O uso das Inteligências Artificiais é cada vez maior dentro das organizações brasileiras, uma constatação que independe do porte dos negócios do país. Segundo um estudo encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação, por exemplo, 74% dos líderes de micro, pequenas e médias empresas brasileiras – as chamadas MPMEs – utilizam sempre ou muitas vezes algum tipo de IA.

No mérito da ascensão das IAs, vale destacar o olhar das marcas para o potencial de segurança da tecnologia. Outra pesquisa, desta vez da IBM, indica que a detecção de ameaças e proteção digital são os fatores que mais motivam o uso das Inteligências Artificiais (44%), assim como a conversação (também 44%). Marketing e vendas (30%) e operações para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficiente (30%) também estão em posições altas no ranqueamento.

De acordo com Marina Pantoja, gerente do Zoho Projects, aplicativo de gerenciamento de projetos, da Zoho Brasil, multinacional indiana de tecnologia, as “dores” enfrentadas pelas empresas variam desde a integração de sistemas de diferentes fornecedores até a necessidade de alinhamento entre os investimentos em tecnologia da informação (TI), comunicações e colaboração com as estratégias de negócios.

“Desta forma, a IA surge como uma solução eficaz para essas questões, proporcionando uma gestão unificada de projetos, automação de fluxos de trabalho e personalização de serviços”, salienta.

Reconhecendo as necessidades empresariais e a importância das IAs para ajudar nos mais diferentes processos, a Zoho Corporation trouxe atualizações em seu portfólio de colaboração, cujas melhorias foram projetadas para fortalecer o trabalho flexível e assíncrono, em resposta ao aumento de 78% nas migrações dos principais concorrentes para as soluções de colaboração da Zoho. Com as novas capacidades de inteligência artificial, eles reforçam uma colaboração mais eficaz para empresas cujos funcionários, clientes e parceiros trabalham em horários e locais diversos.

“Uma pesquisa nossa mostra que mais de 62% das organizações enfrentam dificuldades para gerenciar e integrar soluções de múltiplos fornecedores, e 66% lutam para alinhar investimentos em TI com suas estratégias de negócios. Com seus últimos desenvolvimentos, a Zoho continua a fortalecer seu portfólio de softwares integrados para permitir uma colaboração perfeita e melhorar a produtividade e eficiência dos processos”, afirma Marina.

Com a novidade, o Zoho Projects conta agora com Processamento de Linguagem Natural (NLP) alimentado pela Zia, a IA da Zoho, permitindo comandos de voz em linguagem coloquial para buscar informações nos aplicativos da empresa. Além disso, a Zia Insights oferece resumos de gráficos personalizados e painéis de análise, melhorando a visibilidade para equipes de trabalho assíncronas.

Inteligencia artificial

Inovação chega ao RH

Segundo a gerente, as IAs não são facilitadoras apenas do trabalho do time de TI. O impacto se estende a outras áreas, o que inclui a de RH. Ela explica que com a utilização da Zia, por exemplo, gestores de pessoas podem ganhar tempo em atividades como o recrutamento de pessoas, com a IA auxiliando na identificação dos candidatos que mais dão “match” com as vagas em aberto. A gestão de desempenho também é uma tarefa que se beneficia.

“Para melhor a gestão de desempenho, a Zia analisa dados de projetos no Zoho Projects, como prazos, qualidade das entregas e feedback, gerando relatórios personalizados para cada colaborador e identificando áreas de desenvolvimento. Além disso, pode auxiliar na criação de planos de carreira mais personalizados, sugerindo treinamentos e oportunidades de crescimento com base nas aspirações e potencial de cada profissional”, revela.

Outro ponto elucidado pela especialista é o quanto as IAs podem conectar TI e RH para que, juntos, atuem para potencializar a administração das soluções tecnológicas. Ao destacar a importância da colaboração para alavancar novas tecnologias, Marina comenta que “O RH pode fornecer insights sobre as necessidades dos colaboradores e as melhores práticas de gestão de pessoas, enquanto o TI garante a infraestrutura e o suporte técnico necessários”. Em conjunto, RH e TI podem, segundo ela:

  • Desenvolver soluções personalizadas: ao trabalhar em conjunto, é possível criar soluções tecnológicas que atendam às necessidades específicas da empresa e dos colaboradores;
  • Aumentar a eficiência: a automatização de processos e a integração de sistemas podem reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas e aumentar a produtividade;
  • Melhorar a experiência do colaborador: ferramentas como a Zia, integrada ao Zoho Projects, podem personalizar a experiência de cada colaborador, aumentando a satisfação e o engajamento;
  • Fortalecer a cultura organizacional: a tecnologia pode ser utilizada para fomentar a colaboração, a inovação e o desenvolvimento dos colaboradores.

“Ao trabalhar em conjunto, RH e TI podem transformar a gestão de pessoas em uma área mais estratégica e eficiente, impulsionando o crescimento da empresa”, finaliza.