- Início

- Conteúdo

Startup aposta em refeições caseiras para levar saúde às empresas

Compartilhe Este Post

O Brasil vive um momento de crise e incertezas proporcionado pelo novo coronavírus. Ao mesmo tempo em que as empresas lutam para sobreviver, colaboradores enfrentam um confinamento forçado ou ambientes de trabalho cada vez mais regrados em prol da prevenção. Não é incomum que o panorama atual case ansiedade e preocupação, o que pode tirar a atenção dos cuidados que devemos tomar com a nossa saúde (com ou sem pandemia), como por exemplo a alimentação.

Com o objetivo de promover uma melhor alimentação a profissionais, o publicitário Nelson Andreatta criou a  Eats For You, uma foodtech que atua por meio do modelo de marketplace conectando donas e donos de casa que amam cozinhar a pessoas que trabalham fora e buscam uma alimentação feita em casa. Sob o conceito de Comfort Food, que remete à infância e às coisas mais simples e deliciosas da vida, a foodtech empodera uma gama de pessoas que estavam fora do mercado e permite uma geração de renda de até R$ 6 mil por mês, comercializando 35 marmitas por dia.

Pioneira entre as empresas do segmento, a Eats for You foi a primeira startup a olhar para esta base de produção e trabalhar com o sistema de Pontos de Retirada - localizados em pontos estratégicos, que permite que os consumidores retirem seus Eats - nome dado às marmitinhas, no horário do almoço. Toda a operação foi desenvolvida para que a dona de casa pudesse se dedicar ao que mais gosta, cozinhar. Basta que ela entre no site ou app, faça um cadastro e, somente após passar por três estágios de validação, é ativada na plataforma. Daí em diante ela tem total autonomia, escolhendo o cardápio, quantidade de marmitas e dias que irá produzir, além de receber avaliações constantes pelos consumidores. Todos os trâmites de delivery, embalagens e meio de pagamento online ficam à cargo da empresa.

Segundo Andretta, o objetivo é expandir a atuação para dentro dos grandes centros empresariais pois hoje há uma grande preocupação entre as empresas com a saúde de seus colaboradores e a qualidade da alimentação. “As organizações estão, cada vez mais, se atentando a essas questões. Com a nossa foodbike, conseguimos instalar nossos pontos de retiradas em lugares estratégicos, funcionando como uma opção saudável e atrativa para os colaboradores. Além disso, as pessoas têm mais comodidade, pois elas não precisam esperar o motoboy chegar, não gastam com delivery e tem acesso a comidinhas frescas, feitas no mesmo dia", explica o empreendedor.

De acordo com o executivo, hoje há uma preocupação maior das empresas com a saúde e o bem-estar de sua equipe de trabalho. Assim como várias organizações fizeram da meditação, da ioga, da sala de descanso e de outras práticas uma alternativa para engajar o colaborador e estimulá-lo a ter uma rotina mais saudável, o oferecimento de uma melhor alimentação também vem ganhando força. Além disso, quando falamos de grandes metrópoles, no qual o ritmo de vida e trabalho é mais intenso (o que pode ser um catalisador para problemas de saúde), os cuidados demandam atenção ainda maior.

Nós apresentamos estudos que provam que a comida verdadeiramente saudável é a refeição minimamente processada, ou seja, a comida feita em casa. Mas acreditamos que nós, como empresas, temos o melhor caminho para estimular e orientar as pessoas a uma alimentação mais saudável e levar a solução até elas”, comenta Andreatta, que acrescenta como necessário o RH ter um papel relevante e próximo nesse estímulo: “O RH deve ter uma postura ativa, possibilitando acesso a meios que gerem maior qualidade de vida, que vão da alimentação, atividade física, até psicologia. Grande parte das pessoas tem consciência do que poderia fazer para melhorar seus hábitos, mas isto não é fácil, demanda tempo, planejamento e investimento. Ao oferecer soluções que facilitem esta mudança de hábitos, os ganhos serão em escala para todos, corporações e times”, diz.

Atualmente, a Eats For You atende as regiões de São Paulo, Morumbi, Paulista, Berrini, Pinheiros, Brooklin, entre outros, Alphaville Barueri e Curitiba. Em 2020 pretende expandir o número de Pontos Eats em Centroes Empresariais e Empresas, além de outras frentes.

Nosso principal foco é o impacto social que trazemos, ao gerar renda para quem produz e economia e qualidade para quem consome. Por meio do app podemos gerar oportunidades para milhares de pessoas que estão fora do mercado, que precisam trabalhar em casa ou que desejam viver da cozinha, fomentando uma cadeia produtiva que nunca foi olhada com a devida atenção”, afirma Andreatta.

Com a alta demanda por home office e o isolamento social, a empresa instituiu delivery gratuito, que está atendendo as zonas sul, oeste, norte e centro de São Paulo. Mais do que isso, também foram iniciadas parcerias com condomínios residenciais para instalar pontos de retiradas para que as pessoas não precisem sair de casa para se alimentarem. 

Desde o início da pandemia, os cadastros para se tornar cozinheiro na plataforma aumentaram 53%.

E por último e não menos importante, a Eats For You iniciou a campanha Faça o Bem, cuja ideia é que empresas e pessoas físicas comprem um kit com 10 marmitas e eles serão doados para instituições de caridade. Assim, estarão ajudando quem mais precisa e gerando renda para os donos e donas de casa.

Você também vai gostar