Com a proximidade do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no próximo dia 21, a TIM reafirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade no ambiente corporativo, destacando a valorização de uma cultura organizacional plural e anticapacitista. Com mais de 400 pessoas com deficiência em seu quadro, a empresa promove a empregabilidade, a capacitação e o desenvolvimento contínuo dessas pessoas por meio do programa TIM+Diversa, focado na evolução da experiência positiva das pessoas e ampliando a representatividade em nossas lojas, call center e escritórios.

A valorização de pessoas com deficiência segue uma trilha de crescimento profissional e é parte central da estratégia de pessoas da empresa, com ações de desenvolvimento de carreira, marca pessoal e empoderamento.

“O TIM+Diversa é mais do que um programa de inclusão, é a nossa atuação concreta frente ao compromisso de sermos protagonistas na inclusão de pessoas com deficiência. Queremos garantir que todas as nossas pessoas tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento, promovendo a equidade em todos os níveis, além de contribuir para a inclusão na sociedade”, afirma Alan Kido, Gerente executivo de Cultura, Educação e Diversidade & Inclusão.

O ambiente inclusivo é pensado para profissionais como a Marlene Gomes, gerente sênior da área financeira, que há mais de 20 anos trabalha na TIM. Ela sabe dos desafios que o mercado de trabalho apresenta para pessoas com deficiência, mas encontra na empresa um ambiente acolhedor. “A cultura inclusiva da empresa criou um espaço de respeito e me sinto à vontade para ser eu mesma, sem medo de ser julgada ou preterida”, diz ela.

Já Fernando Sartori, gerente executivo do time de rede, reforça que a empresa tem oportunidades para todas as pessoas. “Minha inclusão na TIM nunca foi um limitador, obstáculo ou empecilho para eu pudesse desenvolver minhas atividades e, por consequência, crescer na empresa”, comenta o profissional que está na empresa há mais de 20 anos.

Talks 2024

Oportunidades de emprego e TIM Convida especial

Para promover um mercado de trabalho cada vez mais plural e inclusivo, a TIM conta ainda com mais de 300 vagas de trabalho, com foco especial na inclusão de pessoas com deficiência. São 40 oportunidades dedicadas para este público na área comercial e de atendimento, e mais de 200 afirmativas em diferentes áreas e níveis de qualificação.

As oportunidades estão distribuídas nas áreas de Recursos Humanos, Jurídico, Marketing, Comercial e Tecnologia, entre outras, em diversas regiões do país. As pessoas contratadas contam com benefícios como assistência médica e odontológica – com destaque exclusivo para a isenção de coparticipação no plano de saúde – seguro de vida, auxílio-creche, além de um celular com pacote de voz e dados, acesso a curso de inglês, entre outros. Pessoas com deficiência também contam com apoio psicológico e consultorias financeira e jurídica gratuitas. As pessoas interessadas podem se candidatar diretamente na página dedicada do programa ou na página da empresa no LinkedIn.

Além disso, ainda neste mês, a operadora esteve e estará presente em grandes feiras de empregabilidade de pessoas com deficiência, como a Inclui PCD, a maior feira do Brasil 100% online para o público, nos dias 17 e 18/09, além do Circuito Dia D, tradicional feira do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro no próximo dia 26/09.

Internamente, a companhia contará com uma programação de formação e desenvolvimento profissional: no dia 20/09, às 15h o TIM Convida, maior evento de diversidade e inclusão da TIM, trará especialistas no tema para dialogarem sobre cultura anticapacitista e a gravação será disponibilizada no Youtube da operadora em 30/09.

Colab:
– Tornei-me PCD. O que será da minha jornada profissional?
– Capacitismo, um atraso social e econômico

Inclusão reconhecida

Desde 2021, a empresa faz parte da Rede Empresarial de Inclusão Social, um coletivo de organizações comprometidas com a inclusão desse público no mercado de trabalho. Ao longo de uma década, esse movimento, junto a grandes empresas signatárias, têm contribuído para avançar ainda mais nessa jornada com novas iniciativas direcionadas a esse público.

Internamente, há dois, anos, a empresa criou o grupo de afinidade Somos+, formado por colaboradores (as) do time que se engajam no tema da inclusão de pessoas com deficiência e que propõe ações para frentes como recrutamento e seleção, comunicação, voluntariado, educação, acessibilidade e projetos inclusivos voltados aos nossos produtos e serviços. No último ano, foi lançado internamente o Censo de diversidade, inclusão e bem-estar.

Além disso, em 2024, a operadora foi reconhecida em 1° lugar no ranking de acessibilidade ANATEL, que destaca as empresas de telecomunicações referência na promoção de acessibilidade em seus canais físicos e digitais para clientes com deficiência.

Por Redação