- Início

- Conteúdo

Transformação digital impulsiona melhores práticas nas empresas

Compartilhe Este Post

O mundo está conectado. Se antes as inovações tecnológicas tinham espaço apenas no papel, hoje elas já são realidade. Segundo relatório divulgado pelo Gartner, os gastos mundiais com TI devem crescer 3,2% em 2019, totalizando US$ 3,8 trilhões. 

Já conhecida em algumas empresas, a transformação digital tem se consolidado como um feito histórico em relação a mudança de modelos de negócio, trazendo benefícios que vão além da estrutura organizacional, chegando a patamares de inovação de segurança de dados, qualidade de atendimento e consolidação de marcas no mercado.

Para Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, pioneira e líder de mercado em tecnologia em nuvem no Brasil, o uso de novidades tecnológicas está vinculado a garantia de melhores resultados. “Uma empresa não precisa ser do ramo tecnológico para buscar essas melhorias, hoje é preciso investir na tecnologia, porque ela que vai garantir uma mudança estrutural e melhores resultados. Um empreendedor deve ser curioso e buscar essas alternativas para o seu negócio, tendo em vista que essa transformação existe e é realidade em diversos países, inclusive no Brasil”, afirma.

Outro fato que reafirma isso, são os dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, durante o 3º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, que mostram que o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação respondeu por 7,1% do PIB nacional no ano passado. As empresas TICs, que incluem os provedores de TI e Comunicações e a produção in house, como a de bancos e centros de serviços, hardware, software e nuvem, produziram juntas R$ 467,5 bilhões.

Por mais que ainda exista um longo caminho para que a transformação digital chegue em um maior número de empresas, esse crescimento do setor merece atenção, afinal, as organizações que já estão inseridas neste cenário, garantem a funcionalidade e capacidade das novas soluções.

Um dos exemplos é a Dr. Consulta que utiliza as soluções em nuvem da L5 Networks que atende 100% da telefonia da empresa nas clínicas e escritórios de forma virtual sem a necessidade de hardwares e fios.

Com um futuro cada vez mais promissor e atraente tanto para empresas como para investidores e clientes, a transformação digital, portanto, já deve ser encarada como parte da cultura de uma organização, afinal, é com ela que poderão ser traçados objetivos cada vez mais específicos, sejam eles para o setor organizacional como também para o financeiro.

“Essa evolução que vem acontecendo serve para aprimorar processos, reduzir custos, estabelecer novos formatos de trabalho e também de contato. Serve para se destacar entre concorrentes, na fidelização da marca, na melhora de processos internos, na qualidade de formatos à distância, para resumir, serve para que o objetivo da empresa seja cada vez mais alcançado” finaliza.

Entre as mudanças que já são observadas nas empresas estão a telefonia e armazenamento de dados em nuvem, ferramentas de segurança e automação, ferramentas que calculam e geram relatórios de performances, integração de sistemas comunicacionais e de softwares, inteligência artificial, mas ao que tudo indica, os próximos anos reservam novidades no âmbito empresarial, no que diz respeito a novas tecnologias, já que ela pode ser o motor fundamental que move e une mercado e negócio.