- Início

- Conteúdo

Você Está Preparado Para As Mudanças Do Novo Mundo?

Inovação

Compartilhe Este Post

Sem que você perceba, o mundo corporativo, a vida em sociedade, a educação e até mesmo os relacionamentos têm se alterado significativamente a cada segundo, forçando-nos a tomar decisões mais velozes e inovadoras. O medo de não acompanhar todas essas transformações, por sua vez, gera muitas dúvidas e incertezas nos profissionais e empresas. Essa preocupação, no entanto, precisa dar lugar ao entendimento necessário sobre esse mundo exponencial, pois é por meio disso que conseguiremos lidar com as inúmeras mudanças e, sobretudo, tecnologias que se apresentam.

Em recente entrevista para o CRA-SP, o Adm. Ricardo Pelegrini, CEO e Co-Founder da Quantum4 Innovation Solutions, explicou que nunca antes houve tantas tecnologias juntas, trabalhando para promover alterações nos mais diversos campos da sociedade. Essa constatação também é um alerta dado por Yuri van Geest, fundador da Singularity University the Netherlands e coautor do livro Organizações Exponenciais, obra que nos últimos três anos esteve no top five dos livros mais lidos no mundo.

Essa percepção, vinda de especialistas nacionais e internacionais, é mais uma certeza de que o tema precisa estar em discussão nos mais diferentes setores, servindo de base para a tomada de decisões que possam melhorar, não só a compreensão do atual cenário, mas também a formação e o desenvolvimento de empresas, líderes e profissionais de todo o país. Para a Administração, área de caráter plural e multidisciplinar, esse é um desafio ainda maior. Como estar atento a tudo de novo que acontece em setores diversos como a logística, o marketing, o RH, o empreendedorismo, entre outros, é uma das questões que devem ser pensadas desde já por alunos, professores, administradores, tecnólogos, empresários e sociedade civil.

O mundo exponencial

Van Geest, que esteve recentemente no Brasil, em evento promovido pela Câmara Americana de Comércio – AMCHAM, explicou que o mundo e as organizações exponenciais são cada vez mais dinâmicas e efetivas e não seguem o modelo linear de crescimento. A tecnologia está intrinsicamente ligada a essas transformações e é ela, inclusive, que vai possibilitar tantas mudanças em cada vez menos tempo. Para o especialista, o blockchain, o machine learning, a inteligência artificial, a computação quântica e outras inúmeras atividades digitais estão afetando diversos setores como marketing, vendas, serviços, recrutamento e seleção, supply chain, entre outros, servindo de base para a inovação contínua.

Para Vera Boscatte, diretora administrativa e de responsabilidade social da SOBRATT, os impactos da transformação tecnológica são consideravelmente benéficos.

“A transformação tecnológica tem influenciado, de forma extremamente positiva, a prática do teletrabalho nas empresas públicas e privadas, fazendo-se necessária uma visão inovadora e aberta às mudanças. A alta tecnologia criou um novo conceito de trabalho, exigindo líderes que possam visionar as oportunidades de uma produtividade compensadora, resultante de profissionais mais realizados em consequência de um trabalho a distância, sem o desgaste físico e emocional da mobilidade diária, dos perigos iminentes e da carência de melhoria na qualidade de vida”, diz.

Vera acrescenta também que a tecnologia deve representar uma quebra no modelo conservador ainda presente na cultura de diversas organizações. “As empresas precisam partir em busca de referências modernas de utilização da tecnologia, de forma eficaz e estratégica, quebrando a cultura hierárquica ainda muito forte de centralização do poder, do conservadorismo, dos modelos obsoletos com defasagem tecnológica que, infelizmente, prejudicam a expansão, a agilidade e o desenvolvimento dos processos. O teletrabalho é um caso de sucesso, diante de uma realidade virtual tão crescente”, conclui.

Por Katia Carmo com colaboração de Milena Brito para a revista do CRA – SP, Administrador

Gostou desse post? Compartilhe!