Nos últimos anos, os movimentos de equidade têm ganhado força, refletindo as novas dinâmicas nos lares e impactando no modo em que as companhias passaram a olhar para o “S”, de “Social” no ESG. Isso inclui questões como a licença-paternidade, benefício que vem ganhando mais notoriedade ano após ano. Assim, o Dia dos Pais também adquiriu maior relevância, deixando de ser apenas uma data comemorativa para se tornar centro de debates sobre o papel dos pais na rotina de seus filhos.
A Getnet Brasil é uma das companhias brasileiras que está olhando para esse cenário: há 3 anos, a empresa de tecnologia para soluções de pagamentos do grupo global PagoNxt e pertencente ao Santander oferece suporte aos pais e mães para que vivenciem a chegada de um filho por meio do Programa Acolher.
Lançado em março de 2021, o benefício social oferece orientação e acolhimento durante a gestação ou adoção, promovendo a equidade de gênero e fortalecendo o vínculo dos colaboradores com esse novo momento.
“O Programa Acolher foi criado para apoiar nossos colaboradores em um dos momentos mais importantes de suas vidas: a chegada de um filho. Estamos comprometidos em oferecer suporte não só às mães, mas também aos pais, incentivando a paternidade ativa e proporcionando os recursos necessários para que eles possam se envolver plenamente no cuidado de seus filhos”, afirma Rogério Said, vice-presidente de People, Marketing & Customers da Getnet.
Os benefícios oferecidos pela iniciativa incluem acompanhamento pela equipe de Gestão de Saúde da Getnet durante a gravidez, envio de conteúdos de saúde relacionados à semana de gestação e orientações da equipe multidisciplinar. Além disso, o programa assegura para as mulheres a isenção das coparticipações relacionadas à gravidez (acompanhamento do pré-natal) até 30 dias após o parto e incentivo à amamentação até o 9º mês de vida do bebê. Para os pais, é concedida a extensão da licença-paternidade para 28 dias (8 dias a mais do que o previsto pelo programa Empresa Cidadã, do governo federal). Para os pais adotivos, a licença-adoção é aplicada de acordo com a idade da criança.
A Getnet conta atualmente com 547 pais em seu quadro de funcionários. Vinicio Stih Barragana, um dos colaboradores que participou do programa, compartilha sua experiência e diz que o suporte foi fundamental: “O programa foi muito importante para nossa família, pois além da minha esposa ter recebido um acompanhamento mensal da enfermeira, a licença-paternidade estendida foi imprescindível para que eu pudesse cuidar dela, principalmente durante os 19 dias em que meus filhos ficaram na UTI neonatal”, relembra Barragana.
A enfermeira do projeto, Luciane Castro Vargas, destaca a importância da proximidade do contato com as futuras mamães: “São encontros semanais, que possibilitam o vínculo entre gestante e enfermeira. Gosto de acolher cada uma delas e contar minha história como mãe, para transmitir mais confiança, já que tenho a parte profissional e pessoal também”. A enfermeira destaca ainda a importância do pai durante a gestação: “ter um companheiro que compartilha a responsabilidade, que escuta, que participa dos preparativos para a chegada do bebê, contribui para reduzir o estresse e aumentar a sensação de apoio da futura mamãe durante esse período de tantas mudanças corporais e emocionais”, pontua.
A implementação do Programa Acolher reflete o compromisso contínuo da Getnet com a saúde e o bem-estar de mães e pais da empresa. “Através do acompanhamento da nossa enfermeira, promovemos a consciência do autocuidado com dicas de saúde e incentivamos a paternidade ativa com um curso online oferecido aos pais inscritos.