- Início

- Conteúdo

Sou Tímida, Posso Liderar?

LIDERANÇA

Compartilhe Este Post

Pessoas tímidas sempre se perguntam se conseguiriam ser boas líderes, manter uma boa comunicação com a equipe ou até mesmo uma boa relação com o time. E a resposta para esses questionamentos é... sim!

Ser uma boa líder não é algo inerente à personalidade, mas uma competência que pode ser desenvolvida, segundo o psicólogo Sigmar Malvezzi, doutor pela Universidade de Lancaster, na Inglaterra, e professor da USP (Universidade de São Paulo). “Trata-se de uma capacidade construída a partir da relação com os outros, de acordo com cada situação”, afirma ele.

No TED O poder dos introvertidos, de Susan Cain, ela diz que “quando se trata de criatividade e liderança, precisamos dos introvertidos fazendo o que sabem fazer de melhor”, além de trazer fatos de que pessoas tímidas sofrem preconceitos da sociedade, por acharem que o “certo” é ser extrovertido e comunicativo.

Apenas 7% da comunicação é representada pela fala, ou seja, a maior parte da comunicação é não verbal, o que inclui a nossa postura, os nossos gestos e a fisiologia. Um ponto importante que precisa ser desmistificado é que a boa liderança não tem a ver com a necessidade de se comunicar o tempo todo, mas se fazer presente quando ela é necessária.

Uma comunicação assertiva com seu time é a chave para o bom relacionamento e para a boa liderança e para isso existem seis fatores extremamente importantes, além da fala, que vão te ajudar muito. São eles:

  1. Estar verdadeiramente disposta a ouvir
  2. Entender que a interpretação do outro pode ser muito diferente da sua
  3. A comunicação é o efeito do que você obtém
  4. Todo comportamento tem uma intenção positiva
  5. Ter clareza do que se espera com a comunicação
  6. Saber fazer perguntas certas 

Por diversas vezes as pessoas atribuem a solução do sucesso para aquela parcela que é comunicativa, mas temos a convicção que,  de fato, o mais importante não é se comunicar bem, mas, sim, ser uma pessoa influente. Para ser influente você não precisa ser extrovertida, mas estratégica, apostando em fazer boas perguntas e agindo em direção de um objetivo.

Se você é uma pessoa tímida e não está segura de suas ações por conta da sua timidez, procure desenvolver as suas habilidades, aumentar o potencial daquilo que você é boa, focar no positivo e, assim, mostrar as suas competências diante do seu time ou da empresa.

Por Amanda Gomes e Carine Roos, cofundadoras da ELAS

Gostou desse post? Compartilhe!