- Início

- Conteúdo

Vai Ingressar Na Universidade Em 2019? Planeje A Si Próprio!

Coluna 1096

Compartilhe Este Post

Você já pensou em planejar sua carreira?

Já pensou que um plano de marketing pessoal pode ser útil em vários âmbitos?

Se você está em busca de um novo emprego, vai mudar de profissão, reorientar sua vida ou apenas deseja ascender profissionalmente, além de criatividade, trabalho em equipe, empreendedorismo, e tantas outras qualidades, planejar também é preciso.

Faria até um trocadilho com o poeta Fernando Pessoa, que diz: “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Eu diria que planejar, sim, é mais do que preciso, é fundamental! Até para comprarmos um carro, um imóvel ou para fazer uma simples viagem, é preciso planejar, então, por que não planejar a si próprio? Se posicionar corretamente no mercado, colocar suas metas em prática, não desistir, reciclar-se e eleger uma tática infalível de marketing pessoal é um ótimo caminho para seu planejamento profissional.

O marketing pessoal é uma das chaves do sucesso para destacar-se entre os demais. O mercado está mais competitivo do que nunca. Embora a moda seja o benchmarking, em que copiam-se as práticas utilizadas pelos outros e que dão certo, acredito que inovar, cada um com seu talento, criar a sua marca, destacar-se dos demais, ainda será o trunfo do novo profissional. Você tem que quebrar o padrão para não quebrar o patrão!

Posicionar-se corretamente no mercado requer metas para alcançar seu prestígio profissional. Você deve valorizar aquilo que deseja para sua vida profissional e também pessoal, caracterizar seus pontos fortes, analisar qual a imagem que os outros fazem a seu respeito, enfim, definir sua missão e ser fiel aos seus princípios.

Após fazer essa análise de quem você realmente é, aonde quer chegar, como os outros o veem, você deve criar a sua tática de marketing pessoal, para alcançar aquilo que deseja, e colocar seu planejamento em ação.

Para isso analise bem aquilo que deseja mudar em você, utilize-se melhor de sua marca, sua vitrine pessoal, aposte em sua rede de relacionamentos, seja diplomático, abandone a reflexão e aprimore-se da ação, ganhe pessoas, comunique-se! E não desista, jamais! Lembre sempre aonde quer chegar e otimize sua autoestima! Pois, hoje quem é padrão, quem é igual a todos pode ser substituído a qualquer momento por um padrão mais barato. O que pode garantir resultados é você ser você mesmo.

Leila Navarro, palestrante motivacional, autora de 16 livros. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

Gostou desse post? Compartilhe!