a Câmara Brasileira de Benefícios ao Trabalhador (CBBT), reforça, segundo informações do portal Metrópoles, a necessidade de ser ampliada a fiscalização contra o chamado “rebate”, prática que consiste em ofertas pós-pagamento nos contratos com os operadores.
Criado em 1976, o PAT incentiva as empresas a fornecerem alimentação adequada aos seus funcionários por meio de benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, refeitórios próprios ou terceirizados.
Excel perdendo espaço? Jamais!
Uma pesquisa realizada pela DataCamp, plataforma de cursos de dados e de inteligência artificial, revelou que os brasileiros buscam, sim, se especializar na famosa planilha e que seu conhecimento segue sendo demandado. Prova disso é que as buscas por “curso de excel avançado” cresceram 400% no último ano. Pesquisas semelhantes como “curso online de excel” e “curso grátis de excel” aumentaram em 140% e 50%, respectivamente.
Martijn Theuwissen, COO do DataCamp fala sobre a importância da ferramenta no cenário atual do mercado de tecnologia. "Ainda que existam ferramentas mais avançadas, especialmente com a ascensão da AI, o Excel permanece sendo a porta de entrada para quem está começando a trabalhar com análise de dados. Ele possibilita aprender conceitos fundamentais, tais como fórmulas, tabelas dinâmicas e gráficos. Além disso, é uma importante ferramenta de integração corporativa, já que a maioria das empresas segue utilizando o Excel para atividades cotidianas, como relatórios e orçamentos".
Mercado em movimento
A Spark, empresa de marketing de influência, reforçou o seu time de gestão com a chegada de Leila Funfas como Head of People & Culture. A executiva chega para impulsionar o desenvolvimento das equipes, fortalecer a cultura organizacional e aprimorar as práticas de gestão de pessoas. Ela também será a responsável por conduzir as políticas de governança e engajamento para um time de mais de 360 colaboradores.
“A chegada da Leila acontece em um período estratégico para a Spark. Nesse início de ano, estamos fortalecendo algumas equipes e acreditamos na potência que a área de People & Culture tem para integrar e impulsionar os colaboradores”, comenta Raphael Pinho, cofundador e CEO da Spark.
Leila acumula uma sólida expertise no mercado e conta com mais de 15 anos de atuação. Ao longo de sua trajetória profissional, se dedicou à criação de experiências impactantes para colaboradores, fundamentadas em práticas estratégicas de gestão de pessoas.
Prêmio Ser Humano
Na última terça-feira (4), a ABRH-SP realizou a cerimônia do Prêmio Ser Humano 2025, que reconhece boas práticas empresariais e também profissionais de destaque no segmento de Recursos Humanos. Confira quem foram os vencedores de cada uma das categorias:
- Desenvolvimento: Consórcio Nacional Embracon, com o projeto Universidade Corporativa Embracon: Uma Jornada de Desenvolvimento;
- ESG: Volkswagen do Brasil, com o projeto Casa Neon Cunha: acolhendo a diversidade LGBTI+ e construindo novas narrativas sociais;
- Excelência Organizacional: Volkswagen do Brasil, com o projeto Casa Neon Cunha: acolhendo a diversidade LGBTI+ e construindo novas narrativas sociais;
- Jovem Talento: Ana Letícia Caressato (Ascenty Data Centers), com o Programa Jovens Talentos Ascenty;
- Profissional de Destaque: Ana Carla Salvalaggio Moura (Malteria Soufflet Brasil), com o projeto Soufflet em Movimento.
Sem medo do chefe
De acordo com uma nova pesquisa realizada pelo site de empregos Indeed, 80% dos trabalhadores brasileiros se sentem confortáveis em dar feedback honesto aos seus líderes, e 74% se sentem confortáveis para pedir esclarecimentos sobre o que precisam fazer para alcançar o sucesso.
Além disso, 72% estão seguros ao iniciar conversas sobre crescimento e desenvolvimento profissional com gestores, mostrando que muitos profissionais podem usar as reuniões individuais como oportunidades para alinhar suas metas de carreira e expectativas.
GiroRH
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Foto Leila Funfas: Por Carol Carquejeiro
Por Bruno Piai