A Gupy, empresa de tecnologia para RH, acaba de anunciar a compra da Kenoby, que está entre as principais plataformas de recrutamento do país e era sua maior concorrente. A aquisição acontece pouco mais de uma semana após a HRTech ter recebido um aporte de R$ 500 milhões em rodada liderada pelos fundos SoftBank Latin America e Riverwood – montante que foi o maior já registrado por uma plataforma de RH na América Latina. 

Com o M&A, que é o segundo da HRTech em um período de apenas quatro meses – visto que em outubro de 2021 a empresa adquiriu a Niduu, startup maranhense de Educação Corporativa -, a Gupy avança com sua estratégia de expansão, posicionando-se como a startup líder em soluções tecnológicas voltadas ao RH, agora somando mais de 2.300 clientes, 36 milhões de usuários, e rumo à marca de 80 mil vagas publicadas por mês. 

De acordo com Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy, além de ser um passo importante para a consolidação da empresa como líder do setor, esta aquisição também representa uma grande movimentação para impulsionar a inovação no mercado brasileiro de RH, pois trata-se da união de duas das maiores plataformas de tecnologia para RH do país. “A Kenoby teve um papel muito importante no ecossistema de HRTechs e se tornou um dos maiores ATS (Applicant Tracking System) do país, ajudando a gerar cerca de 500 mil contratações desde a sua fundação com um time e uma cultura muito fortes”, afirma a executiva. 

Sócios Gupy

Os sócios da Gupy: (da esq. para a dir.) Bruna Guimarães, Guilherme Dias, Robson Ventura e Mariana Dias

Com duas gigantes agora juntas, o portfólio de soluções inovadoras voltadas a recrutamento & seleção, e admissão & treinamento/desenvolvimento só tende a crescer. E quando a Gupy fala em expansão pelo país e, posteriormente, por toda a América Latina, se refere também a unir forças para gerar melhores experiências para pessoas candidatas que procuram emprego. 

“A Kenoby tem um time muito talentoso, além de uma cultura que tem como um dos pilares a diversidade, assim como a Gupy. Estamos muito felizes com a oportunidade de expandir nosso impacto por meio de pessoas que buscam o mesmo propósito que nós”, explica Mariana Dias, que complementa ainda: “a Gupy e a Kenoby já ajudaram mais de 1,2 milhão de pessoas a serem contratadas, e nossa estratégia é contribuir cada vez mais, sempre acompanhando o movimento das empresas e as necessidades delas e dos profissionais”. 

Veja mais: Como implementar o recrutamento digital nas empresas

Em 2020, por exemplo, diante de uma alta significativa na busca das empresas por mais densidade de talentos, que acabou alavancando a demanda por novas soluções aos processos dos RHs – das contratações à qualificação dos profissionais -, a Gupy apostou na Niduu para oferecer o serviço de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, e ampliar as ferramentas que fomentam o crescimento sustentável das empresas, de seus colaboradores, e do setor de RH e toda a cadeia que o envolve. 

“Estamos sempre olhando para as tendências do futuro do trabalho, e temos um grande desafio: de um lado, precisamos melhorar a experiência das pessoas candidatas nos processos seletivos e, uma vez que forem empregadas, ajudá-las a se desenvolver através do aprendizado contínuo ou a se requalificar; Por outro lado, precisamos continuar inovando e oferecendo mais soluções para os RHs das empresas, além de ajudá-los a utilizar melhor as tecnologias disponíveis, para entregarmos uma experiência melhor para as pessoas candidatas e funcionárias. Estamos unindo forças neste grande propósito que é melhorar a empregabilidade no Brasil”, conclui a CEO e cofundadora da Gupy.

Por Redação