No Dia dos Namorados, o amor é celebrado em todas as suas formas, não deixando de lado os casais que compartilham não apenas a vida pessoal, mas também os desafios e as conquistas do mundo dos negócios. Os casais empreendedores são a prova viva de que é possível construir um relacionamento sólido enquanto se administra uma empresa com sucesso. 

Para alguns, a simples ideia de combinar trabalho e casamento pode parecer desesperadora, mas para muitos é um privilégio compartilhar a rotina e as conquistas profissionais com o parceiro. De acordo com uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), trabalhar junto com o cônjuge pode resultar em menos conflitos e cobranças na relação, menor exaustão profissional e melhores recursos para lidar com o estresse. A pesquisa revela que 80% dos casais que ocupam o mesmo cargo na mesma empresa lidam melhor com a ansiedade e a carga horária do parceiro. 

Parceria e Confiança: a base do sucesso

Um dos maiores segredos para o sucesso de casais empreendedores é a parceria. Quando duas pessoas estão unidas pelo amor e por um objetivo comum, a confiança mútua se torna um dos pilares mais fortes. Dividir as responsabilidades e saber que podem contar um com o outro em momentos de dificuldade é um diferencial que muitos casais empreendedores destacam e, assim, superam desafios juntos. A resiliência é uma característica comum entre eles, aprendendo a lidar com as adversidades de forma colaborativa e transformando obstáculos em oportunidades de crescimento. 

No dia a dia, é preciso unir o melhor dos dois mundos. Cada pessoa traz suas habilidades e competências únicas para o relacionamento e, consequentemente, para o negócio. Um pode ser excelente em finanças, enquanto o outro é mestre em marketing e vendas. Essa complementaridade permite que o casal cubra diferentes aspectos do negócio com excelência, criando uma sinergia que potencializa o crescimento da empresa.

Colab:
– Relacionamento amoroso no ambiente de trabalho: como proceder?
– Relacionamento: sabemos realmente o que necessitamos?

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é crucial para a saúde do relacionamento e do negócio. Casais empreendedores aprendem a importância de definir limites claros e reservar tempo de qualidade para si mesmos, longe das pressões do trabalho. Essa prática não só fortalece a relação, mas também traz benefícios para a saúde mental e o bem-estar de ambos. 

Casais empreendedores servem de inspiração para muitos outros. Eles mostram que, com dedicação, amor e trabalho em equipe, é possível alcançar grandes feitos tanto na vida pessoal quanto profissional. Reforçam que o amor e os negócios podem andar de mãos dadas, e que é possível crescer juntos em todos os aspectos da vida.

 

Histórias de casais para inspirar

  • Luzia Costa e Renato Júlio – fundadores da rede Sóbrancelhas

Luzia Costa e Renato Júlio - fundadores da rede Sóbrancelhas

Luzia Costa, CEO da maior rede de estética facial da América Latina, a Sóbrancelhas, conta que seu marido, Renato Júlio, trabalha com ela na empresa e a apoia diante dos desafios da vida empreendedora.

“Sempre recebi o apoio do meu marido. Sou muito grata por ter essa relação; ambos viemos de baixo, construímos tudo do zero e, em nenhum momento, ele tentou invalidar minha posição como mulher e empreendedora. Tê-lo ao meu lado como incentivo é fundamental. Mais do que trabalharmos juntos na empresa, temos uma família, e esse equilíbrio é essencial para mantermos a harmonia entre vida pessoal e profissional”, comentou a empresária.

  • Thayane Plazza e Osvair Chiozini – franqueados da unidade CEBRAC de Uberaba, Minas Gerais

Thayane Plazza e Osvair Chiozini - franqueados da unidade CEBRAC de Uberaba, Minas Gerais

“A sociedade é formada entre meu marido, Osvair Chiozini, e eu, e vejo que existem muitos benefícios. Precisamos tomar certos cuidados para não misturar a questão familiar com a empresa e vice-versa, e para não atrapalhar a convivência com os filhos e a nossa relação como casal. Ao longo dos anos, aprendemos a separar essas duas esferas, o que nos ajuda a resolver conflitos, pois nos conhecemos muito bem, permitindo uma gestão mais clara. Diferente de ter um sócio desconhecido, já sabemos o que cada um almeja. Por termos esse laço familiar, facilita muito no âmbito empresarial, onde crescemos juntos. Transmitimos isso aos nossos filhos: nossa família luta pelo mesmo objetivo, que é nossa empresa, o CEBRAC. Quando chego em casa e digo: ‘hoje fiz 10 matrículas’, meus filhos vibram junto conosco”, ressaltou Thayane.

  • Jéssica Donati dos Santos e Lucas Primo Campelo – Gerentes Comerciais de unidades da Minds Idiomas

Jéssica Donati dos Santos e Lucas Primo Campelo - Gerentes Comerciais de unidades da Minds Idiomas

“A nossa história começou em 2011, quando me tornei colaboradora na Minds e o Lucas já era supervisor da unidade em Paraíso, São Paulo. Quando o vi pela primeira vez, fiquei encantada e tive a oportunidade de conhecê-lo melhor em dezembro daquele ano. Agora, completamos 13 anos juntos. Durante esse período, passamos por muitas experiências. Em 2012, éramos supervisores juntos e recebemos nosso prêmio em conjunto. Antes de irmos para a Convenção, descobri que estava grávida, o que foi um desafio para nós, por sermos muito jovens na época. Hoje, somos quem somos graças às situações que enfrentamos na Minds, que nos proporcionaram muitas coisas boas. Em 2020, descobri que estava grávida do segundo filho e logo em seguida veio a pandemia, trazendo incertezas sobre o futuro. Mesmo diante desse caos, trabalhamos muito para alcançar nossos sonhos e conquistamos a gerência comercial em 2022”, explicou Jéssica. 

A capacidade de enfrentar desafios como casal pode fortalecer o relacionamento ao longo do tempo e trazer resultados mais positivos para um negócio.

Por Redação