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Você Está Atento Aos Detalhes?

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Pouco caso, desatenção, ineficiência ou excesso de pedidos são algumas das características que sabotam diversos profissionais. É interessante como muitos especialistas investem uma grana alta para prospectar novos clientes, impulsionar seus projetos e vender seus serviços e produtos a fim de fechar novos negócios, mas depois não dão assistência aos mesmos e acabam perdendo-os ao invés de fidelizá-los.

Manatma Gandhi, líder político disse: Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem. Grande verdade!

Tempos atrás, conversando com a diretora de uma escola renomada, ela relatou: “Acabei de trocar o aplicativo da escola por outro mais eficiente”. “Nós até gostávamos do aplicativo anterior, mas quando solicitávamos ajustes junto à empresa que prestava serviços a nós, eles simplesmente não nos atendiam em nossas solicitações e necessidades”. “Eu realmente não sei ao certo o que houve: – se estavam com muitos clientes ou se realmente era ineficiência e falta de colaboradores qualificados, o caso é que eles não realizavam as alterações no aplicativo, por isso tivemos que trocar de empresa”.

O grande Walt Disney, cineasta e desenhista já dizia: Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa (empatia).  Certamente esta empresa já não estava enxergando o ponto de vista desta renomada escola.

A vista disso, eu gostaria de te perguntar: “Você tem sido um profissional detalhista, observador e atento”? “É um profissional que observa as pequenas coisas”? Pequenas coisas fazem grandes diferenças e trazem grandes resultados! Já dizia meu amigo Mário Simões.

No meu livro O PODER DO ÓBVIO (editora Literare Books), juntamente com outros coautores abordamos bastante este tema, pois aqui o que parece ser "óbvio" é justamente o que muitas pessoas sonegam e por isso obtém os resultados atuais, ou melhor dizendo, não obtém os resultados desejados.

Os sabotadores profissionais costumam chegar sutilmente fazendo você deixar de responder ao e-mail de um cliente que precisa de atenção, quando você se “esquece” de responder a uma determinada mensagem no WhatsApp, um dos maiores meio de comunicação para fechamento de novos negócios e venda de serviços e produtos.

São esses detalhes que boicotam a sua carreira fazendo com que você atrase a entrega de um serviço, não atenda mais as necessidades do seu cliente, tenha que realizar retrabalhos, não retorne a uma ligação importante de seu cliente ou se esqueça de uma reunião fundamental.

São pequenos detalhes, mas que vão sabotando sua carreira. O fato é que: “se tudo o que você precisa fazer cabe dentro de três minutos, faça agora”! Desta forma, você evitará esquecer certos compromissos para com seu cliente, como retornar uma ligação, responder ao e-mail ou atender alguma solicitação.

O lema: O cliente sempre tem razão é um conceito antigo, mas ainda funciona, e muito, para os tempos atuais. Como profissionais precisamos levar em conta duas coisas básicas:

Regra 1: Meu trabalho consiste em atender ao meu cliente, seja ele interno ou externo

Regra 2: O cliente tem prioridade

Sim! Existem exceções. Mas lembre-se, somos nós os profissionais que precisamos do cliente, e não ele de nós. Portanto o bom atendimento faz toda a diferença!

 Há uma teoria rolando por aí, que ser um profissional “difícil ou escasso” o valoriza mais, o faz ser mais disputado, mais procurado, ou mais bem remunerado, entretanto, essa ideia em minha opinião é um equívoco!

Precisamos dar atenção aos nossos clientes, sermos atenciosos e observadores. Como profissionais eficientes devemos reparar em tudo, desde o lixo que está cheio dentro da corporação, do café que já passou do ponto e está frio, pois um detalhe faz toda a diferença.

Vezes ou outra, quando vou abastecer meu carro recebo um tratamento diferenciado ao ouvir o frentista dizer: “Gostaria de calibrar hoje”? “Como está à água e o óleo”? “Você gostaria de limpar seu vidro”? Eis aqui um posto de combustível  diferenciado, que se atenta aos detalhes.

Para encerrar nosso tema de hoje, gostaria de lhe dizer o seguinte: “pessoas que não dão atenção aos pequenos detalhes, também não darão atenção aos grandes quando estes chegarem”.

#Dica do Simonato:  atenção que você dedica à sua carreira é o que te pontuará. Portanto, fique atento aos detalhes.

Lembre-se: Se você faz bons produtos, torne-os ainda melhores, mas não se esqueça do bom atendimento e entrega, sua venda começa na portaria de sua empresa.

Por Marcelo Simonato, escritor, palestrante e mentor de Carreiras. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

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