Por anos rivalizando entre as principais plataformas de sites de emprego no Brasil, o Infojobs e a Catho agora “jogarão pelo mesmo time”, graças a uma movimentação de mercado que pegou muita gente de surpresa. Enquanto isso, no campo da diversidade, algumas empresas vêm se destacando de uma forma muito positiva, principalmente quando o assunto é inclusão LGBTQIA+.

Confira isso e muito mais no GiroRH de hoje:

Aquisição milionária

Redarbor

Dona do Infojobs Brasil, a Redarbor também estará no comando de outro conhecido site de empregos: a empresa acaba de finalizar a aquisição da Catho. A operação custou US$ 85 milhões aos cofres da marca.

Sediada em Barcelona, a Redarbor atua em 20 países e também possui o Computrabajo em seu portfólio de portais de vagas de trabalho. Com a atual operação, consolida-se como o segundo maior grupo de anúncios de emprego do mundo.

Curso gratuito

Para quem quer aprender mais sobre Inteligência Artificial, a Apple lançará no Brasil, no segundo semestre, um curso gratuito que ensinará desde os conceitos básicos da tecnologia do momento até a criação e o treinamento de modelos de aprendizagem de máquina do zero.

As aulas serão presenciais nas cidades de Campinas (SP), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). Clique aqui para mais informações.

Dicionário Aurélia

Dicionário Aurélia

Um grupo de estudantes dos cursos de Comunicação e Design da Universidade Positivo (UP) desenvolveu um projeto para combater e conscientizar sobre o assédio sofrido pelas mulheres no ambiente de trabalho. Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5 da ONU, que fala sobre Igualdade de Gênero, os universitários desenvolveram o Dicionário Aurélia, que explica termos machistas que as mulheres ouvem diariamente.

“Os termos que incluímos no material foram escolhidos por meio da pesquisa que realizamos com as mulheres e também por estudos. Com as respostas que levantamos, percebemos quais são os comportamentos mais frequentes no mercado de trabalho em relação ao preconceito contra as mulheres”, afirma Giselly Inocente, estudante do curso de Publicidade e Propaganda da UP e aluna líder do projeto. A leitura completa do material pode ser feita por meio deste link.

Experiências negativas

Para uma parcela dos jovens que trabalham e estudam, manter a saúde mental é um grande desafio. Com início em 2018, a pesquisa Perfil dos estagiários e candidatos a estágio no Brasil 2024, conduzida pela Companhia de Estágios, revelou que um a cada dez estagiários enfrenta problemas emocionais relacionados ao estágio atual ou anterior.

Entre os estudantes que relataram problemas de saúde mental,  35% precisaram se afastar do estágio, com o pedido de demissão sendo a forma mais frequente de afastamento (56%)

“O dado mostra que as empresas precisam dar mais atenção ao estagiário, mantendo escuta ativa e regular, buscando entender como estão as necessidades, o desenvolvimento do jovem e o que está causando conflitos internos. Isso ressalta a importância de estender os programas de saúde mental aos estagiários, garantindo a permanência de jovens em início de carreira”, diz Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios.

Marcas inclusivas

Empresas inclusivas

A Thomson Reuters, empresa global de conteúdo e tecnologia, conquistou novamente a certificação HRC Equidade BR – Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem. A empresa sustentou pelo terceiro ano seguido a pontuação máxima de 100%. A pesquisa é realizada pela Human Rights Campaign (HRC) Foundation, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum LGBTI+, e os resultados de 2024 foram divulgados na noite da última quarta-feira (19).

Quem também obteve o mérito foi a Philip Morris Brasil (PMB), empresa global de tabaco. Na PMB, as uniões homoafetivas são consideradas nas políticas de benefícios da empresa para todos os fins, garantindo aos colaboradores LGBTI+ direitos como o auxílio-creche, licença casamento e licença parental. Desde 2018, a companhia integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e foi reconhecida com o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo por duas vezes.

Sobrecarga no RH

Um estudo recente conduzido pela Flash, plataforma de gestão da jornada de trabalho, revelou que 82% dos RHs estão com altos níveis de sobrecarga no trabalho. A pesquisa Panorama da Saúde Emocional dos RHs, realizada entre abril e maio deste ano, ouviu 924 profissionais de RH de empresas de todos os portes.

Entre os principais motivos da sobrecarga estão a crescente pressão por resultados e a estratégia de redução de custos operacionais, que têm imposto uma carga adicional sobre esses profissionais. A introdução de tecnologias como inteligência artificial também foi citada como fator contribuinte para o aumento do estresse.

Syncronizados

RHTopSync

Chegando à sua 5ª edição, o RH Top Sync é, mais uma vez, uma parada obrigatória para todo profissional antenado de Recursos Humanos. Em 2024, o evento trará entrevistas e rodas de debate que aprofundarão discussões sobre variados assuntos divididos em seis trilhas: Gestão e Estratégia; Tecnologia e Inovação; Tendências do Futuro; Atração e Employee Experience; Treinamento e Desenvolvimento; ESG.

Deixe o dia 10 de setembro reservado na sua agenda. O congresso é 100% online e gratuito. Saiba mais neste link.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Bruno Piai