Quem foi que disse que não é mais possível “fincar raízes” em uma empresa? Um brasileiro de Santa Catarina levou tão a sério o seu amor pelo trabalho e a gratidão pela sua empregadora, que bateu um recorde incrível e reconhecido pelo Guinness Book. A mesma sorte, porém, não tiveram os 800 colaboradores demitidos pelo QuintoAndar, mas a reformulação do unicórnio está só começando. E quem foi que disse que pet (não estou mais falando de unicórnio, gente) e trabalho não combinam?
Para entender que papo todo é esse, confira o primeiro GiroRH do RH Pra Você, conteúdo que, a partir de hoje, você terá acesso todas às sextas-feiras por aqui.
Apertem os cintos e vamos lá!
A mãe tá on, mas tá off
O movimento “A mãe tá ON, mas tá cansada” surgiu em 2021 promovido pela B2Mamy, hub de inovação focado em tornar mães e mulheres líderes e livres economicamente por meio de educação, pesquisa e comunidade. Na primeira edição do Logoff, 33 empresas aderiram ao movimento e mais de 500 mães de 8 estados do Brasil ganharam um dia de folga do trabalho.
O Logoff das Mães, que chega a sua segunda edição é um movimento que incentiva que as empresas ofereçam para as funcionárias um dia OFF como presente de Dia das Mães. “É um dia para cuidar de quem cuida. Um dia em que a escolha será totalmente dela, para ela. Um dia de autocuidado, sem trabalho e múltiplas jornadas. Logo nós, mães, que cuidamos o tempo todo, precisamos parar e cuidar de nós mesmas”, comenta Dani Junco, fundadora e CEO da B2Mamy. Para participar da segunda edição do Logoff, basta acessar o site, conferir o manifesto e preencher o formulário.
Alô, Guinness!
Cinco anos antes da CLT entrar em vigor, um jovem de 15 anos chamado Walter Orthmann foi contratado para ser o auxiliar de expedição da RenauxView, uma empresa catarinense de tecidos. Isso foi em 1938 e, de lá para cá, muita coisa mudou, exceto uma: quem entrar na RenauxView encontrará Seu Walter firme e forte na ativa, 84 anos depois.
Aos 100 anos de idade, o atual gerente de vendas foi reconhecido pelo Guinness Book como o profissional que há mais tempo trabalha em uma empresa. E não pense que ele planeja parar.
“Se você não tem um motivo, ficará dormindo. Infelizmente, todos os meus amigos que se aposentaram e pararam de trabalhar já morreram. É o trabalho que nos mantém vivos”, declarou ao R7.
Quem aí está apto para bater a marca? Só vale se for na mesma empresa, viu, Geração Z?!
Arriba!
Depois de demitir 800 colaboradores, o QuintoAndar foi ao mercado e contratou duas novas lideranças. Em meio ao processo de reformulação da equipe, o unicórnio de habitação anunciou as chegadas de Larissa Fontaine, que assume como Chief Product Officer, e Frederico Sant’Anna, que será o novo Vice-Presidente de soluções para corretores.
A demissão em massa foi resultado de uma busca por eficiência operacional, já os novos líderes entram com a missão de auxiliar na expansão global da empresa, cuja ideia é começar pelo México ainda este ano.
“A chegada de Larissa e Frederico faz parte dos nossos investimentos contínuos na construção da melhor equipe e cultura para concretizar nossa visão para o mercado. Eles nos trazem importantes habilidades e experiências complementares para reforçar nossas competências essenciais e desenvolver nossas equipes internas”, afirmou Gabriel Braga (foto acima), cofundador e CEO do QuintoAndar.
Dignidade no trabalho
87% dos moradores da cidade de São Paulo são favoráveis à regulação dos aplicativos de transporte e entrega para dar proteção aos entregadores e motoristas, segundo levantamento do instituto Locomotiva para o projeto Fairwork, da Universidade Oxford.
Além disso, para 64% dos entrevistados a remuneração destes profissionais não é justa e 70% deixariam de utilizar apps que, na sua concepção, não oferecem bons salários e condições dignas de trabalho aos prestadores de serviços. O levantamento do Locomotiva revela, ainda, que quase metade dos paulistanos (46%) usam os aplicativos em questão com frequência.
Segundo o Ipea, atualmente 1,4 milhão de brasileiros trabalham com entregas e transportes via apps.
Equidade em destaque
O Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma como as empresas e investidores institucionais podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, anuncia a adesão de 15 importantes companhias à iniciativa. São elas: Movile, Movile Pay, Play Kids, Afterverse, iFood, Sympla, Zoop, Ambev, Banco Fibra, Cesar, Gerdau, Senai, Sesi, Suzano e Vivo.
