Não sei se você já ouvir falar em cultura organizacional. Pois bem, vou te explicar sucintamente o significado do conceito para logo em seguida analisarmos o impacto positivo ou negativo dele na carreira.
Segundo a definição de L. Smircich em Concepts of Culture and Organizational Analysis, a cultura organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais aceitos e partilhados por todos os membros da empresa e que de certa maneira a tornam única. É, portanto, um conjunto de características singulares que permitem distinguir a organização das demais. Ou seja, corresponde a personalidade e transmite a forma como os membros da companhia se comportam em relação ao sistema de valores vigente.
A importância deste elemento no ambiente corporativo é a de constituir uma forte determinante da motivação na empresa. Este fato deve-se as funções que desempenha, nomeadamente:
- Dar um sentimento de identidade, unidade e de participação coletiva aos integrantes da organização
- Incentivar o empenhamento dos colaboradores
- Guiar e modelar o comportamento das pessoas
Atualmente, como você percebe a cultura do seu local de trabalho? Ela auxilia seu desenvolvimento e desejo por melhorias? Como seus lideres o motivam para o aprendizado? A empresa investe em você ou o incentiva o alcance de alta performance? Caso todas as respostas foram negativas, tenha cuidado. Talvez você esteja em uma corporação que ainda não entendeu o sentido macro da liderança estratégica que não trata somente de sair e contratar o melhor profissional do mercado, mas sim formar dentro de si esse tal funcionário.
Por Tatiane Souza, presidente e sócia da empresa Gente Mais Consultoria e Treinamentos. É uma das colunistas do RH Pra Você.