Com o advento do trabalho remoto e a nova realidade pós-pandemia, as empresas precisam promover soluções criativas para manter o contato e integração entre os times. Uma prática que vem sendo disseminada no mundo corporativo é o offsite, um evento fora do ambiente de trabalho, comumente realizado na praia ou no campo, justamente para desvincular do clima de escritório ou da rotina do home office. Para empresas que são 100% remotas, essa é uma prática que gera conexões no mundo real, além das telas.

Geralmente, esses eventos acontecem em momentos de transição, como o final ou começo do ano, após as festas de confraternização, ou no meio do ano. Durante três a cinco dias, o offsite proporciona uma oportunidade para que as pessoas se conectem de maneira mais profunda, compartilhando experiências e histórias pessoais. Esse ambiente descontraído e acolhedor permite que os participantes reflitam sobre os aprendizados do período passado, ao mesmo tempo em que fortalecem os laços e cultivam um senso de pertencimento e comunidade.

Andrea Avedissian, Gerente de Brand da Zippi, compartilha quatro benefícios de promover um offsite já percebidos pela empresa, que realizou o evento pela primeira vez em junho deste ano. Confira:

Fortalecimento da Equipe (Team building)

Offsite Fortalecimento da Equipe (Team building)

Atividades fora do ambiente de trabalho ajudam a fortalecer os laços entre os membros da equipe. Eles aprendem a trabalhar melhor juntos, melhorando a comunicação e a colaboração. Essa prática contribui para o team building, processo de transformar um grupo de indivíduos que trabalham juntos em uma equipe coesa e eficaz.

Este processo envolve atividades e exercícios projetados para melhorar a dinâmica do grupo, promover a comunicação aberta, e construir confiança entre os membros. Participar de atividades divertidas e desafiadoras fora do ambiente de trabalho habitual pode aumentar o moral da equipe e a motivação individual. Facilitar uma comunicação aberta e honesta entre os membros ajuda a resolver mal-entendidos e a fortalecer os relacionamentos internos.

Focar em objetivos estratégicos

Offsite Estratégia

Ao estarem afastados das interrupções constantes do escritório e das responsabilidades domésticas, os participantes podem dedicar atenção plena às discussões e atividades. Isso aumenta a capacidade de se concentrar em tarefas complexas e importantes, como o planejamento estratégico.

Um ambiente tranquilo e sem as distrações do dia a dia permite que os colaboradores analisem dados, considerem diferentes perspectivas e debatam ideias com mais profundidade. Além disso, a mudança de cenário pode proporcionar uma oportunidade para reflexão profunda sobre os objetivos da empresa, seus desafios e oportunidades, podendo revelar insights que talvez não surgissem no ambiente restrito do escritório.

Colab
– O RH cuida de você, mas quem cuida do RH?
– Home Office: zero networking?

Alinhamento da visão e cultura

Cultura organizacional

Um offsite é uma oportunidade ideal para esclarecer quaisquer ambiguidades sobre os objetivos e diretrizes da empresa. Isso garante que todos os membros da equipe compreendam claramente as expectativas e metas, alinhando seus esforços individuais com os objetivos estratégicos da organização.

Ao longo do período de um ano, é natural que aconteçam movimentações entre as equipes, novos colaboradores entrando e outros saindo da empresa. Reforçar os pilares culturais no offsite é uma maneira de manter todos os membros alinhados a este respeito. Além disso, uma clara comunicação desses princípios atrai e retém talentos que compartilham os mesmos valores, contribuindo para o sucesso a longo prazo da organização.

Networking interno

Networking

Colaboradores de diferentes áreas da empresa podem se conhecer melhor e entender as responsabilidades uns dos outros durante um offsite, resultando em uma série de benefícios que melhoram a cooperação e a coordenação dentro da empresa. Conhecer colegas de outros departamentos ajuda a quebrar barreiras e reduzir ruídos dentro da organização. Isso promove uma cultura de transparência e colaboração, na qual a informação flui mais livremente. Quando os profissionais entendem as responsabilidades e os desafios enfrentados por colegas de outros times, a comunicação se torna mais eficiente.

A compreensão mútua das funções e responsabilidades permite que os processos sejam mais bem coordenados, impactando na redução de duplicidades de esforço, minimização de erros e melhoria da eficiência geral da operação. Outro ganho é que fortes relacionamentos profissionais entre departamentos facilitam o trabalho em equipe e a coordenação de projetos interdepartamentais.

Por Redação