“A adesão de todas essas companhias ao Pacto é um marco na nossa história e nos enche de esperança em relação ao futuro. Pela primeira vez, estas grandes empresas brasileiras irão utilizar o Protocolo ESG Racial para mensurar e combater o racismo e a desigualdade”, diz o Diretor Executivo do Pacto, Gilberto Costa.
Recentemente, a Associação Pacto da Equidade Racial lançou também o Índice ESG de Equidade Racial Setorial. A metodologia foi desenvolvida para estabelecer um parâmetro para cada segmento da economia nacional e servir como referência para as empresas que desejam combater a desigualdade racial. Além disso, o índice dá uma diretriz para que as empresas possam estabelecer suas próprias metas de desenvolvimento e perseguir seus objetivos, com o suporte do Pacto.
Late que eu tô trampando
Primeira franquia especializada em banho e tosa por app no Brasil, a Doggi lançou uma novidade animal para sua equipe. Os funcionários que adotarem um pet terão direito à ‘Licença PETernidade’, um benefício que dará a eles dois dias de folga. A iniciativa não vale só para gato ou cachorro não, viu? A ação tem por objetivo incentivar a adoção consciente de qualquer espécie de animal de estimação e auxiliar na ambientação à nova família.
“Queremos garantir que o animal tenha a melhor adaptação possível ao seu novo lar. Caso a adoção ocorra no final de semana, o colaborador pode pedir a folga nos dias da semana”, explica Rodolfo Calvo, fundador e CPO da Doggi, que acrescenta que “esse benefício é uma forma de incentivar nosso time [a adotar]”.
RH é tendência
É o que diz a pesquisa “8 Tendências Executivas para 2022 – Reformulando a Liderança Executiva”, elaborada pela Page Executive. Segundo o levantamento, a direção de Recursos Humanos está no centro das transformações vividas pelos negócios, especialmente por conta do impacto da pandemia da Covid-19. A lista completa das tendências é formada por:
- Influência do ESG deve vir dos CFOs;
- Diversidade & Inclusão: a nova identidade da empresa;
- Os diretores de Recursos Humanos conectam a empresa ao futuro;
- Sinal verde para operações sustentáveis;
- Liderança de tecnologia precisa engajar seus pares na transformação digital;
- Idade é apenas um número;
- A hora e a vez da inclusão;
- Assegurar o futuro começa com planejamento e contratação inteligente.
Rugido no horizonte
Maio chegou e com ele aquele momento que eu sei que todos vocês aguardam ansiosamente todos os anos: a reta final para declarar o Imposto de Renda. O IR 2022 originalmente tinha como limite de entrega o dia 29 de abril, mas foi prorrogado para o final deste mês, ou seja, dia 31.
Para quem ainda não declarou, o momento é de fazer as preparações e ficar ligado para não perder o prazo. Segundo Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, entregar com antecedência é vantajoso, pois aumenta a possibilidade da restituição ser feita nos primeiros lotes e garante mais tempo para ajustes na declaração.
Vai e Vem do Mercado
- Márcia Silveira assume o posto de Head de Diversidade, Equidade & Inclusão da L’Oréal Brasil. Seu papel será fundamental na jornada da líder mundial de beleza, que tem o propósito de Criar a Beleza Que Move o Mundo. Diversidade, Equidade & Inclusão são temas prioritários nesta agenda.
- A Gupy fortalece a sua área de Diversidade & Inclusão com a contratação de Tamara Braga (ex-Heineken). A profissional chega ao time para ser Head de D&I. Além de ter o desafio de cuidar de agenda específica, Tamara irá coordenar os grupos de afinidade, desenhar ações e cooperar com o time de Produtos para fomentar a Diversidade & Inclusão na plataforma e para as empresas parceiras.
- A Revelo anuncia Bruna Ferreira Vasconcelos como a nova Head de People da marca. Com mais de 15 anos de experiência no mercado, Bruna já atuou em empresas dos ramos de Agro, Alimentos e Logística, somando experiência em áreas de supply chain e procurement.
- A integradora de soluções multitech, Ninecon, anuncia Edi Carlos Andrade para assumir a direção de Talentos Humanos na companhia. Ele assumirá a posição no lugar de Simone Pinaffi, sócia-diretora da empresa que ficará dedicada exclusivamente ao Conselho Administrativo a partir do mês de julho.
Votar, votar, votar!
As eleições ainda não chegaram, mas já é hora de votar. O Top of Mind de RH abriu na segunda-feira (2) a votação para a segunda fase do prêmio. Após a primeira etapa definir os indicados de cada categoria, o momento é do público definir os vencedores.
Para votar, é só clicar aqui e escolher quem são as empresas e profissionais que mais fazem a diferença para o RH crescer.
GiroRH
O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.
E você já conhece os nossos conteúdos?
Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade
RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts
Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos
Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br
Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:
Foto de capa: Por Bárbara Sales/O Município
Por Redação