- Início

- Conteúdo

Transformação Digital É Desafio Para Os Profissionais De Rh

TECNOLOGIA

Compartilhe Este Post

O segundo dia do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH) levantou uma discussão importante a respeito da relação do setor de recursos humanos com a tecnologia.

Na palestra “Perspectivas do CEO para 2018: Implicações para a busca do talento executivo”, Karen Greenbaum, Presidente e CEO da Association of Executive Search and Leadership Consultants (AESC), afirmou que em uma pesquisa a respeito de quais áreas estão mais preparadas para a transformação digital, enquanto Tecnologia da Informação e Marketing ocupam o topo da lista, o RH herdou a última colocação.

Entretanto, segundo a CEO, são vários os fatores que contribuem para isso. “Enquanto vocês são vistos como os menos prontos, isso é porque vocês têm um dos trabalhos mais difíceis. O pessoal de tecnologia se concentra, naturalmente, na tecnologia. Já o RH precisa não só fazer isso como também lidar com as pessoas e o impacto das transformações nessa gestão, o que acaba sendo mais”, diz. Karen ressalta que para o RH entender as mudanças proporcionadas pelos novos recursos digitais na empresa é tão importante quanto propriamente usá-las.

Conforme a área de recursos humanos adquire importância cada vez maior dentro das empresas, a tendência é que, aos poucos, o cenário apresente melhora. Além disso, é importante ressaltar que a informação trazida na pesquisa não significa necessariamente uma crise, embora não possa ser ignorado fato de que, em muitas organizações, o RH é o último setor a receber a devida atenção em relação as inovações. 

“Ele (o RH) está no final da lista não porque vocês não estejam fazendo nada, mas porque vocês têm que fazer todos os processos de transformação de uma só vez”, conclui Karen.

Gostou desse post? Compartilhe!