É tempo de mobilização. Em meio ao atual cenário das chuvas no Rio Grande do Sul, é fundamental que a sociedade esteja engajada para amenizar o sofrimento de tantas pessoas no Estado. O GiroRH de hoje destaca mecanismos para que a rede de apoio possa ser ainda mais fortalecida.

Confira o GiroRH de hoje:

Atenção ao RS

Inundações no RS

Mais de 70 mil resgates já foram feitos no RS – Crédito: Anselmo Cunha/AFP

A Defesa Civíl do Rio Grande do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira um novo boletim sobre o cenário das fortes inundações ocorridas no Estado. O número de mortos subiu para 113 pessoas, enquanto há 146 desaparecidos e 756 feridos. Até o momento, mais de 70 mil pessoas já foram resgatadas em mais de 40 cidades impactadas pelo alto volume das águas.

Diante do atual panorama, a mobilização para ajudar as famílias no RS não pode parar. Muitas empresas estão ativas na promoção de ações solidárias para o Estado e merecem destaque. O LinkedIn separou algumas das marcas que estão engajadas para enviar ajuda. Vale conferir!

O governo gaúcho, por sua vez, ativou um canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), que também foi utilizada em 2023. Além disso, o portal Valor Econômico separou diversos links com diferentes canais para o público realizar doações para o RS. Saiba mais.

Mobilização dos RHs

Pontos de doação We Can BR

We Can BR disponibiliza todas as suas unidades para doações

Fundada no Rio Grande do Sul, a We Can BR é uma das marcas mobilizadas na rede de apoio ao Estado. A empresa de recrutamento e gestão de trabalho temporário está com todas as suas unidades em São Paulo, Amazonas, Minas Gerais e na capital gaúcha recebendo doações. Itens de higiene, colchões e roupa de cama, roupas, água e copos descartáveis, rações para animais, alimentos não perecíveis estão entre as principais coletas.

Pedimos para Lucas Santos, CEO da marca, compartilhar ações que os RHs podem realizar para intensificar o trabalho de conscientização e a rede de apoio, assim promovendo cada vez mais ações internas e externas para ajudar as vítimas das inundações:

  • Trabalhar, acima de tudo, com a verdade. É preciso reforçar o quanto a situação é extremamente delicada, para que o contexto da crise não seja minimizado e tampouco para que mentiras que prejudicam a rede de apoio ganhem força;
  • Montar ações de conscientização coletivas;
  • Buscar instituições sérias, priorizando apoios e doações a fontes confiáveis;
  • Fazer das empresas pontos de coletas de insumos;
  • Flexibilizar horários para incentivar o voluntariado por parte dos colaboradores;
  • Ter empatia com as pessoas mais impactadas. Principalmente às empresas do RS, não é o momento para seguir protocolos rígidos de escala de trabalho e gestão.

Mobilização via IRRF

GiroRH: Imposto de Renda 2024

O Imposto de Renda também pode ser um mecanismo para as pessoas ajudarem o Rio Grande do Sul. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido diretamente para fundos municipais ou estaduais de direitos da criança e do adolescente e da pessoa idosa dos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Essa iniciativa, chamada de destinação do imposto de renda, pode ser realizada diretamente na declaração do IR 2024.

Para realizar a doação, os contribuintes devem acessar o programa da declaração do Imposto de Renda e clicar na opção “Doações diretamente na Declaração”. Lá, podem selecionar o estado do Rio Grande do Sul e a cidade que desejam ajudar, tanto para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) quanto para o Estatuto do Idoso. 

“Ponto importante é que ao fazer essa ação o contribuinte não pagará nada a mais de imposto além do que já pagaria”, afirma Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Contabilidade.

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio, exceto para as cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, cujo prazo foi prorrogado para 31 de agosto.

Onde estão os bons profissionais?

De acordo com um estudo realizado pela Robert Half, a vida dos recrutadores não está das mais fáceis na hora de preencher vagas com requisitos mais avançados. Segundo o levantamento, 84% das empresas têm dificuldades para encontrar profissionais qualificados.

O relatório indica, ainda, que menos de 40% dos 1.161 respondentes estão confiantes com o atual cenário do mercado de trabalho.

Prêmio Ser Humano 2024

Prêmio Ser Humano

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP) convida empresas e profissionais de RH a participarem do Prêmio Ser Humano 2024. A premiação, com inscrições até 31 de maio de 2024, está em sua 2ª edição e tem como objetivo reconhecer e celebrar as melhores práticas de Gestão de Pessoas (RH) implementadas em todo o estado de São Paulo.

“Essa premiação é uma importante ferramenta para valorizarmos o trabalho exemplar dos profissionais de RH em São Paulo”, afirma Luiz Eduardo Drouet, presidente da ABRH-SP. “As empresas e profissionais que se inscrevem demonstram seu compromisso com a excelência na gestão de pessoas e com a construção de um futuro mais promissor para o nosso estado”.

Quadro aumentando

De acordo com o estudo “Panorama Gestão de Pessoas Brasil”, feito pela Sólides, há um cenário de otimismo por parte do empresariado brasileiro para 2024. Isso porque 4 em cada 10 empresas pretendem aumentar o quadro de funcionários ainda este ano, enquanto menos de 15% pretendem reduzir um pouco ou consideravelmente o número de colaboradores.

Outro ponto analisado pela pesquisa foi a penetração das ferramentas com IA no trabalho das pessoas. De acordo com o Panorama, apenas 2 em cada 10 profissionais utilizam inteligência artificial, como o ChatGPT, no seu trabalho, inclusive nas grandes empresas. No entanto, dentro da gestão de pessoas especificamente, 87,9% dos profissionais de RH consideram que ferramentas de Inteligência Artificial (IA) são aliadas do seu trabalho.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Capa: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Por Bruno Piai