A HP Inc. divulgou a segunda edição do Índice de Relacionamento com o Trabalho HP (HP Work Relationship Index), um estudo que explora as complexas relações das pessoas com a rotina profissional. Neste ano, o estudo entrevistou 15.600 trabalhadores em 12 países, incluindo o Brasil, e revelou que apenas 29% dos trabalhadores brasileiros têm uma relação saudável com o trabalho – um número ligeiramente acima da média global de 28%.

De acordo com o estudo, o uso de Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel fundamental na melhoria dessa relação. No Brasil, o uso de IA por trabalhadores do conhecimento subiu para 82%, e aqueles que utilizam IA estão mais satisfeitos com seu trabalho do que seus colegas que não a utilizam.

Além disso, o relatório aponta que 78% dos trabalhadores brasileiros desejam experiências de trabalho mais personalizadas, que incluam flexibilidade, adaptações no espaço de trabalho e acesso às tecnologias preferidas. A personalização do ambiente de trabalho é vista como um fator crucial para o bem-estar e retenção de talentos no país, especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a carga horária extensa e o trânsito afetam diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores.

Ricardo Kamel, diretor geral da HP Inc. no Brasil, destaca que “as empresas precisam investir não apenas em tecnologias emergentes, como a IA, mas também no desenvolvimento de lideranças mais empáticas e atentas às necessidades de personalização dos seus colaboradores para garantir o sucesso organizacional no futuro”.

O estudo também revela que 92% dos trabalhadores brasileiros estariam dispostos a abrir mão de parte de seu salário para garantir um ambiente de trabalho mais flexível e personalizado, reforçando a importância da flexibilidade e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Destaques do estudo no Brasil:

  • 82% dos trabalhadores brasileiros já utilizam IA no trabalho, um aumento de 36% apenas no último ano.
  • 84% dos usuários de IA acreditam que o uso da tecnologia pode acelerar suas carreiras.
  • As gerações mais jovens estão liderando a adoção a AI, sendo a GenZ a protagonista, (89%) seguida pelos Millennials (84%) e GenX (79%). Enquanto isso, os Boomers (56%) estão ficando para trás.

Para acessar o relatório completo, entre na HP Newsroom.

Por Redação